segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Racismo - ok

                                                        Racismo

  Olùkọ́ Orlandes.


  Estou muito preocupado com genocídio das etnias guarani-kaiowá, tupinambá e de jovens negros no Brasil. As balas deste genocídio percorrem um longo caminho, que vai de Brasília (presidência da república, justiça federal, bancadas ruralista e evangélica) até os territórios indígenas e favelas. Neste percurso, as balas são colocadas em armas de homens pobres, alienados e banais (pistoleiros e policiais) para assassinar pessoas pobres de outras etnias ( negros e indígenas) com a finalidade de promover  interesses econômicos e políticos de homens ricos e brancos ( latifundiários, agronegócio e burguesia capitalista).



1 - Ìṣẹlẹ́yàmẹ̀yà = racismo.


A) RACISMO segundo Carlos Moore

      Não é nada mais que um sistema de poder que cria ideologias, que determina onde vão ser concentrados os recursos e como eles serão divididos. O RACISMO é feito, unicamente, para isso. O resto é conversa fiada.

B) RACISMO segundo Albert Memmi

    Valorização, generalizada e definitiva, de diferenças biológicas, reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.











2 - Ìkóríra, Ìkórìíra = ódio.





3 - Ìṣojúsàájú = parcialidade, favoritismo, xenofobia.








4 - Racista Aláìfẹ́irúẹ̀mọẹnìkéjì.



Fazendeiros racistas da África do Sul




Guerra aos Guarani-Kaiowá é declarada no Mato Grosso do Sul (Brasil).




Genocídio da população negra do Brasil
1800402_251492088358317_2082410252_n