quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O negro na cultura oriental

Adúláwọ̀ ní àṣà níhà-ìlàọọ̀rùn.
O negro na cultura oriental.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Adúláwọ̀, s. Negro.
, prep. No, na, em.
Àṣà, s. Costume, hábito, moda.
Níhà, adj. e prep. No lado de, para.
Níhà-ìhín, prep. Neste lado, perto daqui.
Níhà-àríwà, adj. Do lado do norte, nortista.
Níhà-gúsú, adj. Do lado do sul, sulista.
Níhàlẹ̀, adj. Orgulhoso.
Níhà-òde, adj. e adv. Externo, externamente.
Níhà-ọ̀hún, prep. Naquele lado de, no outro lado de.
Òòrùn, òrùn, s. Sol.
Níhà-ìlàọọ̀rùn, adj. Do lado leste, oriental.
Ìlà-oòrùn, ìlà-ọọ̀rùn, s. Leste, Oriente.

1. Bodhidharma ou Bodidarma (século V ou VI)

      Um  indiano de origem negra, chamado Bodidarma ou Bodhidharma, ajudou no desenvolvimento do kung fu chinês no templo Shaolin. Neste templo, Bodhidharma orientou os monges chineses na prática do yoga, ensinou rudimentos da arte marcial indiana, criou o estilo chan (zen) do budismo, bem como o estilo shaolin de kung fu. E sabido, historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos. Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia.






Os Seis Patriarcas do Zen na China

Bodhidharma (negro) (c. 440 - c. 528)
Huike (慧可) (487 - 593)
Sengcan (僧燦) (? - 606)
Daoxin (道信) (580 - 651)
Hongren (弘忍) (601 - 674)
Huineng (慧能) (638 - 713)


2. A Cultura Dravídica


Mulher da etnia drávida 

        Há 5 mil anos floresceu uma impressionante cultura no Vale do Indo, região que engloba hoje parte da Índia e do Paquistão. A civilização que ali habitava passou a ser chamada de: Drávida, ou Civilização do Vale do Indo ou ainda Harappiana. Este povo elaborou diversas filosofias, dentre elas o shaktismo, o sámkhya e o Yoga. Produziu arte, beleza e cultura. Tratava-se de uma civilização pacífica e de grande estruturação social. Cidades com modernos conceitos urbanísticos, como ruas com 14 metros de largura. Vale lembrar que nessa mesma época as cidades do Oriente Antigo e da Europa cresciam sem planejamento, com ruas estreitas e sinuosas. As cidades do Vale do Indo possuíam ainda saneamento básico, casas com banheiros, enfim elementos que as civilizações vizinhas desconheciam por completo.

3. Xivaísmo


     O xivaísmo é o culto organizado do deus indiano Xiva que é reverenciado pelos seus seguidores como o Ser Supremo, que é tudo e que está em tudo, o criador, preservador, destruidor e revelador de tudo o que existe. O xivaísmo é uma das principais formas de hinduísmo moderno e está espalhado por toda a Índia, Nepal e Sri Lanca, estando presente também em diversas partes da Ásia Meridional como a Malásia, Cingapura e Indonésia.








   
4. Shaktismo 

      Doutrina do poder, doutrina da Deusa. É uma denominação do Hinduísmo que concentra a sua adoração em Shákti ou Devi – a Divina Mãe hindu – como única Divindade absoluta.



Divina mãe Kali

5. Vixnuísmo

    Doutrina dos que praticam o culto de Vixnu, divindade indiana, segunda pessoa da trindade bramânica (sendo Brama a primeira e Xiva a terceira).




Movimento Hare Krishna






6. Filosofias dravidicas: sámkhya, yoga e tantra.

     As três filosofias são dualistas no sentido em que procura-se transcender a dualidade para vivenciar a unidade. 


 Sámkhya

     O Sámkhya é uma filosofia especulativa. Tentava explicar a origem e o destino da vida. O interessante em observar, é a ausência do conceito de Deus. Ou seja, eles explicavam o universo sem conceber um criador. Entretanto, não podemos afirmar que fossem ateus, pois o Sámkhya não afirma, mas também não nega a presença de Deus.




Yoga

      O Yôga é uma filosofia prática. Para os ocidentais, falar em filosofia “prática” soa sem sentido. Pois os drávidas já concebiam esse conceito. O Yôga dravídico não se explica, não se justifica. Faça determinada técnica e terá determinado resultado. Se você executar a técnica e não obtiver o resultado, deve ter feito algo errado.





Tantra

     O Tantra é uma filosofia comportamental. Explica como o homem relaciona-se consigo mesmo, com os outros seres humanos, com os animais e com a Natureza. Essa relação está baseada na sensorialidade. Como resultado dessa relação, aparece o culto à deusa-mãe. A mulher tem conotações especiais, pois consegue perpetuar a vida, mas não só isso, pois a mulher também é uma fonte inesgotável de sensorialidade. É adorada como a expressão máxima, a expressão mais sofisticada da natureza. É a razão das esculturas femininas aparecem em quantidade muito superior às esculturas masculinas.





7. Medicina Ayurvédica

     A Medicina Ayurvédica é a mais antiga ciência de saúde holística, designada por “mãe de toda a saúde”. Surgiu então há 5000 anos, ou seja, no ano 3000 a.C. por parte de sábios antigos do povo  drávida que se ocupavam em diminuir o sofrimento do ser humano.




8. Jainismo

Definição

O jainismo é uma religião que foi fundada na Índia no século VI a.C por Mahavira.

É uma religião que não reconhece a autoridade dos brâmanes nem dos textos Vedas.

Na atualidade 

Nos dias de hoje, o jainismo está presente na região da Índia oriental, central e meridional.

Acredita-se que há por volta de 4 milhões de seguidores desta religião.

Você sabia?

Em número de fiéis, é a sétima das religiões da Índia, ou seja, 0,4% da população indiana é jainista.

   




A palavra "suástica" deriva do sânscrito svastika (no script Devanagari - स्वस्तिक), significando felicidade, prazer e boa sorte.

Ahimsa

Ahimsa  é um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e no budismo, e que consiste na rejeição constante da violência e no respeito absoluto de toda forma de vida. No Ocidente a sua notoriedade deve-se à prática da ahimsa na conduta coerente de Mahatma Gandhi (1869-1948).