domingo, 11 de maio de 2014

Ìṣàkóso

                                                Kíni ìṣàkóso?                                                                                                                                                               
                                                O que é administração?

                                                                                  Daniel Nascimento-e-Silva


           Este texto tem como objetivo definir o conceito administração. Para isso, vão ser apresentados dois argumentos: o primeiro explica que a administração só existe para fazer as organizações alcançar seus objetivos; depois, que toda organização só alcança seus objetivos se planejar, organizar, dirigir e controlar seus recursos. A conclusão mostra que administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para alcançar os objetivos organizacionais.
          A administração só existe para fazer as organizações alcançar seus objetivos. Uma organização é todo agrupamento humano que tem um objetivo em comum. Assim, o governo é uma organização, da mesma forma que uma família, uma comunidade ou uma empresa. Essas organizações não existem por simplesmente existir. Existem para alcançar determinados objetivos. Quem faz essas organizações alcançar seus objetivos é justamente a administração.
         Toda organização só alcança seus objetivos se planejar, organizar, dirigir e controlar seus recursos. Como os recursos são escassos, precisam ter toda a atenção possível da administração, sob pena dos objetivos pretendidos pela organização não serem alcançados. A atenção é feita através do planejamento (escolha dos objetivos e estratégias), organização ( distribuição dos recursos para cada objetivo e estratégias), direção (motivação, liderança e comunicação ao pessoal envolvido) e controle (medir, avaliar e corrigir o que estava errado). Estas etapas têm que ser feitas continuamente, como processo gerencial.
          Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para alcançar os objetivos organizacionais. O centro de atenção da administração, enquanto processo, é o alcance de objetivos de organizações. Isso significa que as etapas do processo não se aplicam a objetivos de pessoas tomadas individualmente, mas apenas em formas associadas. O que vai determinar, portanto, o sucesso ou fracasso da administração é o de destreza na execução de cada uma das etapas do processo, ou seja, planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que essa organização detém ou possa vir a deter.