segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Racismo - ok

                                                        Racismo

  Olùkọ́ Orlandes.


  Estou muito preocupado com genocídio das etnias guarani-kaiowá, tupinambá e de jovens negros no Brasil. As balas deste genocídio percorrem um longo caminho, que vai de Brasília (presidência da república, justiça federal, bancadas ruralista e evangélica) até os territórios indígenas e favelas. Neste percurso, as balas são colocadas em armas de homens pobres, alienados e banais (pistoleiros e policiais) para assassinar pessoas pobres de outras etnias ( negros e indígenas) com a finalidade de promover  interesses econômicos e políticos de homens ricos e brancos ( latifundiários, agronegócio e burguesia capitalista).



1 - Ìṣẹlẹ́yàmẹ̀yà = racismo.


A) RACISMO segundo Carlos Moore

      Não é nada mais que um sistema de poder que cria ideologias, que determina onde vão ser concentrados os recursos e como eles serão divididos. O RACISMO é feito, unicamente, para isso. O resto é conversa fiada.

B) RACISMO segundo Albert Memmi

    Valorização, generalizada e definitiva, de diferenças biológicas, reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.











2 - Ìkóríra, Ìkórìíra = ódio.





3 - Ìṣojúsàájú = parcialidade, favoritismo, xenofobia.








4 - Racista Aláìfẹ́irúẹ̀mọẹnìkéjì.



Fazendeiros racistas da África do Sul




Guerra aos Guarani-Kaiowá é declarada no Mato Grosso do Sul (Brasil).




Genocídio da população negra do Brasil
1800402_251492088358317_2082410252_n

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Islamismo - ok

                  Islamismo 

Kùránì = Alcorão (livro sagrado do islão)






Ìjẹ́ẹ̀rí  ìgbàgbọ́= A shahada (do árabe: الشهادة, "testemunho") é a profissão de fé dos muçulmanos e o primeiro dos cinco pilares do Islamismo (arkan al-Islam).




 ÌrunO Salá, Salat ou Salah refere-se às cinco orações públicas que cada muçulmano deve realizar diariamente, voltado para Meca. Há cinco salás diários. É um dos Cinco Pilares do Islão. 



Àwẹ̀ = Sawm (jejum)




Ìṣọrẹ = Zakat ( caridade).  



Ìrìnàjò, hájì Peregrinação a Meca





Ànábì = profeta





Ẹ̀sìn Islàm, ìmàle= Islão, islamismo.




Mẹ́kkà = Meca





Ọ̀kanlọ̀kan Ọlọ́run = Tawhid ( árabe : توحيد ), doutrina da Unidade de Deus, monoteísmo, unicidade de Deus, crença em um único Deus.





Mọ̀láíkà = mesquita.



Àwọn Òpó Márùún Ìmàle = Cinco pilares do Islamismo.



Ẹ̀sìn ìmàle àti àwọnẹ̀sìn yìókù = Islã e outras religiões.









Mùsùlùmí = muçulmano.




Fátímọ̀ ọmọ Mùhammédù = Fátima (filha de Maomé).


Mesmo no islamismo as mulheres parecem ter tido participação ativa, como no caso da mulher de Maomé e de sua filha Fátima. Fonte: Scoreful



Mùhammédù = Maomé




Káábà = Caaba é uma construção cuboide reverenciada pelos muçulmanos na mesquita sagrada de al Masjid al-Haram em Meca, e é considerado pelos devotos do Islã como o lugar mais sagrado do mundo.





Èdè Lárúbáwá,  èdè Àrábíìkì = língua árabe.






Ọdún Iléyá = Festa do Sacrifício.



domingo, 31 de agosto de 2014

Biografia - ok

Ìgbésíayé (biografia)

1- Olórí orílẹ̀-èdè =  chefe de Estado
 
Nelson Mandela
Nelson Mandela on his 90th birthday in 2008.


Ààrẹ ilẹ̀ Gúúsù Áfríkà - Presidente da África do Sul
 Lórí àga (Madato): 27 de abril de 1994
a 16 de junho de 1999.
Asíwájú (Antecessor): Frederik Willem de Klerk.
Arọ́pò (Sucessor): Thabo Mbeki.

Ẹ̀kúnrẹ́rẹ́ ( esboço, detalhes da vida)

Ìbí ( nascimento): 18 de julho de 1918 Mvezo, Cabo Oriental. 
Aláìsí (morto): 5 de dezembro de 2013 (95 anos)
Joanesburgo, Gauteng.
Ọmọorílẹ̀-èdè ( nacionalidade): Sul-Africano.
Ẹgbẹ́ olóṣèlú ( partido político): Congresso Nacional Africano
Tọkọtaya pẹ̀lú (Cônjuge): Evelyn (1944-1957), Winnie (1957-1996), Graça Machel (1998-2013)
Ibùgbé (Residência): Joanesburgo.
Ẹ̀sìn (Religião): Metodista
Ìtọwọ́bọ̀wé ( assinatura):


2- Oníṣọ̀nà =  artista  



3- Òṣeré = Ator 


Morgan Freeman



4- Onímọ̀sáyẹ́nsì  = cientista 


Ahmed H. Zewail




5- Amòye = filósofo 





6- Olóṣèlú  = político 





7- Olùkọ̀wé = escritor 

 

8- Oníṣòwò = Empresário




O empresário Aliko Dangote, dono da maior fabricante de cimento da África, é uma celebridade na Nigéria, seu país de origem.



Saúde

                        Ìlera (saúde)





Ìdárayá = exercício 






 Amáralókun  =  nutriente 




Ìtọ́jú ìlera =  assistência médica 




Àrùn = doença, indisposição.





Ọ̀rọ̀-àjàkálẹ̀àrùn = Epidemiologia




Cultura

 Àṣà (cultura)

Lítíréṣọ̀ = literatura







Eré-ìdárayá = desportos

   


 Fílmù = cinema 





Orin = música

 




Tíátà = teatro  




 Ìṣeròyìn = jornalismo  





Tẹlifísàn = televisão  






 Rédíò = rádio



sábado, 30 de agosto de 2014

Glossário temático

1- Àṣà (cultura)

Lítíréṣọ̀ = literatura
Eré-ìdárayá = desportos                                          Fílmù = cinema                                                        Orin = música                                                          Tíátà = teatro                                                           Ìṣeròyìn = jornalismo                                              Tẹlifísàn = televisão                                                 Rédíò = rádio

2- Ìlera (saúde)


Ìdárayá = exercício                                                 Amáralókun  =  nutriente                                      Ìtọ́jú ìlera =  assistência médica 
Àrùn = doença, indisposição.
Ọ̀rọ̀-àjàkálẹ̀àrùn = Epidemiologia

3 - Àwùjọ (Sociedade)

Ẹbí = família
Fàájì = entretenimento
Òfin = direito
Ọ̀rọ̀-òkòwò, ìṣiṣẹ́òkòwò= economia
Ìnáwó = Finança
Ìṣèlú = política
Ọ̀rọ̀-àwùjọ, Ìṣeọ̀rọ̀àwùjọ = sociologia
Ènìyàn = pessoas, povo
Ẹ̀kọ́ = educação
Ìmòye = filosofia

4 - Mathimátíkì (matemática)

Áljẹ́brà Álgebra
Ìtúwò mathimátíìkì = análise matemática
Ìṣírò = aritmética
Ìṣedọ́gba = equação
Jẹ́ọ́mẹ́trì = geometria
Nọ́mbà = número
Tẹ̀ọ́rẹ́mù = teorema
Ọgbọ́n = Lógica

5 - Ìtàn (história)

Ogun = guerra
Orílẹ̀-èdè tẹ́lẹ̀ = Estado extinto
Ilẹ̀ọbalúayé = império
Ọ̀rọ̀-ayéijọ́un = texto antigo

6 - Ẹ̀sìn àti ìgbàgbọ́ (religião e fé)

Ẹ̀sìn Yorùbá = religião yorubá
Kandomblé = candomblé
Santería = santeria
Baháí = fé bahá'í
Ìṣehíndù = hinduísmo
Shinto = xintoísmo
Ìmàle = islamismo
Ẹ̀sìn Krístì = cristianismo
Ìṣebúddhà = budismo

7 - Tẹknọ́lọ́jì (tecnologia)

Iṣẹ́ẹ̀rọ = engenharia
Internet = internet
Àfigbébánisọ̀rọ̀ = telecomunicação
Kọ̀mpútà = computador

8 - Sáyẹ́nsì (ciência)

Ìtòràwọ̀ =   Astronomia                                          Físíksì = física
Òfurufú = espaço
Ọ̀gbìn = Planta
Sáyẹ́nsì kọ̀mpútà = ciência da computação
Ìwòsàn = medicina
Àdánidá = natureza
Kẹ́místrì = química
Bàíọ́lọ́jì = biologia

9 - Jẹ́ọ́gráfì (geografia)

Ayé  =  terra                                                          Adágún  = lago                                                    Orílẹ̀-èdè  = país                                                      Òkun = oceano                                                      Orílẹ̀  = continente                                                 Ìlú  = Cidade                                                            Áfríkà = África                                                       Ásíà = Ásia                                                               Europe = Europa                                                   Gúúsù Amẹ́ríkà = América do Sul                       Àríwá Amẹ́ríkà = América do Norte
Oṣéáníà = Oceania
Antárktìkà Antártida, Antártica

10 -  Ìgbésíayé (biografia)

Olórí orílẹ̀-èdè = chefes de Estado                        Oníṣọ̀nà =  artista                                                    ÒṣeréAtor                                                            Onímọ̀sáyẹ́nsì  = cientista                                       Amòye = filósofo                                                     Olóṣèlú  = político                                                   Olùkọ̀wé = escritor                                                 OníṣòwòEmpresário






sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Avaliação

Àwọn irú ìdíyelé.
Tipos de avaliação.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, prep. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Irú, s. Tipo, espécie, gênero, raça.
Ìdíyelé, s. Ato de estimar o valor de, avaliação.





  Tipos de Avaliação
 
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS VÁRIOS TIPOS DE AVALIAÇÃO
 
 
TIPOS DE AVALIAÇÃO
 
 
 
DE DIAGNÓSTICO
 
FORMATIVA
SUMATIVA
Finalidades
- Obter indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno).

- Determinar a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano.

- Determinar as causas subjacentes de dificuldades de aprendizagem.
- "Feed-back" ao professor e ao aluno relativamente ao progresso deste.

- Detectar os problemas de ensino e aprendizagem.

 
 



- Classificar os alunos no final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino; período, ano, etc.).
 
 
 





Utilização
- No início de uma unidade de ensino, período ou ano lectivo.

- Durante todo o processo de ensino-aprendizagem quando o aluno revela insistentemente incapacidade para aproveitar o ensino formal.
- Durante o processo de ensino-aprendizagem.
 
 
 
 





- No final de um período relativamente longo (por exemplo, unidade de ensino; período, ano, etc.).
 
 




Objectivos sobre que incide a avaliação

- Cada objectivo importante da unidade.

- Uma amostragem representativa dos objectos considerados.
Aspectos a que a avaliação dá ênfase
- As aptidões, interesses, etc., que são julgados necessários (pré-exigidos ou desejáveis relativamente aos objectivos a atingir.
 
 
 







- Resultados da aprendizagem relativamente aos objectivos.

- Comparação dos diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno.

- Processo de ensino-aprendizagem que permitiu os resultados obtidos.

- Causas dos insucessos de aprendizagem.
- Resultados de aprendizagem relativamente aos objectivos.
 
 
 
 








Informação
- Informação global relativamente às capacidades detectadas.

- Descrição pormenorizada das capacidades reveladas.
 
 
- Apreciação relativamente a cada objectivo.

- Identificação, se possível, das origens das dificuldades observadas.

- Geralmente global visando uma classificação ou nota.

- Poder-se-á também considerar uma apreciação relativamente a cada objectivo.
Tipos de instrumentos
- Instrumentos de diagnóstico.
 
 
- Instrumentos formativos especialmente concebidos.
- Provas finais ou sumativas.
 
 
Adaptado de PROENÇA, Maria Cândida, Didáctica da História, Lisboa, Universidade Aberta, 1989, pp. 148-150 e de MASACHS, Roser Calaf; CASARES, M. Ángeles Suárez e FERNÁNDEZ, Rafael Menéndez, Aprender a Enseñar Geografía, Barcelona, Oikos-Tau, 1997, pp. 181-195