terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Saída do 'Homo sapiens' da África.

                                                       
Ìjáde "ọmọnìyàn"  ilẹ̀ Áfríkà.
Saída do "Homo sapiensda África.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìjáde = saída.
Ọmọnìyàn = homo sapiens.
Ilẹ̀ = terra, chão, solo.
Áfríkà = África.




1. Ebu Gogo



Os Nage povo de Flores descrever o Ebu Gogo como tendo sido capazes caminhantes e corredores rápidos de cerca de 1,5 m de altura. Eles teriam tido largo e plano de narizes, rostos largos com grandes bocas e corpos peludos. As fêmeas também tinha ", seios pendurados longos."  Eles disseram ter murmurou no que foi assumido como sendo a sua própria língua e poderia repetir o que supostamente foi dito a eles de uma forma como papagaio.

Especula conexão entre Ebu gogo com Homo floresiensis 


A descoberta dos restos de um metro de altura hominídeo em Flores Homo floresiensis , vivo, pelo menos, tão recentemente quanto 13 mil anos atrás, inspirou interpretações mais literais das histórias Ebu Gogo. antropólogo Gregory Forth, Professor de Antropologia da Universidade de Alberta, Canadá declarou que os mitos de "Wildman" são predominantes no Sudeste Asiático e tem investigado as suas raízes linguísticas e rituais, especulando que H. floresiensis pode ser uma evidência de que os contos de Ebu Gogo e criaturas similares, tais como o Orang Pendek em Sumatra pode estar enraizada na verdade.


 Homo floresiensis







Homo floresiensis é uma espécie extinta do gênero Homo e da família Hominidae' que viveu na Ilha de Flores, pertencente à Indonésia, até há 13 000 anos. O homem de Flores é conhecido através de um esqueleto quase completo de uma mulher, a que foi dado o nome de Hobbit, e de seis outros indivíduos em diversos estados de conservação, incluindo um punho completo. A colonização da ilha de Flores pelo homem moderno deu-se o mais tardar há cerca de 35 000 anos, o que implica que ambas as espécies coabitaram durante um largo período de tempo. Os fósseis encontram-se expostos no Centro Indonésio de Arqueologia em Jacarta.

2. Negritos


Os Negritos são vários grupos étnicos da raça Australóide que Habitam partes do isolado Sudeste da Ásia . As suas populações atuais incluem 12 Andamanese povos das ilhas Andaman , seis semang povos da Malásia , o Mani da Tailândia , eo Aeta , Agta , Ati , e outros 30 povos do Filipinas .


Ati menina que vai ao redor da cidade de Kalibo, na ilha de Panay na região central das Filipinas.

3 - A mãe da criação (Eingana)





Na mitologia aborígene australiana , Eingana é uma deusa criador e a mãe de toda a água , animais e seres humanos . Ela é uma cobra deusa da morte que vive no tempo do sonho . Ela não tem vagina, , ela simplesmente crescia em tamanho e, incapaz de dar à luz a vida dentro dela, havia o deus Barraiya abrir um buraco com uma lança perto de seu ânus , de modo que o trabalho pode começar. Eingana tem um tendão que está ligado a todos os seres vivos, se ela permite ir de um, a criatura morre em anexo.

Extrato


Eingana fez tudo, Eingana tinha tudo dentro de si que pela primeira vez, Eingana é uma cobra . Ela engoliu todos os blackfellows. Ela levou-os dentro de si, para baixo sob a água. Eingana saiu. Ela era grande, com tudo dentro dela. Ela saiu de um grande charco perto de Bamboo Creek. Eingana estava rolando sobre, todos os sentidos no chão. Ela estava gemendo e gritando. Ela estava fazendo um grande barulho com todos os blackfellows, tudo dentro de sua barriga. Ninguém pode ver Eingana. No raintime, quando a água da inundação vem, Eingana se levanta fora do meio da água da inundação. Ela olha para o país , ela deixa para ir todos os pássaros e cobras e animais e crianças que pertencem a nós.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre