sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Camisa de ouro

Olówó "bùbá wúrà jù gbowólórí ti ayé" jẹ́ òkú.
Milionário "da camisa de ouro mais cara do mundo" é morto.





O milionário e empresário indiano Datta Phuge, que se tornou famoso por causa de uma extravagante camisa de ouro considerada a mais cara do mundo, foi assassinado brutalmente na cidade ocidental indiana de Pune em circunstâncias que a Polícia investiga, informou ontem (15) à Agência Efe uma fonte policial.
O fato aconteceu na noite passada em um lugar ermo da cidade, na área de Dighi, disse o inspetor da delegacia desta região, Navnath K. Ghogare. O oficial disse que um grupo de 12 agressores matou o empresário e posteriormente a Polícia deteve cinco suspeitos, entre eles alguns conhecidos do empresário.
A Polícia trabalha com a possibilidade de “assuntos relacionados com o empréstimo de dinheiro” na investigação das circunstâncias do ataque, disse Ghogare.

Fonte: http://dalianet.blogspot.com.br/2016/07/milionario-da-camisa-de-ouro-mais-cara.html

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Olówó, s. Milionário, pessoa rica, pessoa com capital.
Ẹ̀wù àwọ̀tẹ́lẹ̀, bùbá, s. Camisa.
Wúrà, s. Ouro.
Gbowólórí, adj. Caro.
Jù, jùlọ, adj. comp. Mais do que, excessivo, demais.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ayé, àiyé, s. Mundo, planeta.
Jẹ́, v. Ser. Concordar, permitir, admitir, arriscar-se a um empreendimento. Ser feito de, envolver. Responder, replicar. Chamar-se. ser chamado.
Òkú, s. Morto, cadáver.


Jean Wyllys

Ìfojúkojú (entrevista)