sábado, 27 de fevereiro de 2016

Atentado terrorista nas Olimpíadas do Rio.

Àwọn ẹni tí ń jìyà ìpalára ti ìdíje Òlímpíkì.
As vítimas dos jogos olímpicos.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, pron.  Eles, elas. Indicador de plural.
Ẹni tí ń jìyà ìpalára: vítima. 
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Àwọn Ìdíje Òlímpíkì, s. Jogos Olímpicos.
Eré-ìdárayá ìdíje Òlímpíkì, s. Desporto olímpico.
Ìkínní, èkínní, kíní, kínní, num. Primeiro.
Ìṣẹ̀lẹ̀ ìdánilóró, s. Atentado terrorista.
Ìdájọ́, s. Justiça.
Àti, conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos.
Baálẹ̀, s. Prefeito.
Ṣe, v. Fazer.
, v. Ter. 
Ẹ̀jẹ̀, s. Sangue.  
Ọmọdé dúdú, s. Criança negra.

1. Baálẹ̀ àti ìdájọ́ ṣe àwọn ìṣẹ̀lẹ̀ ìdánilóró kíní ti ìdíje Òlímpíkì.
Prefeito e justiça fazem os primeiros atentados terroristas dos jogos olímpicos.


Os atentados terroristas têm quatro objetivos estratégicos:

1. Afastar pobres fedorentos e negros da presença de turistas estrangeiros (brancos e ricos).
2. Apropriar-se das terras de famílias negras e pobres.
3. Prosseguir com o genocídio de jovens negros e pobres.
4. Promover política de assentamento de empresários brancos no local.


                                                                   








2. Àwọn Ìdíje Òlímpíkì ní ẹ̀jẹ̀ àwọn ọmọdé dúdú.
Jogos olímpicos têm sangue de crianças negras.




A cidade do Rio de Janeiro foi denunciado pela ONU (Organização das Nações Unidas), por ter um dos maiores índices de mortes de jovens e adolescentes. As forças policiais Brasileiras foram denunciadas pela a Organização das Nações Unidas (ONU), “pelo alto índice de assassinatos extra-judiciais de crianças”, e alerta que é  “generalizada” a impunidade no Brasil.
O Comitê para o Direito das Crianças divulgou seu informe nesta quinta-feira (8), sobre a posição da juventude no país. De acordo com o parecer, essa tendência de execuções e prisões teve impulso diante dos megaeventos esportivos, é a tentativa de acabar com a violência para 2016.
A ONU informou que o Brasil tem uma das maiores taxa de assassinatos de jovens no mundo, e enfatiza que os menores no Brasil passaram a ser alvos da violência dos policiais, grupos de extermínios, e do crime organizado. O aviso é resultado de um debate de dois dias com o governo brasileiro que, após 10 anos, teve sua política para infância avaliada. O resultado disso é um relatório que relata uma violência aguda contra os jovens, declarou o presidente do Comitê, Benyam Mezmur.
O vice-presidente do Comitê, Renate Winter, denuncia a “limpeza” que tem sido promovida no Rio de Janeiro tendo em vista a preparação para os jogos olímpicos. “Para mostrar ao mundo uma cidade sem esses problemas uma limpeza está acontecendo visando os jogos olímpicos”, disse. Renate Winter, disse também que houve uma resistência do governo em responder algumas perguntas no decorrer do debate.

De acordo com Mezmur, algumas crianças foram presas sem passar por decisões legais. Gehadi Madi, perito da ONU, também delata a “limpeza”. “Na copa do Mundo de 2014 já vimos isso acontecer, e agora estamos pedindo que corrija o erro para que não volte a acontecer”, disse.
Na análise da perita Sara Oviedo, não é novidade as mortes de crianças no Brasil: "Recebemos informações objetiva de que se trata realmente de uma limpeza para receber os eventos internacionais."
A ONU informou estar muito preocupada devido o estado ter um dos maiores índices de homicídio de crianças no mundo, e também indica que a grande maioria das vítimas são afro-brasileiros.


Fonte: http://br.blastingnews.com/rio-de-janeiro/2015/10/rio-de-janeiro-e-denunciado-pela-onu-00598619.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário