quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Madre Teresa de Calcutá

Màmá Tèrésà (Madre Teresa)

O lado obscuro de Madre Teresa de Calcutá


Desde os anos noventa, vozes críticas se erguem contra a religiosa, que acusam de ser uma fanática amiga de ditadores e de não dar cuidados profissionais aos doentes




Madre Teresa, canonizada neste domingo pelo papa Francisco, sem dúvida é a figura católica mais respeitada e admirada na história da Índia. No entanto, desde os anos noventa várias vozes se ergueram para criticar seu lado obscuro, “sobre o qual nem no Ocidente nem na Índia querem ouvir falar, porque ninguém quer saber que seu ícone da compaixão, Prêmio Nobel da Paz, era uma fanática religiosa amiga de ditadores, ricos e corruptos. Aos pobres pediu resignação e os ajudou a morrer, mas sem lhes dar cuidado profissional”, diz Aroup Chatterjee. Esse médico de Calcutá, residente em Londres, tem sido seu crítico mais consistente. Escreveu o livro Mother Teresa The Final Veredict (Madre Teresa, O Veredito Final) e esteve por trás do documentário Hell’s Angel (Anjo do Inferno) do reconhecido jornalista norte-americano Christopher Hitchens, que em 1994 expôs pela primeira vez em nível mundial a outra face da freira.

Embora a religiosa sempre tenha afirmado que não fazia política, deu seu reconhecimento, entre outros, ao ditador do Haiti Jean-Claude Duvalier e ao regime totalitário de Enver Hoxha, na Albânia. Também recebeu algumas doações que foram muito criticadas, como as de Charles Keating, preso pela maior fraude financeira da história dos Estados Unidos até finais dos oitenta. Quando Keating foi para a prisão, longe de devolver o dinheiro que lhe havia entregue (pelo menos 1 milhão de dólares, cerca de 3,25 milhões de reais ), madre Teresa intercedeu no tribunal pedindo misericórdia.

Chatterjee afirma ser impossível saber as doações recebidas pela congregação das Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa, mas diz que são milhões e milhões de dólares. “Com essa fortuna poderia ter ajudado os doentes a viverem melhor”, diz. O médico considera que Madre Teresa dedicou sua vida a expandir o catolicismo mais fundamentalista, pregando o culto ao sofrimento. “Não dava nenhum analgésico forte aos moribundos, mesmo nos casos mais extremos, e os cuidados não eram profissionais. Careciam da mais básica higiene, sofriam condições de tortura.” Ele reconhece que a situação melhorou nos últimos anos, mas acentua que ainda é péssima.

Madre Teresa também encabeçou a cruzada do Vaticano contra o aborto e os anticoncepcionais. Em seu discurso de aceitação do Nobel, em 1979, declarou que “o maior destruidor da paz hoje é o choro da criança inocente não nascida”.

Apesar de a madre só ajudar os crentes a se aproximarem de seu deus, qualquer que fosse, em particular admitiu que havia convertido mais de 29.000 pessoas que morreram em sua instituição, conta o médico. Em um vídeo, a religiosa explica que os batizou “para que São Pedro os deixe entrar no céu”. E conclui que “é muito bonito ver as pessoas morrerem com tanta alegria”.

Outro de seus críticos é o cubano-norte-americano Hemley González, que em 2008 foi voluntário na congregação. “Ia viajar pela Índia e decidi fazer trabalho social. A marca de Madre Teresa é tão forte, que mesmo sem ser religioso foi a primeira coisa que me ocorreu. Eu me dei conta de que se tratava de uma violação sistemática dos direitos humanos e de um escândalo financeiro”, afirma. Conta que viu como as agulhas só eram lavadas com água e usadas de novo, e que os doentes recebiam remédios vencidos.

Os voluntários não tinham preparo, segundo Gonzáles. “Um deles deu de comer a um paralítico, que se engasgou e morreu. Eu estive na cremação de 12 pessoas, algumas das quais acredito que poderiam ter sobrevivido”, diz González, ainda consternado. Na sua opinião, os missionários não são amigos dos pobres, mas promotores da pobreza. Ao regressar a Miami, juntou dinheiro para fundar a ONG Responsible Charity Corp. Diz que suas contas são transparentes, que em 2014 seu orçamento foi de 65.000 dólares (212.000 reais). “As missionárias poderiam fazer muito mais com tudo o que recebem.” As Missionárias da Caridade se recusaram a responder às perguntas de EL PAÍS.

O conhecido “racionalista” Debasis Bhattacharya afirma que Madre Teresa fazia os pobres sofrerem para poderem receber o amor de Deus. “Mas ela nunca esperou. Quando ficou doente recorreu a serviços de saúde modernos e caros.” Do primeiro milagre que o Papa reconheceu como dela, a cura de um tumor em Mónica Besra, garante que foi uma mentira planejada: “Seu tumor não era cancerígeno, mas de tuberculose. Curou-se porque foi diagnosticado e tratado no hospital.”

Os críticos da madre sabem que ainda são poucos os que querem escutá-los. Mas ficam satisfeitos ao ver que a mídia começa a fazer eco das críticas à Madre Teresa. “Das ONGs se exige transparência e profissionalismo. Por que não das Missionárias da Caridade? Passados quase 20 anos da morte de Madre Teresa, causam mais danos do que ajudam”, diz González.


ARQUIVADO EM:
Teresa de Calcuta Canonizações Papa Francisco Nobel da Paz Papa Índia Cidade do Vaticano Clero Ásia meridional Pobreza Igreja católica Europa Ocidental Cristianismo Ásia Religião Europa Problemas sociais Sociedade


Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/04/internacional/1472980683_884891.html


Minha mãe

                                                           
Ìyá mi (minha mãe)

 Ìyá, màmá, yé, yèyé (mãe)                     





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

1.Ìyá ńlá (avó. Nome dado à grande protetora do culto de Gẹ̀lẹ̀dẹ́).
2. Ìyá ìyá ìyá (bisavó).
3. Ìyá ìyáwo ( sogra, mãe da esposa).
4. Ìyákọ, ìyá ọkọ ( sogra, mãe do marido).
5. Ìyá àgan (mulher com função no culto de Egúngún).
6. Ìyágán (título feminino no culto Egúngún).
7. Ìyá àgbà (avó, matriarca, mulher idosa e respeitável. Nome pelo qual são chamadas as divindades patronas do culto das feiticeiras, ìyámi ).
8. Ìyáàfin (dama), ìyágàn (esterilidade da mulher).
9. Ìyá kékeré (mãe-pequena, a irmã mais jovem do pai ou da mãe, tia).
10.ìyálé (a primeira esposa ou a mais velha. Quando o homem tem várias esposas, as demais são chamadas de ìyàwó; a mais nova, de òbòtun).
11. Ìyálérò (anfitriã, hoteleira), ìyálóde (primeira-dama,  mãe da sociedade).
12. Ìyálórìṣà, olórìṣà (sacerdotisa do culto aos òrìṣà).
13. Ìyá násò (título da mulher responsável pelo culto de Ṣàngó).
14. Ìyàwó (esposa; pessoa recém-iniciada).
15. Aya (esposa).
16. Ìyá ilé (título dado à primeira mulher de um homem polígamo ou à esposa mais antiga de um clã ).
17. Ìyá ìsàmì (madrinha).
18. Ìyá mẹsan ọ̀run (mãe dos nove céus, oríkì e título de Ọya, Yánsàn).
19. Ìyá mi (minha mãe. Divindades que presidem o culto das feiticeiras).
20. Ìyá orí (mãe das cabeças. Qualificação dada a yemọjá).
21. Ìyá ominibu (mãe das águas profundas. Um dos oríkì de Ọ̀ṣùn).
22. Iyaba, ayaba (mãe, rainha).
23. Ìyámi ẹlẹyẹ (mãe idosa possuidora do pássaro. Nome atribuído a ìyámi).
24. Ìyámi ọ̀ṣọ̀rọ̀ngà, àjẹ́, ìyámi (divindade que preside o culto praticado por mulheres consideradas feiticeiras).
25. Ìyàwó ọmọ ẹni ( nora).
26. Abiyamọ (mãe que ainda amamenta seu bebê).




Tecnologia negra

Tẹknọ́lọ́jì dúdú (tecnologia negra)


 Henry Thomas Sampson – Inventor dos modernos telefones celulares.

Henry Thomas Sampson – Inventor dos modernos telefones celulares.




No dia 6 de julho de 1971, Henry T. Sampson inventou o "celular gama-elétrica", que pertence ao uso de reator nuclear. Segundo o Dr. Sampson, o celular Elétrica Gamma, patenteado 6 de julho de 1971, Patent No. 3.591.860 produz uma saída de alta tensão estável e atual para detectar radiação no solo. Nascido em Jackson, Mississippi, ele recebeu um diploma de Bacharel em Ciência da . Universidade Purdue, em 1956, ele foi para a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde se graduou com um mestrado em engenharia em 1961; Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, mestrado em Engenharia Nuclear, em 1965, e doutorado em 1967. Mobile Communications deu um grande passo à frente em 1983, com a invenção do sistema celular regulando os telefones portáteis, que usam ondas de rádio para transmitir e receber sinais de áudio. Antes disso, o serviço de telefonia móvel nos Estados Unidos, que consiste principalmente de telefones carro, foi extremamente limitada porque as áreas metropolitanas tinham apenas uma antena para esses fins. Além disso, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) atribuído apenas 12 a 24 freqüências para cada área, o que significava que só que muitas chamadas podem ocorrer ao mesmo tempo. Estas limitações muitas vezes significava uma espera de até 30 minutos para um tom de discagem e uma lista de espera de cinco a 10 anos apenas para adquirir o serviço. Com a invenção do serviço de telefonia celular em 1983, comunicações pessoais já não dependia de fios. Na década de 1990 ele se tornaria possível se conectar à Internet a partir de praticamente qualquer lugar do mundo usando um computador portátil e um modem celular com serviço de satélite. Tecnologias que se desenvolveram a partir de diferentes campos, tais como comunicações pessoais, computação e exploração espacial muitas vezes trabalharam em conjunto para atender às necessidades em constante evolução humanos da era da informação. Henry T. Sampson trabalhou como Engenheiro Químico de pesquisa em os EUA Naval Weapons Center, China Lake, Califórnia. 1956-1961. Henry T. Sampson, em seguida, mudou-se para o Aerospace Corp, El Segundo, Califórnia. Seus títulos incluem: Engenheiro de Projetos, 1967-1981, diretor de Planejamento e Operações do Programa de Teste de Espaço, de 1981 -, e co-inventor do celular gamma-elétrico. Ele detém patentes relacionadas a motores de foguetes sólidos e conversão de energia nuclear em energia elétrica . Ele também foi pioneiro de um estudo de balística interna de motores de foguete sólidos usando fotografia de alta velocidade. Ele também foi produtor de filmes documentários sobre cineastas primeiros negros e filmes, um membro do conselho de administração da Fundação Los Angeles Southwest College, e um técnico consultor histórico Preto Faculdades e Universidades Programa. Sampson Prêmios e Homenagens: * membro da Marinha dos EUA, 1962-1964 * Comissão de Energia Atômica, 1964-1967 Award * Black Imagem da Aerospace Corp, 1982






1.Lâmpada eléctrica 13/09/1881 Joseph V. Nichols e Lewis H. Latimer
2.A antena Parabólica 07/06/1887 Granville T. Woods
3.A produção de Açúcar Melhorado 10/12/ Norbert Rilleux
4.A agulhagem de Comboios 31/10/1899 William F. Burr
5.A Máquina Escavadora Das Batatas 23/04/1895 F.J. Wood
6.A Cápsulas das garrafas e Jarres 13/09/1898 
7.O bidon 17/02/1891 Albert C. Richardson
8.O Painel de protecção de camas 13/08/1895 Lewis A. Russel
9.O Motor a combustão 05/07/1892 Andrew J. Beard
10.A máscara De Gás 13/08/1914 Garett A. Morgan
11.A boca de incêndio de emergência 07/05/1878 Joseph R. Winters
12.A cadeira de baloiço 15/11/1881 Payton Johnson
13.O Vigamento Metálico De Automóvel 02/02/1892 Carter William
14.A Mesa De Cozedura A Vapor 26/10/1897 Carter William
15.A Lentes De Proteção Para Os Olhos 02/11/1880 Powell Johnson
16.O Elevador 11/10/1867 Alexander Miles
17.Apontador de Lápis 11/10/1867 John L. Loove
18.O Dispositivo De Engate Dos Vagões De Comboio 10/10/1899 Andrew J. Beard
19.Os Carrosséis Para Divertimento 19/12/1899 Granville T. Woods
20.O Chaminé De Locomotiva (Melhorado) 23/05/1871 Landron Bell
21.A Lanterna Ou Lâmpada Da Tempestade 19/08/1884 Michael C. Hamey
22.O Piano 11/06/1912 Joseph H. Dickinson
23.O Vagão-Dormitório 08/10/1870 John W. West
24.A Balança Portátil 03/11/1896 John W. Hunter
25.O WC 19/12/1889 Jerome B. Rhodes
26.O Carimbo E O Tampão 27/02/1883 William B. Purvis
27.O Frigorífico (Geladeira) 14/07/1891 John Stenard
28.O Interruptor Elétrico 01/01/1889 Granville T. Woods
29.O Revelador De Fotografia 23/04/1895 Clatonia Joaquin Dorticus
30.A Galocha 08/02/1898 Alvin L. Rickman
31.A Máquina de compostagem 22/06/1897 William Barry
32.A Maquina de fundir e de moldagem 14/03/1876 David A.Fisher
33.A Vassoura-Lavador 13/06/1893 Thomas W.Steward
34.O Dactilógrafo (A Máquina de Escrever) 07/04/1885 Lee S. Burridge e Newman R. Mashman
35.O Protetor De Documentos 02/11/1886 Henry Brown
36.A Maquina Gravadora 08/01/1918 Joseph Hunter Dickinson
37.O Sistema De Alarme De Comboios 15/06/1897 Richard A. Butler
38.Terrina ou Molde de gelo 02/02/1887 Alfred L. Cralle
39.A Máquina De Secar Roupas 07/06/1892 George T. Sampson
40.A Pintura E Os Corantes 14/06/1927 George Washington Carver
41.Os Travões De Automóvel 06/08/1872 John V. Smith
42.A Máquina De Amassar 07/08 Joseph H.Dickinson
43.A Máquina De Sapataria 20/03/1884 Jan E. Matzeliger
44.A Caneta-Tinteiro Com Reservatório Permanente 07/01/1890 William B. Purvis
45.O Túnel Para Comboio Eléctrico 17/07/1888 Granville T. Woods
46.Os Fogos Tricolores de Circulação Automóvel 20/11/1923 Garett A. Morgan
47.A Guitarra 30/03/1886 Robert F. Flemmings Jr
48.A Caixa De Correio 27/10/1891 Philip B. Downing
49.O Pente De Cabelo 21/12/1920 Walter H. Sammons
50.O Trólei Eléctrico Ferroviário 19/09/1893 Elbert R. Robinson
51.O Corte-Biscoito Mecânico 30/11/ Alexander Ashbourne
52.O Chicote Batedor De Ovos 05/02/1884 Willis Johnson
53.A Mesa De Engomar 1892 Sarah Boone
54.A Imprensa Giratória 17/09/1878 W.A Lavalette
55.O Sistema De Segurança Dos Elevadores 02/04/1895 James Cooper
56.A Maquina Varredora De Ruas 17/03/1890 Charles B.Brooks
57.A Bagageira Da Bicicleta 26/12/1899 Jerry M. Certain
58.Os Sistemas E Os Aparelhos Telefónicos 11/10/1887 Granville T. W Oods
59.A Máquina De Cortar Relva 09/05/1899 John Albert Burr
60.Caixa De Velocidades Automática De Veículos 06/12/1932 Richard B. Spikes
61.O Balde De Lixo (Lixeira) 03/08/1897 Lloyd P. Ray
62.A Máquina De Pressionar Citrinos 08/12/1896John T. White
63.As Portas De Segurança (Para Pontes Balancins) 07/10/1890 Humphrey Reynolds
64.O Termóstato 06/03/1928 David N. Crosthwait Jr
65.O Quadro Da Bicicleta 10/10/1899 Isaac R. Johnson
66.A Ferradura De Cavalo 23/08/1892 Oscar E. Brown
67.O Carrinho De Bebé 18/06/1889 William H. Richardson
68.A Armadilha Automática De Ratos 31/08/1881 William S. Campbell
69.A Ceifeira Debulhadora 07/08 Robert P. Scott
70.A Sela De Cavalo William D. Davis
71.Freios De Cavalos 25/10/1892 Lincoln F. Brown
72.Protege Calçados De Cavalos 19/04/1892 Robert Coates
73.A Vara De Golf 12/12/ George F. Grant
74.O Ar-Condicionado (Split) 12/07/1949 Frederck M. Jones
75.O Gatilho do Fuzil 03/05/1897 Edward R. Lewis
76.Aparelhos Automáticos de Pesca 30/05/ George Cook
77.O Regador de Relva 4/05/1897 Joseph H. Smith
78.O Telégrafo dos Caminhos de Ferro 28/08/1888 Granville T. Woods
79.Os Aparelhos de Transmissão de Mensagens via a electricidade 7/04/1885 
Granville T. Woods.
80.O Dispositivo de Transferência dos Correios Postais 24/05/1917 J.C. Jones
81.Extintor de Fogo 26/03/1872 Thomas J. Martain
82.O Dispositivo de Transporte de Mercadoria 10/10/1899 John W. Butts
83.A Cama Dobrável 18/07/1899 L. C. Bailey 
84.As varetas de Cortinas 04/08/1896 W. S. Grant
85.O Sofá-cama Convertível 05/10/1897 J. H. Evans
86.O Lavador de Vidros Eléctrico 27/09/1882 A. L. Lewis
88.O 1° Dirigível com Motor elétrico, e o 1° com o Controle Direcional 20/02/1900 
J. F. Pickering
89.Enfardadeira de Algodão 05/06/1894 Georges W. Murray
90.Os Lubrificantes de Motor 15/11/1898 Elijah Mc Coy
91.A Máquina de Lubrificação à Vapor 04/07/1876 Elijah Mc Coy
92.A Banda Magnética de Computadores 24/08/1971 Larry T. Preston
93.O Pedal de Controle 05/10/1886 Minnis Hadden
94.Antena de Detecção por Radares 11/06/1968 James E. Lewis
95.Súper Compressor para Motor à Combustão 03/02/1976 Joseph A. Gamell
96.Automatização de Carregamento e Descarga de Correios Postais 13/02/1945 
Gus Burton
97.O Elevador de Carga 02/05/ Mary Jane Reynolds
98.A Célula Gama Eléctrica 06/06/1971 Henry T. Sampson
99.O Sistema de Refrigeração (Refrigerador e Congelador) 04/11/1879Thomas Elkins
100. A Sinalização (Balizas de aeroporto, Gruas, Edifícios,…) 30/03/1937 Lewis. Chubb
101.Dosagem da melanina (A partir da Pele) Cheikh Anta Diop
102.O Champô de Amendoim George Washington Carver
103.O Vinagre de Amendoim George Washington Carver
104.O Sabão de Amendoim George Washington Carver
105.O Pó Higiênico de Amendoim George Washington Carver
106. A Farinha de Batata George Washington Carver
107. A Tinta a partir de Batata George Washington Carver
108. O Tapioca a partir de Batata George Washington Carver
109. A Fécula a partir de Batata George Washington Carver
110. A Borracha Sintética a partir de Batata George Washington Carver
111. A Conservação dos Alimentos Lloyd A. Hall
112. A Esterilização dos Alimentos 8/02/1938 Lloyd A. Hall
113.Colchão-espuma Ignífugo contra o Fogo: Utilizado durante a 2º Guerra Mundial 
Percy L. Julian
114.Síntese de fisiostigmina (Para o Tratamento de Glaucoma) Percy L. Julian
115.Síntese da Progesterona Percy L. Julian
116. Síntese da Cortisona 10/08/1954 Percy L. Julian
117.Síntese Orgânica do Feromônio Bertram Oliver Fraser-Reid
118. Síntese de oligossacarídeos Bertram Oliver Fraser-Reid
119. Filamento de Carbono (Para a Lâmpada à Incandescência) 17/06/1882 
Lewis Howard Latimer
120. Aparelho de Refrigeração e de Desinfecção 12/01/1886 Lewis Howard Latimer
121. O Reóstato mais Fiável 13/10/1896 Granville T. Woods
122. A Terceira via ferroviária para Metro 29/01/1901Granville T. Woods
123. O Travão Automático com ar comprimido 1905 Granville T. Woods
124. O Travão Electromecânico 1887 Granville T. Woods
125. Um Interruptor Automático de Circuitos Eléctricos 1889 Granville T. Woods
126. Uma Incubadora Artificial 1890 Granville T. Woods
127. O Pacemaker (Regulador para Estimulador Cardíaco) Otis Boykin
128. A Operação com Coração Aberto 9/07/1893 Daniel Hale Williams
129. O Teste de Despistagem da Sífilis 1936 William A. Hinton
130. O Collar para a Fractura do Colo de Útero Louis Tompkins Wright
131. Tratamento das doenças venéreas (Com aureomicina)Louis Tompkins Wrigh
132. A Conservação do Sangue Charles Richard Drew
133. A Polyterapia (Utilização da Quimioterapia contra o Cancro) Parjane Cooke Wright
134. A Transplantação do Rim (2º no Mundo)Samuel L. Kountz
135. A Conservação do Rim (durante mais de 50 Horas)Samuel L. Kountz
136. O Antídoto contra overdoses De barbitúrico Arnold Hamilton Maloney
137. A Máquina de Montar os Cabedais de Sapatos Jan Earnst Matzeliger
138. O Fixador para Cabelos Garrett A. Morgan
139. O Anemômetro Philip G. Hubbard
140. Câmara-Espectrógrafo (Transportado pela Apollo 16)George R. Carruthers


Livro:Inventores negros na era da segregação
Fonte: Você Sabia que...


Escravidão

Ìtàn ti oko ẹrú.
História da escravidão.


1059370africa



 AFRICANOS NÃO VENDERAM SEU PRÓPRIO POVO PARA ESCRAVIDÃO

Texto original em inglês publicado no Africaw  e traduzido pelo Lucas Casagrande.

Mesmo neste mundo moderno, existem guerras e rumores de guerras não importa aonde você vá. Havia guerra na Europa naqueles dias e o mesmo no continente americano. Tivemos guerras em quase todos os lugares do mundo. Tivemos guerras tribais também na África. A diferença entre as guerras tribais na África e as que ocorriam no resto do mundo é que enquanto lá fora, no mundo, os povos conquistados eram frequentemente exterminados, os povos conquistados na África (exceto árabes e muçulmanos do norte) se tornavam propriedade do conquistador. Em outras palavras enquanto o inimigo era dizimado no resto do mundo, na África eram deixados vivos para servirem a seu conquistador.

Então, sim é verdade que havia “escravos” na África naqueles dias — antes do homem branco chegar. No entanto, esses escravos não eram tirados a força de seus reinos para se tornarem escravos de outros reinos ou impérios. Eram somente vítimas de guerras tribais e isso era melhor do que acontecia mundo afora, aonde a nenhum inimigo era permitido continuar vivo.

Eu li um artigo hoje na internet e fiquei surpreso em ver tanta gente acreditando que africanos vendiam seu próprio povo pra escravidão assim como os europeus fizeram depois. Meus professores e fontes me ensinaram algo bem diferente, eu queria comentar no fórum da página onde li, mas a seção de comentários havia sido desabilitada então, por causa disso, resolvi escrever esse texto para mostrar que nós africanos não fomos estúpidos em vender nossos irmãos e irmãs como querem fazer parecer. Nós fomos estúpidos em permitir que nós mesmos fôssemos manipulados pelos estrangeiros (meu povo costuma se referir ao homem branco como estranhos brancos, então me desculpe se você ler esse termo ao longo do artigo). Nós fomos estúpidos em confiar no homem branco em primeiro lugar e depois deixar o homem branco pisar em nossas terras. Meu povo deixou o homem branco entrar em nossas terras porque disseram que estavam vindo em paz.

Antes de eu continuar gostaria que você notasse que houveram 2 tipos de escravidão na África, a primeira introduzida com a chegada do Islã através dos árabes no norte da África e aquela introduzida pelos europeus (justamente a que estou comentando nesse artigo). A escravidão do Trans-Sahara era profundamente enraizada na cultura islâmica e ainda é praticada nos dias de hoje em países como a Mauritânia por exemplo.

De acordo com meu avô nos dias, nos dias que não existiam o cristianismo e nem os sistemas modernos de governo, na África reis, rainhas e outros líderes comandavam seus impérios como chefes de estado e julgavam casos de acordo com as regras e regulamentações de seus reinos. Aqueles que desobedeciam as leis eram punidos e os que as obedeciam e se sacrificavam pela terra eram generosamente recompensados. No entanto cada terra tinha sua prisão que não eram feitas para abrigar um grande número de criminosos, sendo assim aqueles que matavam eram mortos, os que roubavam tinham que pagar pelo que roubaram, os que dormiam com outras mulheres eram banidos por isso e crianças que desobedeciam os mais velhos também sofriam punições. Meu país Gana, localizado na África Ocidental foi no passado praticamente um quartel general de negócios relacionados a escravidão aonde escravos de diferentes partes do continente eram trazidos e então negociados para embarcarem em caravelas mundo afora.

Quando os estranhos brancos chegaram pela primeira vez, nossos ancestrais não estavam certos de suas reais intenções, então a maioria das comunidades se moveram para bem longe de sua terra natal, mas os homens brancos conseguiram convencer alguns líderes que não chegaram aqui para trazer o mal e sim para trazer boas noticias (Cristianismo e a Bíblia) e também para negociar com o povo local. Alguns chefes ao longo do tempo foram aceitando que os estranhos se alocassem em suas terras, os viajantes brancos então começaram a construir centros missionários usados para rezar e negociar com os nativos. Porém o homem branco posteriormente aumentou o número de centros missionários que foram crescendo até se tornarem igrejas e catedrais, virando assim fortes e castelos que eram usados para abrigar os primeiros escravos que seriam enviados pra fora da África.

Os estranhos brancos inicialmente não perceberam que os nativos não entendiam uma palavra sequer da língua deles, o que tornava a comunicação bem difícil. Para ajudar a quebrar essa barreira o homem branco sugeriu aos líderes tribais cederem algumas pessoas de suas tribos para ensinarem sua língua para facilitar assim a conversa, mas nenhum dos líderes estavam confortáveis e preparados o suficiente para permitir que pessoas do seu povo fossem conviver com os estranhos brancos. Mais tarde alguns líderes tiveram a ideia de ao invés de mandar pessoas da tribo irem conviver com os brancos para aprenderem sua língua, os brancos poderiam levar alguns dos criminosos para escutarem os sermões cristãos e aprenderem a língua deles, visando que era melhor adicionar uma função aos criminosos ao invés de matar todos. Então os líderes tribais negociaram seus prisioneiros em troca de espelhos, garrafas de vinho entre outras coisas trazidas pelos europeus. Foi assim que o homem branco conseguiu seus primeiros escravos. Aqueles nativos (os criminosos) que foram morar e servir os homens brancos em suas fortalezas e castelos e que também aprenderam a língua do brancos se tornaram mediadores de negócios entre os brancos e os africanos pois podiam agora falar as duas línguas, isso ajudou muito a comunicação entre eles.

Como já mencionado antes, os nativos que foram viver com os brancos eram criminosos sentenciados, sendo assim, com a proximidade e ganho de confiança do homem branco, até mesmo como forma de vingança, esses criminosos fizeram a vida dos outros africanos e suas tribos um verdadeiro inferno. Por exemplo, enquanto os brancos os enviavam para cobrarem 5 peças de ouro como taxa, os ex-criminosos agora mediadores cobravam 8 peças, cobrando assim sua própria taxa. Com o tempo esses mediadores foram se tornando tão e até mais poderosos que alguns líderes tribais, em outras palavras, a pregação cristã feita pelo homem branco transformou os criminosos locais em pessoas ainda piores do que eram antes da chegada deles. Como os homens brancos eram os únicos a terem armas de fogo, atiravam em qualquer um que esses ex-criminosos mandassem atirar. Foram eles quem ajudaram o homem branco a ter mais escravos. Os mesmos criminosos condenados a morte em suas sociedades por se comportarem de forma não-africana (desleal e indignamente com membros de suas comunidades).

Os nativos que viviam com os homens brancos os serviam tão bem que os brancos se sentiram a vontade para pedir por mais escravos. E por conta das benesses adquiridas através desses servidores locais, muitos homens brancos levavam alguns deles na volta pra casa. No exterior os estranhos brancos descobriam que seus servidores eram bastante úteis e decidiram voltar para trazer mais deles. Assim o homem branco notou que os poderia usar para trabalharem em suas fazendas e plantations como mão de obra barata e produzindo um lucro maior e voltou decidido a trazer mais servidores locais entre os comerciantes de escravos.

Com esse propósito retornaram e pediram por mais nativos, porém os líderes locais não estavam preparados para ceder pessoas livres para os europeus exceto os criminosos. Em Gana nenhum Ashanti ou povo que vivia no interior da região não queriam ter qualquer tipo de proximidade com os brancos. Na verdade os primeiros brancos a terem contato com o império Ashanti jamais retornaram. No entanto os brancos precisavam de cada vez mais escravos para poderem manter seus lucros, mas não encontravam caminho fácil para isso. Sendo assim começaram a criar inimizades entre as tribos, fazendo acontecer mais guerras tribais e consequentemente produzindo mais prisioneiros de guerras que futuramente se tornariam escravos. E foi exatamente isso que fizeram.

Ao longo do tempo os brancos começaram a armar alguns desses prisioneiros de guerra (e criminosos) para facilitar a captura de mais escravos. Tudo em troca de mais benefícios. Favor note que meu povo nunca esteve pronto pra lhes dar pessoas do nosso próprio povo para serem escravos, mas sim que foram os estranhos brancos que manipularam as pessoas criando confusão entre diversas tribos para gerar diversas guerras tribais com o objetivo de conquistarem mais escravos. Quanto mais conflitos tribais os brancos criavam, mais escravos levavam. Em Gana, por exemplo, porque o império Ashanti era tão poderoso para ser derrotado, os brancos criaram inúmeras divergências entre os Ashanti e suas tribos vizinhas. Chegando a muní-las com armas de fogo afim de facilitar a derrota dos Ashanti. Desse jeito acabaram tirando do trono o Rei Nana Prempeh I e a Rainha Mãe Nana Yaa Asantewaa para poderem controlar e colonizar o ouro e o povo Ashanti.

Por fim, quero retificar que nós africanos não simplesmente vendemos nossos irmãos e irmãs para a escravidão. Fomos ludibriados e manipulados pelos brancos que um dia chegaram a nossas terras e a parte mais dolorosa disso é que alguns de nossos irmãos africanos foram cegos demais para enxergarem o perigo e isso ainda é motivo de muita tristeza.

História da escravidão.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìtàn, s. Mitos, histórias.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti, ti...ti, adj. Ambos... e. Ti èmi ti ìyàwó mi - ambos, eu e minha esposa.
Ti, v. Ter (verb. aux.). Arranhar. Pular. 
Ti, v. interrog. Como. Ó ti jẹ́? - Como ele está.
Ti, adv. pré-v. Já. Indica uma ação realizada.
Ti, àti, conj. E.
Ti, part. pré-v. 1. Usada para indicar o tempo passado dos verbos. Èmi ti máa rìn lálé - Eu costumava caminhar à noite. 2. É usada com báwo ni - como - quando se deseja expressar sentimento e posicionada antes do verbo principal. Báwo ni àwọn ti rí? - Como eles estão?. 
Òwò ẹrú, oko ẹrú; títà àti ríra ènìyàn, s. Escravidão.

Advérbios






1. Aṣọ yẹn pọ́n fò ò
Aquele pano é vermelho brilhante.

Pọ́n, v. Amolar uma faca, afiar. Elogiar, lisonjear, dar importância. Envolver, embrulhar. Ser vermelho, ter um tom avermelhado, ruivo. Estar sujo, obsceno, indecente. Subir, trepar. Amadurecer, estar maduro.

Pọ́n, pupa, adj. Vermelho. De cor encarnada muito viva, que corresponde a um dos limites visíveis do espectro solar; rubro, escarlate, encarnado: sangue.
Yẹn, pron. dem. Aquele, aquela, aquilo.
, v. Voar. Pular. Ignorar.
Fòò, fòòfòò, adv. brilhantemente, replandecente. Profundamente largo, aberto.

2. Ètèe rẹ̀ pọ́n roro.
Os lábios dela são profundamente vermelhos.

Ètè, s. Lábios.

Rẹ̀, ẹ̀, pron. poss. Dele, dela. 
Pọ́n, pupa, adj. Vermelho. De cor encarnada muito viva, que corresponde a um dos limites visíveis do espectro solar; rubro, escarlate, encarnado: sangue.
Ròrò, roro, adv. Usado para intensificar verbos como pọ́n (ser vermelho), dán (brilhar), pupa (ter um tom vermelho, ruivo) e lé (inchar).

3. Àgbálùmọ́ pọ́n rókírókí.

O caimito africano é fortemente amarelo.


Àgbálùmọ́, s. Cereja,  caimito Africano. Tipo de árvore  cujo fruto é denominado ọsàn

Ọsàn àgbálùmọ́, s. Uma fruta.
Pọ́n, pupa, adj. Vermelho. De cor encarnada muito viva, que corresponde a um dos limites visíveis do espectro solar; rubro, escarlate, encarnado: sangue.
Ọsàn, s. Laranja. Um tipo de peixe.
Rókírókí, adv. Profundamente, intensamente, fortemente.


Àgbálùmọ́ (caimito africano)
Resultado de imagem para caimito Africano


4. Ọkùnrin náà ga gògòrò.
   O homem é alto.

Ọkùnrin, s. Homem.

Náà, pron. dem. Aquele, aquela, aquilo.
Náà, art. O, a, os, as. 
Náà, adv. e conj. pré-v. Também, o mesmo.
Ga, v. Ser alto. Promover, exaltar.
Gògòrò, gogoro,  adj. Esbelto.
Ga gògòrò, adj. Alto.

5. Ilée wa ga fío fío.

Nossa casa é muito alta.

Ilé, s. Casa.

Wa, pron. poss. Nosso, nossa.
Ga, v. Ser alto. Promover, exaltar.
Fíofío, adv. Em excesso, demais.

6. Okùn náà  gùn gbọ̀rọ̀-gbọrọ.

A corda é muito longa.

Okùn, s. Corda, barbante.

Náà, pron. dem. Aquele, aquela, aquilo.
Náà, art. O, a, os, as. 
Náà, adv. e conj. pré-v. Também, o mesmo.
Gùn, v. Trepar, montar, copular (animais). Subir, escalar. Suar. Ser longo, ser comprido
Gbọ̀ọ̀rọ̀, adj. Longo, fino, esticado.
Gbọọrọ, gbọ̀ọ̀rọ̀, adv. Extremamente.
Gbọ̀rọ̀, s. Brotos de abóbora.
Gùn gbọ̀rọ̀-gbọrọ, adj.. Muito longo.