sábado, 18 de junho de 2016

Documentário Benny Wenda

  Fídíò aláwòrán lórí ìtàn (documentário)


                                                      











Protociência

Ìṣíwájúsáyẹ́nsì (protociência)



1. Astrobiologia  
É uma ciência, em conjunto com a biologia, que estuda a possibilidade de, e a possível natureza de, vida extraterrestre. Também chamada de Exobiologia e Xenobiologia.
2. Cosmologia Brane 
Fundada em noções geométricas básicas, tem a matéria baseada no brane.
Cosmologia Plasma é um visão não-padronizada cosmológica que se baseia no efeitos eletromagnéticos do plasma para explicar as estruturas em larga escala do universo, armazenamento de energia e o fluxo de energia entre áreas separadas do universo, entre outras coisas.
3. Criogenia 
É a prática de preservar organismos, ou ao menos seus cérebros, para um possível reavivamento futuro por os deixar armazenados em temperaturas onde o metabolismo decai e praticamente pára. 
4. Exobiologia
É uma ciência, em conjunto com a biologia, que estuda a posibilidade de, e a possível natureza de, vida extraterrestre. Também chamada Astrobiologia e Xenobiologia.
5. Gravitação quântica 
É o campo da física teórica que tenta unificar a mecânica quântica e a relatividade geral.
6. Léxico-estatísticas 
Examina o número de palavras similares com significados similares entre linguagens para determinar o quão próximas elas são.
7. Memética
É a teoria que unifica a ideia chamada "meme", que se auto-reproduz através de interações humanas.
8. Psicologia Evolucionista
Propõe que a cognição e o comportamento humano podem ser melhor entendidos em termos da história evolucionária humana.

9. Robótica BEAM 
É um tipo de robótica analógica que usa circuitos analógicos simples em vez de um microprocessador.
10. Semântica Geral 
É uma teoria de sanidade baseada na noção de que, no mundo moderno, um indivíduo são (para ser completamente são) teria que ter, além de outras coisas que ele tem, um comportamento derivado da matemática e ciência da época.
11. Teoria da Grande Unificação
É uma teoria da física que unifica a interação forte e a interação fraca.
12. Teoria das cordas
É um modelo físico cujos blocos básicos de construção são objetos estendidos (cordas, membranas e objeto de alta-dimensão), em vez de pontos.

13. Xenobiologia 
É um campo expeculativo em conjunto com a biologia que considera a possibilidade de, e a possível natureza de, vida extraterrestre. Também chamada de Astrobiologia e Exobiologia.

Ufologia

Ẹ̀kọ́ àwọn ohun rírí tí ń fò àìmọ̀ (ufologia, ovniologia)



                   Ẹ̀kọ́ àwọn ohun rírí tí ń fò àìlókìkí (Ufologia)

     É o estudo de todas as hipóteses, evidências ou registros visuais dos ufos. UFO é a sigla de Unknown Flying Objects que significa Objetos Voadores Desconhecidos. É o mesmo que OVNI - Objetos Voadores Não-Identificados, de onde deriva a palavra "ovniologia".

Astrologia

Afirawọ ṣayẹwo (astrologia).



Doutrina, estudo, arte ou prática, cujo objetivo é decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas, em suas características psicológicas e em seu destino, explicar o mundo e predizer o futuro de povos ou indivíduos.

Espiritismo


Ìbẹmìílò (Ocultismo, espiritismo).
Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Ènìà tí ń bá ẹ̀mí lò, s. Espírita, pessoa que pratica o espiritismo.
Ìbẹmìílò, ìbẹmìílò ká, s. Espiritismo.
Ìwà ti ẹ̀mí, ohun ti ẹ̀mí, ẹ̀mí olúwa, s. Espiritualidade.


Dilúvio

 Ìkún omi (dilúvio).



Mito do dilúvio é uma narrativa em que uma grande inundação, geralmente enviada por uma (ou várias) divindade(s), destrói a civilização, muitas vezes em um ato de retribuição.

Pseudoarqueologia

Àdàmọdi-ọ̀rọ̀ayéijọ́un (Pseudoarqueologia).



Erich Anton Peter von Däniken (Zofingen, 14 de abril de 1935) é um controverso escritor suíço conhecido por criar diversas teorias sobre a suposta influência extraterrestre na cultura humana desde os tempos pré-históricos. Däniken é o principal responsável por popularizar a crença de que os deuses, descritos na literatura e escrituras das principais religiões e civilizações, eram na realidade extraterrestres. As ideias teorizadas nos seus livros são amplamente rejeitadas por cientistas e académicos, que caracterizam o seu trabalho como pseudohistória e pseudoarqueologia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Erich_von_D%C3%A4niken

Piramidologia

Ìṣeọ̀rọ̀pírámídì (piramidologia)

  Piramidologia é um termo usado para se referir a fenômenos e informações relacionados a pirâmides. Na maioria das vezes aborda estudos sobre a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Entretanto, a Piramidologia é considerada como especulação sem base científica pela academia, que considera tais hipóteses como sensacionalistas, imprecisas ou totalmente deficientes em análises empíricas e aplicações do método científico.



Pseudociência

Àdàmọdi-sáyẹ́nsì (pseudociência).









Tecnologia

Tẹknọ́lọ́jì, ìmọ̀nàmúṣe (tecnologia)

Hstória da escravidão no Brasil

Ìtàn ti oko ẹrú ní'lẹ̀ Bràsíl.
História da escravidão no Brasil.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìtàn, s. Mitos, histórias.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti, ti...ti, adj. Ambos... e. Ti èmi ti ìyàwó mi - ambos, eu e minha esposa.
Ti, v. Ter (verb. aux.). Arranhar. Pular. 
Ti, v. interrog. Como. Ó ti jẹ́? - Como ele está.
Ti, adv. pré-v. Já. Indica uma ação realizada.
Ti, àti, conj. E.
Ti, part. pré-v. 1. Usada para indicar o tempo passado dos verbos. Èmi ti máa rìn lálé - Eu costumava caminhar à noite. 2. É usada com báwo ni - como - quando se deseja expressar sentimento e posicionada antes do verbo principal. Báwo ni àwọn ti rí? - Como eles estão?. 
Òwò ẹrú, oko ẹrú; títà àti ríra ènìyàn, s. Escravidão.
, prep. No, na, em.
Ilẹ̀, s. Terra, solo, chão.
Bràsíl, s. Pindorama, Brasil.




HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL.

A conta é simples: dos pouco mais de 500 anos do Brasil, quase 400 foram baseados na Escravidão Negra, que começou com a invasão da África pelos brancos, o sequestro dos africanos e seu tráfico forçado para o Brasil, terra também invadida pelos brancos, e aqui a implementação de um dos maiores holocaustos escravocratas da história da humanidade contra o povo negro.

Ou seja, se durante quase 400 anos tivemos o horror da escravidão, e apenas 128 anos de abolição, a escravidão acabou praticamente ontem e seus efeitos duram até hoje. Dá pra acreditar que, depois de séculos de naturalização de um regime genocida, o racismo sumiria do nada depois de tão pouco tempo?

E o que substituiu o regime escravocrata? Reparação pelos crimes históricos cometidos pelos brancos contra os negros? Não, a sociedade branca brasileira deu aos negros um genocídio que mata todo dia, seja pela fome, pela exclusão dos direitos humanos e sociais mais básicos, seja pelo encarceramento em massa nas mãos de um sistema de Justiça racista, seja nas mãos de uma polícia que sempre elege o negro como alvo preferencial e que é a que mais mata no mundo todo.

A Escravidão Negra e seu substituto, o Genocídio Negro Moderno, são a coluna central da construção do Brasil. Tudo o que esse país se tornou foi violentando, estuprando, assassinando e escravizando pessoas negras.

O racismo, que estruturou o país através da Escravidão e hoje o faz através do Genocídio Negro Moderno é o problema central do Brasil e deve ser tratado de maneira transversal, atravessando todos os outros problemas. Sem isso, é impossível realmente discutir qualquer problema brasileiro.

#Compartilhe #AFROGUERRILHA

Presidente Michel Temer

Olóhun ẹlikópítà pẹ̀lú kòkéní jẹ́ sísọlọ́rúkọ fún ojúṣe nínú Ìṣàkóso Eré-ìdárayá.

Dono de helicóptero com cocaína é nomeado para cargo no Ministério do Esporte.


Ex-deputado estadual Gustavo Perrella foi nomeado nesta sexta-feira, 17, no Ministério do Esporte, para o cargo de Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor; filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), um dos representantes da bancada da bola no Congresso, Gustavo Perrella teve um helicóptero de sua empresa apreendido pela Polícia Federal com 445 kg de cocaína, em 2013

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Aṣàkóso, s. Ministro.
Ìṣe ìránṣẹ́, s. Ministério.
Ìṣàkóso, s. Governo.
Eré-ìdárayá, s.  Desporte, desporto, exercício.  Desportivo, esportivo.  Distração, hobby, passatempo, entretenimento, divertimento, diversão.
Ẹlikópítà, s. Helicóptero.
Kòká, kòkéní, s. Cocaína.
Olóhun, s. Dono de alguma coisa, um tipo de fruta.
Olúwa, s. Senhor, mestre, soberano.
Pẹ̀lú, prep. Com, junto com.
Jẹ́, v. Ser. Concordar, permitir, admitir, arriscar-se a um empreendimento. Ser feito de, envolver. Responder, replicar. Chamar-se. ser chamado.
Ni, v. Ser, é.
Ní, prep. No, na, em. Usada para indicar o lugar em que a coisa está.
Nínú, prep. Dentro, no interior de.
Yàn, v. Escolher, selecionar, eleger, optar. Comprar. 
Ṣà, v. Catar, pegar um por um. Escolher, selecionar.
Ipò, s. Cargo, posto, posição, situação. 
Ojúṣe, s. Dever, papel, responsabilidade, ocupação, cargo.
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém)
Sísọlọ́rúkọ, adj. Designado, eleito. Despachado para exercer cargo ou emprego.
Sísọlọ́rúkọ fún, adj. + prep. Nomeado para, designado para, eleito para.

Fonte: http://www.metropoles.com/brasil/politica-br/dono-de-helicoptero-apreendido-com-droga-e-nomeado-no-esporte