quinta-feira, 17 de março de 2016

Todos pela Democracia


Gbogbo fún Òṣèlúaráìlú.
Todos pela democracia.




Resultado de imagem para Todos pela democracia

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Gbogbo, adj. Todo, toda, todos, todos.
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Pẹ̀lú, prep. Com, junto com.
Ẹgbẹ́ Dẹmọkrátíkì, s. Partido Democrata.
Òṣèlúaráìlú, s. Democracia.

                                                         



MANIFESTO ANTI-GOLPE

Meu nome é Patrick de Oliveira, por determinação do Oráculo de Ifá sou Ifáyomí Adèlónán Oloje Eegúnjobí Ayelabola - um jovem babalawo de Ifá.
Sou um aborígene, um indígena brasileiro, faço parte daqueles poucos que retornaram às origens dos seus antepassados. Eu sou devoto de orixá, tenho minhas crenças na natureza. Eu converso com o rio, com o espírito do ferro, com o silêncio da mata. Converso com a energia das folhas e com a força da terra. Escuto a voz do vento e sinto a linguagem do ar.
Sei o que significa o relâmpago e sei diferenciar ele do trovão. Decifro o andar dos animais e me comunico com seus sinais. Os pássaros me enviam recados e em dias de lua cheia eu saúdo a força feminina ancestral.
Minha mentalidade, ou melhor, minha visão de mundo não é como a da maioria dos ocidentais. Não entendo o mundo da forma racionalizada, desintegrada, que a maioria das pessoas entende.
Eu e meus irmãos, aqueles que vivem na mesma aldeia, clã do que eu, sofremos preconceito por termos uma alimentação própria, um vestuário próprio e uma língua própria. Possuímos rituais para tudo e por isso também sofremos todo tipo de preconceito.
Por isso que no dia 18 eu também vou as ruas para dizer NÃO a todo tipo de violação da vida. Eu vou as ruas para garantir que eu e as gerações futuras possam continuar praticando as tradições dos meus ancestrais.
Eu vou as ruas para que eu e toda minha aldeia não seja vilipendiada, não sofra coação, não seja discriminada. Eu vou às ruas para que nossa liberdade de expressão seja garantida a todo custo.
No dia 18 os nativos das tradições de matriz africana vai honrar seus ancestrais e pedir liberdade. Vamos nos juntar a tantos outros que querem continuar vivendo em um país livre da opressão, da violação e de todo tipo de discriminação.

Babalawo Ifáyomí Adèlónán Oloje Eegúnjobí Ayelabola 
Dirigente da Ijo Ifa Agboniregun a ti Ile Asé Sàngó (Aldeia Aborígene Iorubá) em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário