terça-feira, 10 de maio de 2016

Prefeito de Londres

1. Baálẹ̀ Lọndọnu (prefeito de Londres



Ramadan message from Sadiq Khan MP

“Meu nome é Sadiq Khan e sou o prefeito de Londres”

2. Ilé baálẹ̀ Lọndọnu (prefeitura de Londres).





Ìgbésíayé Baálẹ̀ Lọndọnu.
Biografia do Prefeito de Londres.

A cidade de Londres, capital da Inglaterra, elegeu pela primeira vez um prefeito muçulmano, Sadiq Khan. Mais do que isso, Khan é o primeiro muçulmano eleito como prefeito de uma capital da União Europeia.

Membro do Partido Trabalhista, o inglês de 45 anos é filho de um motorista de ônibus imigrante do Paquistão—seus pais mudaram para Londres pouco depois que ele nasceu. Nas urnas, Khan venceu um oponente conservador que tentou liga-lo ao extremismo islâmico colando sua imagem ao Estado Islâmico e a atentados terroristas. Zac Goldsmith, o aspirante vencido, tem 41 anos e é filho de um bilionário.

“Enviamos uma forte mensagem de que a política do medo não é bem-vinda em Londres”, escreveu Khan aos membros do Partido Trabalhista após sua vitória, como reporta o jornal The Guardian.

Khan se formou em direito em Londres e trabalhou com direitos humanos por muitos anos. Apenas em 2008 ele passou a se envolver em política, ocupando alguns cargos desde então.

Um entre oito filhos, Khan ocupou os cargos de ministro de comunidades e também do transporte. Ele foi o segundo muçulmano a servir o governo inglês.

Antes de fazer seu juramento para assumir o cargo, Khan foi questionado sobre qual tipo de bíblia gostaria de usar em seu juramento. Como um muçulmano, a resposta dele foi um Corão. Na falta de um pra o juramento, Khan levou seu próprio Corão.

Khan é descrito como um membro da ala moderada do Partido Trabalhista, distante dos políticos mais de esquerda. Em 2013, o muçulmano votou apoiando o casamento gay.  Ato esse que trouxe ameaças e críticas de membros da comunidade islâmica da Inglaterra.

Em sua vida pessoa, Khan segue preceitos da religião. Ele não consome bebidas alcóolicas, por exemplo. Kahn também leva uma vida saudável. Pratica boxe desde criança (esporte que aprendeu para se proteger) e correu a maratona de Londres em 2014.

Sob sua batuta, estará um orçamento de 16 bilhões de libras (ou 23 bilhões de dólares). Em sua campanha, prometeu unir a cidade e ser o prefeito mais pró negócios da história da capital inglesa.

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/quem-e-sadiq-khan-o-novo-prefeito-muculmano-de-londres

Copa do Mundo FIFA de 2010

1- Ife-ẹ̀yẹ Àgbáyé Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀

Copa do Mundo de Futebol.

2010 FIFA World Cup logo.jpg







Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ife-ẹ̀yẹ = copa, taça, troféu.
Ife = copo.
Ẹ̀yẹ = honra, respeito.
Àgbáyé = mundo.
Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀ = futebol.
Bọ́ọ̀lù = bola.
Ẹlẹ́sẹ̀ = lacaio, acompanhante, que visita os amigos.


2- Ẹgbẹ́ Ìpapọ̀ Káríayé Àjọṣe Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀. 

Federação Internacional de Futebol, FIFA.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).



Ẹgbẹ́ Ìpapọ̀, s. Federação.
Ẹgbẹ́ , s. Sociedade, associação, clube, 
partido. Companheiro, par. Posição, classe.
Káríayé, s. Internacional.
Kárí, v. Ir ao redor, em torno de.
Ayé, ilé-ayé, s. Mundo.
Ìpapọ̀, àpapọ̀, s. Soma, total, montante.
Àjọṣe, ìjọṣe, s. Cooperação no trabalho.
Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀,  s. Futebol.
Bọ́ọ̀lù, s. Bola (do inglês ball).
Ẹlẹ́sẹ̀, s. Lacaio, acompanhante, que visita os amigos.