Ìṣeọ̀rọ̀ẹ̀kọ́ (pedagogia)
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: FILOSOFIA E HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
| 
2º SEMESTRE | 
ATIVIDADES/ 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM | 
| 
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO | ||
| 
01 e 09 - Localizar informações explícitas em um texto.  | 
Leitura
  e Análise de Texto, presente em praticamente todas as atividades do v. 2.  
-
  questões propostas após a leitura dos textos; 
-
  perguntas que orientam a pesquisa. | 
Em Filosofia, além da informação
  explícita é necessário investigar, explorar o que mais ela suscita no plano
  subjetivo. 
Sondar,
  sempre a partir do diálogo com os alunos, o que trazem do senso comum, de sua
  vivência, para depois iniciar a construção filosófica. 
Problematizar,
  relacionando o contexto filosófico com o contexto atual é interessante. Pode-se,
  além de oferecer algumas perguntas que orientam as propostas de pesquisa,
  sugerir que os alunos elaborem outras. | 
| 
02 e 15 - Estabelecer relações entre textos verbais e não
  verbais.  | 
O caderno do aluno é repleto de textos
  verbais, mas como o tema geral é a reflexão crítica sobre a Filosofia
  Política, pode-se inserir o uso de charges, tirinhas e outras imagens (cf.
  anexo que contém sugestões desse gênero textual). | 
No
  trabalho textos verbais que expressam o pensamento de filósofos, é importante
  resgatar o contexto que produziram os textos (historicidade), bem como a sua
  intertextualidade (como os textos dialogam: pontos comuns e divergentes,
  verbais e não verbais). 
Já
   com textos não verbais propriamente,
  como imagens principalmente, é interessante deixar que os alunos as explorem
  primeiro, para, num momento seguinte, estabelecer as relações. | 
| 
05 e 16 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.  | 
Nos títulos dos textos para análise e
  interpretação, em praticamente todas as SAs. | 
Em todos os textos sugeridos para análise e
  interpretação, pode-se propor a inferência a partir dos títulos dos mesmos.
  Pode-se anotar no quadro palavras e/ou expressões sugeridas pelos alunos e,
  ao final, voltar a elas para constatar o que se confirma ou não.  
Vale aqui o uso dos dicionários da língua
  materna e/ou filosóficos para complementar as inferências dos alunos. | 
| 
08 e 24 - Identificar vocábulos ou expressões que
  substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões presentes no texto.
   | 
Pesquisas
  em dicionários comuns, dicionários de Filosofia, internet..., muito
  recorrente neste volume. | 
No
  trabalho com sinonímias, é importante associar os vocábulos desconhecidos a
  uma situação, um fato,  um objeto ou
  expressão que faça sentido ao aluno. Peça que eles façam sempre essa
  associação, pois isso facilita a assimilação do sentido e significado dos
  vocábulos. Isso vale para a atualização de textos e contextos filosóficos
  para os dias atuais. | 
| 
13 e 20 - Inferir informações implícitas em um texto
  (tema/assunto principal).  | 
Em
  atividades de leitura e interpretação de textos. | 
Valorizar
  a sondagem em torno do tema central do texto, valendo-se do diálogo com os
  alunos. Pode-se usar aqui a técnica de anotar palavras ou expressões, bem
  como frases curtas no quadro, para que após a leitura e interpretação dos
  textos, se faça a verificação do que se confirmou ou não. 
Também
  em imagens (charges, tirinhas) as informações implícitas se fazem presentes.
  Utilize esse recurso para concluir uma temática. | 
| 
2º SEMESTRE | 
ATIVIDADES/ 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM | 
| 
2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO | ||
| 
01 e 12 - Estabelecer relações entre textos verbais e não
  verbais.  | 
Imagens, cartaz e quadro: SA7. 
Como no volume 2 predominam textos verbais,
  utilizar charges, tirinhas, notícias de jornal com imagens, pois as temáticas
  são: ética, liberdade, autonomia, alienação... | 
No
  trabalho textos verbais que expressam o pensamento de filósofos, é importante
  resgatar o contexto que produziram os textos (historicidade), bem como a sua intertextualidade
  (como os textos dialogam: pontos comuns e divergentes, verbais e não verbais). 
Já
   com textos não verbais propriamente,
  como imagens principalmente, é interessante deixar que os alunos as explorem
  primeiro, para, num momento seguinte, estabelecer as relações. | 
| 
02 e 18 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em
  um texto.  | 
Nos títulos dos textos para análise e
  interpretação, em praticamente todas as SAs. | 
Em todos os textos sugeridos para análise e
  interpretação, pode-se propor a inferência a partir dos títulos dos mesmos.
  Pode-se anotar no quadro palavras e/ou expressões sugeridas pelos alunos e,
  ao final, voltar a elas para constatar o que se confirma ou não.  
Vale aqui o uso dos dicionários da língua
  materna e/ou filosóficos para complementar as inferências dos alunos. | 
| 
06 e 16 - Inferir informações implícitas em um texto:
  tema/assunto principal.  | 
Em
  atividades de leitura e interpretação de textos. | 
Valorizar
  a sondagem em torno do tema central do texto, valendo-se do diálogo com os
  alunos. Pode-se usar aqui a técnica de anotar palavras ou expressões, bem
  como frases curtas no quadro, para que após a leitura e interpretação dos
  textos, se faça a verificação do que se confirmou ou não. 
Também
  em imagens (charges, tirinhas) as informações implícitas se fazem presentes.
  Utilize esse recurso para concluir uma temática. | 
| 
09 e 22 - Localizar informações explícitas em um texto. | 
Leitura
  e Análise de Texto, presente em praticamente todas as atividades do v. 2.  
-
  questões propostas após a leitura dos textos; 
-
  perguntas que orientam a pesquisa. | 
Investigar, explorar, aprofundar
  sobre as informações explicitas trazidas por um texto, bem como relacioná-las
  com outros contextos, amplia o sentido filosófico. 
Sondar,
  sempre a partir do diálogo com os alunos, o que trazem do senso comum, de sua
  vivência, para depois iniciar a construção filosófica. 
Problematizar,
  relacionando o contexto filosófico com o contexto atual é interessante.
  Pode-se, além de oferecer algumas perguntas que orientam as propostas de
  pesquisa, sugerir que os alunos elaborem outras. | 
| 
17 e 23 - Estabelecer relações entre a tese e os argumentos
  para sustentá-la.  | 
Nas sínteses após leitura e análise de
  textos (“o que você aprendeu”) na maioria das SAs do volume 2. | 
Conforme as orientações para o volume 2 que
  constam no caderno do professor, p. 7, “... desafiar os alunos a argumentar
  acerca de seus valores, das suas escolhas e concepção de liberdade, abordando
  também as consequências que tais escolhas podem trazer”. | 
| 
2º SEMESTRE | 
ATIVIDADES/ 
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM | 
| 
3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO | ||
| 
01 e 18 - Reconhecer a presença de valores culturais e/ou
  sociais e/ou humanos em contextos literários. | 
SA5, em especial. 
SA7, lição de casa | 
 A
  abordagem dos temas, como: ciência, liberdade, literatura e felicidade deve
  resgatar a tradição filosófica, naquilo que possibilita ao aluno compreender
  o percurso do pensamento filosófico nos vários contextos (tradição, cultura,
  moral) e a sua atualidade. | 
| 
03 e 24 - Reconhecer os usos da norma padrão e de outras
  variedades linguísticas em diferentes situações de uso social.  | 
SA1,
  SA5, SA6 | 
Em todos os textos em que é solicitado
  comparar a análise filosófica e a proposta do senso comum. | 
| 
04 e 19 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma
  informação na comparação de textos que tratam de um mesmo tema.  | 
SA1 (na diferenciação de um texto
  filosófico de um científico) | 
Na comparação do texto filosófico com
  demais tipos de textos (científico, religioso, literário...) | 
| 
06 e 12 - Identificar os argumentos em um texto.  | 
Todos os textos para análise e
  interpretação. | 
Habilidade específica do “pensar
  filosófico”. | 
| 
07 e 09 - Reconhecer os elementos constitutivos da
  organização de um gênero textual (artigo de opinião, dissertação escolar,
  poema/letra de música).  | 
SA2, no desafio, p.19. 
SA4, lição de casa, 3, p. 48 
SA7, p.85 | 
O volume 2 destaca a importância da
  dissertação como “ocasião privilegiada para o exercício da reflexão
  filosófica”, em várias SAs. | 
| 
02 e 10 - Reconhecer os elementos estruturais da narrativa
  (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos
  fatos).  | 
SA3, “lição de casa”, p.34. | |
| 
11 e 21 - Identificar a tese de um texto argumentativo.  | 
SA2, em “Você Aprendeu?”,2, p. 26. 
SA3, leitura e análise de texto, p. 35ss. 
SA5, ativ 3, p. 50 | 
Para exercitar a busca de argumentos,
  enfatizar primeiro a idéia central do texto ou do pensamento do filósofo em
  questão. | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário