quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Futebol guarani - ok

Àwọn ẹ̀yà abínibí guaraní dá bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀ náà.
Os índios guarani criaram o futebol.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).

Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Àwọn, wọn, prep. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Ènìà, ènìyàn, s. Pessoa. É também usado de forma impessoal para significar povo, seres humanos, alguém.
Àbíníbí, s. Natural, original, hereditário.
Àbíníbí ará Amẹ́ríkà,  s. Nativo americano.
Ìbílẹ̀, s. Nativo, nascido na região.
Ẹ̀yà abínibí, s. Índios.
Onílẹ̀, s. Proprietário, dono da terra.
Guaraní, s. Guarani.  Uma das etnias indígenas da América do Sul.
, v. Criar, fazer, fabricar. Cessar a chuva, parar, interromper, ser raro, escasso. Atingir, acertar, bater. Abandonar, desertar. Estar bem. Derrubar em uma luta. Quebrar o que é compacto, rachar. Arrancar o inhame. Causar. Contribuir. Confiar. Estar inativo. Consultar.
Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀, s.  Futebol.
Àwọn agbábọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀, s. Futebolistas.
Náà, art. O, a, os, as.

Os índios Guaranis jogavam futebol
    

A seleção do Paraguay foi adversária da Itália na primeira partida da Copa do Mundo na África do Sul e jogou tão bem que chegou à semifinal, mesmo que tenha perdido da Espanha, a qual acabou sendo a campeã do mundial. Especificamente naqueles dias, Giampaolo Romanato escreveu um artigo para o Osservatore Romano no qual afirma que o futebol é um jogo antigo no Paraguay.

Segundo um antigo testemunho, “nos dias de festa, depois da Missa vespertina, os homens organizavam na praça uma batalha fingida, disparando flechas contra um alvo… também é usado para jogar bola, apesar de ser de borracha, era tão ligeiro e veloz que uma vez que davam um chute, continuavam dando voltas durante um bom tempo, sem parar, empurrado pelo próprio peso. Não tocam a bola com as mãos, como nós fazemos, mas com o pé, recebendo e passando com grande precisão.”

Assim escrevia o P. José Manuel Peramás, espanhol, nascido em 1732, que trabalhou em algumas daquelas missões dos Guaranis nas Reduções do Paraguay, e que teve que deixar o mundo índio, junto com seus companheiros jesuítas, por consequência da ordem de expulsão. Morreu em Faenza, Itália, em 1793. Mas o P. Peramás não é a única testemunha.

Sobre o mesmo assunto fala outro missioneiro da Reduções: o P. José Cardiel que também foi expulso do Paraguay e morreu exilado, na mesma cidade de Faenza no ano de 1781. Um grande historiador das Reduções, o P. Antonio Ruiz de Montoya, crioulo peruano, escrevia desde 1639-1640, que o jogo de bola já existia entre os Guaranis muito antes da chegada dos missioneiros espanhóis.

Fonte: SJweb

- See more at: http://www.jesuita.org.br/os-indios-guaranis-jogavam-futebol/#sthash.DQ4qQOhi.dpuf

Física

                                                 Física



Sinopse:

Esta primeira obra de Sílvio L. R. Garcez (Mestre Aramaty), discípulo do Mestre-Raiz Yamunisiddha Arhapiagha (F. Rivas Neto), discute de forma clara e objetiva assuntos e temas ligados à ciência, à luz da doutrina expressa pela Sagrada Corrente Astral de Umbanda, cuja fonte pura e cristalina se faz presente na Escola de Síntese, que é o pensamento filosófico doutrinário propagado pela Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino. Não se trata de uma escola como instituição de ensino, mas sim de uma filosofia própria, baseada em conhecimento, ética e método. No atual movimento umbandista a Escola de Síntese ocupa uma posição de vanguarda, visto que apresenta um enfoque inédito, inaudito da umbanda. As discussões desenvolvidas nesta obra são fruto de um estudo apurado das obras de Yamunisiddha Arhapiagha, que através da exegese nos mostra a relação correta existente entre a alta epistemologia de umbanda e a ciência acadêmica.






Físíksì, s. Física.



Eruku nínú físíksì, s. Física de partículas.



Físíksì kẹ́míkà, s. Física química. 




Físíksì kùátọ̀mù, físíksì kúántù, s. Física quântica.





Átọ̀mù, s. Átomo.



Ẹ̀lẹ́ktrọ́nù, atannás. Elétron.



Ìtanná, s. Eletricidade.




Àdìjọ ìtanná, àdìjọ inás. Carga elétrica.



Ìtúká onítítànyindin, s. Radioatividade.




Òfin ìṣèfà àgbálá-ayé Newton, s. Lei da gravitação universal.



Ìmúrìn, s. Movimento.




Àwọn òfin ìmúrìn Newton, s. Leis de Newton.





Prótọ̀nù, s. Próton.



Ipá (físíksì), s. Força.



Ìṣiṣẹ́ẹ̀rọ, s. Mecânica.




Ìṣiṣẹ́ẹ̀rọ kúántù, s. Mecânica quântica.



Núkléù átọ̀mù, s. Núcleo atômico.





Ẹ̀lẹ́ktrónìkì‎, ìṣiṣẹ́onínáẸ̀lẹ́ktrónìksì, s.  Eletrônica.

Injeção Eletrônica para Autos


Ẹ̀rọ oníná, s. Engenharia elétrica.




Ìwọ́ ìtanná, ìwọ́ iná, s. Corrente elétrica.




Ìṣegbéringbérin oníná, inágbéringbérin, s. Eletromagnetismo.

Circular.Polarization.Circularly.Polarized.Light Right.Handed.Animation.305x190.255Colors.gif

Ìṣiṣẹ́ojúkan oníná, s. Eletrostática.



Ìṣiṣẹ́ojúkan onígbéringberin, s. Magnetostática.



Ìṣiṣẹ́agbára oníná, s. Eletromagnetismo clássico



Àsopọ̀ Onítanná, s. Rede Elétrica.



Ìṣegbéringberin, s. Magnetismo.



Pápá onígbéringbérin oníná, s. Campo eletromagnético.



Pápá gbéringbérin, s. Campo magnético.




Mọ̀nàmọ́ná, s. Raio (meteorologia).




Ìgbanná, s. Voltagem. Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt. É a "força" responsável pela movimentação de elétrons. O potencial elétrico mede a força que experimenta uma carga elétrica no seio de um campo elétrico, expressa na lei de Coulomb, pelo tanto a tensão é a tendência que tem uma carga de ir de um ponto a outro.




Ìdinà iná, s. Resistência elétrica.



Agbára iná, s. Força elétrica.





Òfin Ampère, s. Lei de Ampere. A lei de Ampere relaciona os campos magnéticos às correntes elétricas que os produzem.



Òfin Ohm, s. Lei de Ohm. George Simon Ohm foi um físico alemão que deu origem à Lei de Ohm: a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre.




Agbéiná, s. Condutor elétrico.




Agbéinádíẹ̀, s. Semicondutor.





Ìwọ́ iná nínú wáyà onípánù, s. Fio de metal.



Ipá inágbéringbérin, s. Força eletromagnética.



Atanná ọ̀fẹ́, s. Elétron livre. Um elétron livre ocorre quando na banda proibida de nuvens eletrônicas, em camadas de valência, ao ganhar fótons altamente energéticos. Os elétrons dão o chamado salto quântico e saem da região onde se encontram confinados pelas cargas elétricas e se tornam elétrons livres, saltando a barreira de potencial. Os chamados tunelamentos quânticos também causam o mesmo fenômeno, embora difíceis de ocorrer. Os elétrons ganham energia suficiente, e transpassam a barreira de potencial ao invés de saltá-la. Após o salto, existe a possibilidade da recombinação.




Bósónì, s. Bóson.



Bósónì Higgs, s. Bóson Higgs.  É o gerador das massas das partículas constituintes da matéria



Ẹ̀rọ Ìmúsáré Hádrónì Gbàngbà, s. Grande Colisor de Hádrons.




Ẹ̀rọ Ìmúsáré eruku, s. Acelerador de partícula.



Físíksì olókun-gíga, s. Física de alta energia.



Após 40 anos de tentativas, físicos finalmente capturam neutrinos cósmicos de alta energia




Eruku tuntun, s. Partícula hipotética.

Física: os táquions, partículas que viajam mais rápidas que a luz, são impossíveis?
A relatividade evita que a matéria comum alcance a velocidade da luz, mas não descarta um a existência de um conjunto de partículas chamadas táquions que só podem viajar mais rápido que a luz (Imagem: Xcawhy/Stock.xchng)

Àjọbáramu adárajùlọ, s. Supersimetria.



Na física quântica, todas as partículas e campos dividem-se em duas categorias extremamente diferentes: férmions e bósons. Os férmions incluem os elétrons, prótons e nêutrons, que constituem a matéria. Os bósons incluem os fótons (responsáveis pelo eletromagnetismo) e os glúons (que mantêm os quarks estruturados).

As simetrias possuem papéis importantes em toda a física. Todas as simetrias simples respeitam a distinção entre bósons e férmions. Porém, as teorias da supersimetria incorporam poderosas propriedades matemáticas que inter-relacionam bósons e férmions. Essas teorias podem ser cruciais para uma compreensão profunda da física de partículas, mas os pesquisadores experimentais ainda não detectaram a supersimetria em partículas elementares.


Nos núcleos dos átomos, no entanto, os prótons e nêutrons formam pares que se comportam como bósons compostos. Assim, os núcleos formam quatro classes distintas (par-par, par-ímpar, ímpar-par e ímpar-ímpar), dependendo da presença ou ausência de paridade completa entre cada próton e nêutron. Os físicos previram que uma variante da supersimetria deveria relacionar um "quadrado mágico" de quatro núcleos desses tipos. Agora, os experimentos confirmaram essa previsão.


Ọ̀pọ̀ àwọn ìbérè inú físíksì, s. Lista de problemas não resolvidos da física.

1 - Aceleração do Universo: Por que a expansão do universo é acelerada, como nós temos observado? Nossa compreensão do desvio para o vermelho está completa? Se estiver, então qual é a natureza da energia escura que dirige esta aceleração? Se for devido a uma constante cosmológica, por que a constante é pequena, ainda que não-nula? Por que não é enorme, como predito pela maioria das teorias quântica de campos, ou zero, como predito pela supersimetria? Qual será o destino final do universo?

2 - Inflação cósmica: A teoria da inflação cósmica está correta? Se estiver, quais são os detalhes desta época? Qual é o campo hipotético do inflaton que causa esta inflação?

3 -  Buraco de verme ou buraco de minhoca: É possível construir um túnel no espaço-tempo a ligar dois pontos longínquos do universo?

4 -  Viagem no tempo: É possível?

5 - Explosões de raio gama: Qual é a natureza destes objetos astronômicos extraordinariamente energéticos?

6 -  Problema da rotação das galáxias: Por que as galáxias giram com velocidades inconsistentes com sua massas aparente?


7 - Seta do tempo: Por que o universo tem uma entropia tão baixa no passado, resultando na distinção entre passado e futuro e a segunda lei da termodinâmica?

Àwọn òfin àdánidá, s. Leis da natureza.




Nọ́mbà àkójọ átọ̀mù, s. Número de Massa. É a soma do número de prótons e neutrons contidos no núcleo de um átomo.



Adènà iná, s. Resistor.  Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.



Bátìrì, s. Bateria.





Ìyàtọ̀ ìlókun, s. Diferença de potencial elétrico.





Ìní àfipamọ́, s. Quantidade conservada.



Àbáṣepọ̀ onígbéringbérin oníná, s. interação eletromagnética.

Na Natureza existem quatro interações fundamentais. A interação eletromagnética pode ser atrativa ou repulsiva e manifesta os seus efeitos não só à escala do visível, mas também a nível microscópico. Esta interação é responsável não só pelos fenómenos elétricos e magnéticos como pelos fenómenos químicos e bioquímicos. Como os átomos contêm cargas elétricas, muitas das interações a esse nível resultam de forças desta natureza. Tal como a interação gravítica, possui alcance ilimitado.

Esta interação encontra-se presente, por exemplo, nos aceleradores de partículas e nos televisores.





Àbáṣepọ̀ inágbéringbérin, s. A interação eletromagnética, ou força eletromagnética.



Iná ojúkan, s. Eletricidade estática.




Pápá ìtanná, s. Campo elétrico.



Ibùsọ̀ agbára iná, s. Central eléctrica.



Ìbánisọ̀rọ̀-ọ̀ọ́kán, àfigbébánisọ̀rọ̀s. Telecomunicação.



Ìṣíròkọ̀mpútà, s. Computação. É qualquer tipo de cálculo ou a utilização de tecnologia de computação em informações de processamento.




Ìṣiṣẹ́ kọ̀mpútà, s. Informática.




Ìtànmọ́lẹ̀, s. Iluminação elétrica.




Ìgbégbónná, ìgbégbóná, s.  HVAC, AVAC ( Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado). É a tecnologia destinada ao conforto ambiental interior, sobretudo em edifícios e em veículos. 




Ìrìnná, s. Força motriz.




Igbonwo abẹ́átọ̀mù, s Partícula subatômica.




Mesoni, s. Méson.  É uma partícula subatômica composta por um quark e por um antiquark de carga de cor oposta. 



Grafitoni, s. Gráviton. Na Física, o Gráviton ou Gravitão é uma partícula elementar hipotética que seria a responsável pela transmissão da força da gravidade na maioria dos modelos da teoria quântica de campos. 





Fotoni, s. Fóton. Onda eletromagnética de energia luminosa na teoria dos quanta.



Gluoni, s. Glúon. É um bóson vetorial de massa nula, associado ao campo de cor, na teoria da cromo dinâmica quântica, mediador das interações fortes entre quarks, e responsável pela força de coesão que mantém os quarks unidos para formar hádrons.


Fermioni, s. Férmion.  Partícula atômica na qual as anti-partículas continuam sempre distintas.




Arojinle papa oniyebintin, s. Teoria quântica de campos.




Aye oniyebintin, s. Estado Quantum.





Afijuwe Olopagun, s. Modelo Padrão.




Ioni, s. Íon. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva (cátion). Para o segundo, carga negativa (ânion) – uma vez que a carga do elétron é convencionada negativa. Ou seja, o ganho ou perda de elétrons de um átomo elimina-o da neutralidade e lhe confere carga elétrica.





Ifasara onígbéringbérin oníná, s. indução eletromagnética.


 Iranka onígbéringbérin oníná, s. Radiação eletromagnética.




Àwọn iru radio, s. As ondas de rádio.



Iniagbára  ìtanná, s. Potencial elétrico.  É a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas.

O raio ocorre por existir diferença de potencial entre duas nuvens
O raio ocorre por existir diferença de potencial entre duas nuvens

Okun iniagbara onitanna, s.  Energia potencial elétrica.



 Ile-ise onitanna, s. Indústria de energia elétrica.



 Isopomora ìtanná, s. Conexão elétrica.




 Isopowaya itanna, s. Fiação elétrica.




 Asoyipo onitanna, s. Circuito elétrico.




 Ohun inu alagbese onitanna, s. componente activo, componentes eletrônicos.

Fotos de Trabalhamos com toda linha de componentes eletronicos São Paulo


 Ìgò adepa, s. Tubo de vácuo.







 Tiransisto, s. Transistor.





 Adojuona, s.  Diodo.





Asoyipo olodidi, s. Circuito integrado.