terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Teoria da evolução

Bàbá ti èrò ìjìnlẹ̀ ìtànkálẹ̀ ti ìgbàlodé.
Pai da moderna teoria evolucionária.


Àwòrán Khat Hotep


"Al jahiz o pai da moderna teoria evolucionária "


Até a publicação do livro de Charles Darwin - A Origem das Espécies - detalhando a teoria de evolução por seleção natural. O trabalho de Darwin levou rapidamente à aceitação da evolução pela comunidade científica.
"A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.[
A verdade jamais revelada
A história de " Charles Darwin - A Origem das Espécies" como de "Alfred Russel " são plágios descarados e o que nos é ensinado nos colégios é parte da desinformação supremacista de que europeus,Eua e sionistas inventaram as coisas que hoje existem .
Qual a verdadeira origem desta teoria ?
Foi criada 1000 anos antes de Darwin por um cientista islamico/muçulmano chamado Al jahiz e grande parte dos inventos e teorias hoje existentes foram desenvolvidas por islamicos/muçulmanos e nos são apresentadas como se tivessem sido por judeus sionistas, europeus ou americanos.
Al jahiz, pensador,escritor e cientista iraquiano muçulmano já é considerado o verdadeiro pai da moderna teoria evolucionaria.
Ele foi para a casa da sabedoria¹ em 816 durante o governo de al manun e lá ganhou um cargo , onde permaneceu por 50 anos. Apesar dele ter sido realizado em poesia,filosofia,literatura,filologia(estudo de linguas) e literatura, foi em biologia e zoologia que ele fez história.
O trabalho de Al jahiz em "o livro dos animais"(Kitab Al Hayawan) foi a primeira tentativa documentada de explicar a evolução das espécies e como ela é afetada pelo seu ambiente e a luta pela sobrevivência. Passagens chaves do livro incluiram suas observações sobre a seleção natural das espécies :
"Animais engajados numa luta por existência: por recursos, para evitarem serem comidos e para se reproduzirem. Fatores ambientais influenciam organismos para desenvolver novas característicaspara garantir sobrevivência, deste novo os transformando em novas espécies. Animais que sobrevivem para se reproduzir podem passar suas características de sucesso a descendência."
Al jahiz parece também ter dado nos a mais detalhada primeira descrição de cadeias alimentares na natureza que tem relação com a evolução :
"Os mosquitos saem para procurar por sua comida, enquanto eles sabem instintivamente que sangue é a coisa a qual faz eles vivos. Tão logo que eles vêem um elefante , hipopotamo, ou qualquer outro animal, eles sabem que a pele deles tem sido formada para servir como comida....todos os animais, em resumo, não podem existir sem comida, nem pode o animal que está caçando escapar de ser caçado".
Al jahiz também deu uma primeira teoria do determinismo do ambiente,a qual tem relação com a evolução(falando para a região a qual ele estava escrevendo na época, o iraque) :
"... suas gazelas e avestruzes,seus insetos e moscas, suas raposas, ovelhas e jumentos, seus cavalos e seus pássaros são todos negros. Negritude e brancura são em fato causadas pelas propriedades da região, tão bem quanto pela natureza dada por Deus da água e solo e pela proximidade ou afastamento do sol e a intensidade ou suavidade de seu calor "
Existiu um "pre-evolucionista" islâmico, al-Nazzam, que já tinha debatido alguma ideia em relação a isso dandos os primeiros passos antes do al jahiz, porém foi al jahiz o primeiro a formular a teoria.

By: Khemet a Historia Africana
Àwòrán Khat Hotep


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Bàbá, baba, s. Pai, papai, mestre.
Èrò ìjìnlẹ̀, s. Teoria.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti ìgbà ìsisìyí, ti ìgbàlodé, adj. Moderno.
Àṣà ìgbàlodé, s. Moda, modernidade.
Ìtànkálẹ̀ìfihànìtúsílẹ̀, s. Evolução. 
Ìtànká, ìtànkálẹ̀, s. Extensão, alastramento. 
Ìtẹ̀síwájú, s. Progresso, predisposição para melhora, ato ou estado de se mover para a frente.
Ẹ̀mí ìtẹ̀síwájú, ẹ̀mí ìlọsíwájú, s. Evolução espiritual.
Ìṣeìtànkálẹ̀, s. Evolucionismo.