terça-feira, 2 de março de 2021

Animismo

 Ǹjẹ́ àgbáálá ayé ní ẹ̀rí ọkàn? 

Será que o universo tem consciência?


      Ìgbàgbọ́ pé ẹ̀mí wà nínú ohun gbogbo (animismo)

           No animismo africano, um só espírito está por dentro de tudo que existe e cada ser que nasce traz consigo uma partezinha do espírito universal (Deus). Os animistas são ambientalistas, tratam tudo com carinho e respeito e pedem desculpas aos deuses da floresta para cortar uma árvore e matar um animal. Eis algumas das 42 confissões negativas do Antigo Egito que reforçam valores ambientalistas e facilitam nosso êxito ao reunir-se à fonte: não saqueei os neteru, não desperdicei a terra fértil, não me contaminei, não sujei a água, nunca amaldiçoei os neteru (deuses).

     Àwọn àbá èrò orí tí ń bọ imọlẹ̀ (teorias animistas) 

        Segundo Fred Alan Wolf, o universo todo está vivo e, devido à conexão de Einstein há, na verdade, um só todo indiviso. Quando duas partículas ficam entrelaçadas (não-localidade quântica, conexão de Einstein), elas se comportam como se estivessem coordenadas entre si, como se estivessem "trocando informações" à distância. O ser humano sempre desejou unir-se com Deus, talvez essa unidade esteja relacionada com a conexão quântica (conexão de Einstein). 

       Para Leonardo Boff , o universo está pleno de espírito porque é interativo, pan-relacional e criativo.  Desta perspectiva não há entes inertes, não há matéria morta, se contrapondo aos seres vivos. Todas as coisas, todas as entidades (de partículas subatômicas a galáxias) participam de certo modo do espírito, da consciência e da vida. Todos os seres vivos do nosso planeta estão interligados, de uma forma ou de outra e que sugere que somos todos parte de um único organismo vivo. 

     Outra teoria animista é a hipótese Gaia de James Lovelock. Segundo esta hipótese, o planeta Terra é um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos, um organismo capaz de se autorregular. De acordo com esta hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilibrio e em condições propícias de sustentar a vida.


Tó o bá fẹ́ ìsọfúnni síwájú sí i - Se você precisar de mais informações:


https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/04/o-universo-tem-consciencia-quem-diz-isso-e-um-polemico-modelo-matematico.htm

https://www.youtube.com/watch?v=UzViV5XYZYU

https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIOESTE-1_68754c9b445c6bbba6cc53e33073ac42

https://www.eusemfronteiras.com.br/consciencia-cosmica-a-nova-etapa-evolutiva-da-humanidade/


Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò, àkójọ ọ̀rọ̀ tí ò ń lò lójoojúmọ́, àwọn àkànlò ọ̀rọ̀, àwọn àkànlò èdè, ọ̀rọ̀ tó máa ń sọ, àkànlò èdè lọ́nà tó gún régé (vocabulário).


Nwọ́n, pron. pess. Eles, elas. Expressa uma ação que não é creditada a nenhuma pessoa em particular.

Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.

Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.

Wọn, pron. poss. Deles, delas.

Ǹjẹ́, part. interrog. Será que? Forma reduzida de hunjẹ́.

Ṣé, ǹjẹ́, part. interrog. Será que?. Inicia uma frase interrogativa quando exigem respostas sim (bẹ́ẹ̀ni, ẹ́n) ou não (bẹ́ẹ̀kọ́, rárá, ẹ́n-ẹ́n). Ṣé o mọ ọ̀nà? - Você conhece o caminho?  Rárá, èmi kò mọ̀ - Não, eu não conheço.

Àgbáyé, agbáiye, àiyé, ayé, gbogbo ẹ̀dá, ayégbogbo ẹ̀dáàgbáyé, s. O mundo inteiro, universo. 
Àgbáálá ayé, s.  Universo. Àgbáálá ayé wa yìí ní ìbẹ̀rẹ̀ - O Universo teve um começo.
Àgbáálá ayé ti àwòrán ẹlẹya mẹ́ta, àgbáyé ti àwòrán ẹlẹya mẹ́ta, s. Universo holográfico.

Ń, adv. pré-verbal. O prefixo "ń" no verbo indica não só uma ideia presente como uma ação que esteja ocorrendo, em desenvolvimento (gerúndio). Pela sua função, é equivalente ao verbo auxiliar estar em português.
, prep. No, na, em.  Usada para indicar o lugar em que alguma coisa está. Indica uma posição estática.
L, pref. No, na, em. Forma modificada da palavra ní (no, na, em) quando seguida de palavra iniciada por vogal diferente de i. Quando a vogal inicial do substantivo não é i, a consoante n da preposição (ní) se transforma em l, e a vogal i toma forma de vogal do substantivo posterior. Mas se a vogal do substantivo é i, ela é eliminada. Ní àná ( l'ánàá ). Ní ilé (ní'lé).
, part. enfática. Usada na construção de frases, quando o verbo tiver dois objetos, o segundo objeto é precedido por " ní".
, v. Ter, possuir, dizer.Transportar carga em um barco ou navio. Ocupar, obter, pegar.
Ni, v. Ser, é.
, pron. dem. Aquele, aquela. Requer alongamento da vogal final da palavra que o antecede somente na fala. Ex.: Fìlà ( a ) nì = aquele chapéu.

Ìmọ̀, s. Conhecimento.

Àkíyèsí, ìkiyèsí, s. Observação, comentário, prefácio.

Ọkàn, s. Coração, espírito, consciência. Ânimo exterior , representado pelo coração. É a base da emoção e da energia psíquica. Egúngún (eégún, égún) é a alma forte do corpo físico (espírito ancestral) que se manifesta em rituais  específicos.  Wọn sọ pe ara nku ṣugbọn ọkan kii kú - Dizem que o corpo morre, mas a alma não morre.

Inú ọkàn, èrò inú, èrò orí, s. Psiquê (alma, espírito, mente, entendimento).

Ẹ̀mí, s. Alma. vida representada pela respiração. 

Ẹ̀rí ọkàn, s. Consciência.

Ẹ̀rí-ọkàn kùátọ̀mù, ẹ̀rí-ọkàn kúántù, s. Consciência quântica.

Ìfura, s. Suspeita, dúvida. Premonição, percepção extrassensorial, intuição.

Ẹ̀rí-ọkàn ti gbogbo ẹ̀dá, s. Consciência cósmica. É a capacidade de sentir e estar consciente dos acontecimentos em uma escala universal.

Ẹ̀rí-ọkàn tó ṣètò àgbáálá ayé náà, s. A consciência que governa o universo.

Àwọn agbára èrò orí, s. Faculdades da mente. Agbára èrò orí yín - Seus poderes mentais (suas faculdades mentais).

Èrò inú àti ọkàn jọ ń ṣiṣẹ́ pọ̀ ni, s. Interação mente-coração.

Ọkàn tí kì í kú, s. Alma imortal.