segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aves

Àwọn ẹyẹ (aves)

1. Gúnugún, igún (abutre).




2. Gúnugún oníìyẹ́lẹ́nu (abutre-barbudo,  Gypaetus barbatus).



3. Àṣá (Águia).

Águia-rabalva em voo

4. Odídẹrẹ́ aláwọ̀eérú, ayékòótọ́ (Psittacus erithacus, papagaio-cinzento).

Psittacus erithacus -perching on tray-8d.jpg

5. Odídẹrẹ́, ẹyẹ ayékòótọ́ (Psittaciformes:  papagaios, periquitos, araras, maracanãs, tuins, jandaias, caturritas, apuins, cacatuas, calopsitas). 



6. Igún (Necrosyrtes monachus, abutre-de-capuz).




7. Àdàbà (Streptopelia semitorquata, pomba de olhos vermelhos).

Red-eyed Dove RWD.jpg

8. Àwòdì (Gavião).

Elanoides forficatus

9. Àwòdì apẹja (Pandion haliaetus, águia-pesqueira, águia-pescadora, águia-marinha, babuzar, caripira, gavião-caripira, gavião-do-mar, gavião-papa-peixe, gavião-pescador, guincho e pescador).

OspreyNASA.jpg

10. Ògòngò (Struthio camelus, avestruz).




11. Òwìwí (Strigiformes, coruja).

Northern Spotted Owl.USFWS-thumb.jpg

Esther Okade



Ọmọbìnrin Ẹ́sítérì ni ẹni-ìyanu ní mathimátíkì.

Menina Esther é prodígio em matemática.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ẹ́sítérì, s. Esther, Ester.
Ọmọbìnrin, s. Menina, filha.

Ẹni-ìyanu, ohun ìyanu, s. Prodígio.

Ẹni-ìyanu, s. Gênio.

Mathimátíkì, ìmọ̀ Ìsirò, s. Matemática.


Esther Okade é uma das mais jovens estudantes universitárias do Reino Unido.

Link permanente da imagem incorporada


Conheça Esther, a menina britânica-nigeriana prodígio da Matemática de 10 anos de idade que odiava ir à escola e acaba de se matricular na faculdade

                             
                                                               


Professor Edigley Alexandre

Esther Okade é uma criança britânica-nigeriana de 10 anos de idade, que odiava ir à escola. Esther mora em Walsall, uma cidade industrial na região de West Midlands, no Reino Unido. Sua mãe, Omonefe, notou o talento da filha para números logo depois que ela começou no maternal, aos 3 anos de idade.

A mãe conta que depois de algumas semanas na escola particular, Esther teve um comportamento estranho. Explodindo em choro ela dizia que nunca mais voltaria para a escola. "Eles nem me deixam falar" – reclamava Esther. Desde então Esther tem aulas em casa com a sua mãe. Ela adora álgebra, equações de segundo grau, números complexos, etc.

Foi super fácil. A minha mãe me ensinou de uma forma agradável – conta Esther

Desde os 7 anos Esther queria entrar para a universidade, porém seus pais eram cautelosos. Só agora ela realizou seu sonho. Com 10 anos de idade ela se matriculou na Universidade Aberta, uma faculdade de ensino à distância do Reino Unido.

Além de seu prazer pela Matemática, Esther dedica também seu tempo em escrever uma série de livros de Matemática para crianças chamado "Yummy Yummy Algebra".

Por que é dada importância e destaque para notícias como esta?

Matemáticos acabaram com a Segunda Guerra Mundial, matemáticos criaram sistemas de criptografia avançados; que hoje utilizamos em dispositivos móveis, protocolo de internet, senhas de bancos, rotadores de rede, e milhares de outras aplicações, cuja a importância se dá a contribuição de grandes gênios matemáticos.

Crianças com habilidades deste tipo, são selecionadas por universidades prestigiadas, que os preparam para os problemas teóricos do milênio, ou orientam em busca de um caminho em que darão contribuições significativas para o nosso mundo.

Estas universidades têm programas de ensino específicos para crianças com estas habilidades e veem nelas futuros gênios.

Fonte: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3949742305463224394#editor/target=post;postID=45489767918670917;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname