sexta-feira, 18 de novembro de 2022

- Imperadores romanos de origem africana

Àwọn olú-ọba Róòmù tí wọ́n ṣẹ̀ wá láti ilẹ̀ Áfíríkà.

Imperadores romanos de origem africana.

1- Pescênio Níger (193-194)

O nome "Níger" significa "negro", um cognome que coincidentemente contrastava com o de um de seus rivais em 194, Clódio Albino, cujo cognome Albino (Albinus) significa "branco". De acordo com a pouco confiável História Augusta, ele recebeu-o porque seu pescoço era negro.

2. A dinastia Severa.

A dinastia severa foi uma dinastia que governou o Império Romano entre 193 d.C. e 235 d.C.. A dinastia foi fundada pelo general africano Septímio Severo, que subiu ao poder durante a guerra civil de 193, conhecido como o ano dos cinco imperadores.


2.1. Septímio Severo  (193 - 211)

Etnia: de ascendência púnica e berbere.

2.2. Caracala (198 - 217)

Ficou conhecido pelo Édito de Caracala em 212 d.C., em que decretou que todos os habitantes livres do Império Romano, onde quer que vivessem, eram cidadãos romanos. 

2.3. Públio Sétimo Geta (209 - 211)

Interrupção: Marco Opélio Macrino (217 - 218)

Reinou em conjunto com seu jovem filho Diadumeniano. Macrino era por origem berbere da Mauritânia Cesariense.

2.4. Heliogábalo (218 - 222)

Imperador romano de origem siríaca, membro da dinastia dos Severos que governou o Império Romano de 193 a 235 da era comum.

2.5. Alexandre Severo (222 - 235)

Foi o último dos imperadores da dinastia dos Severos.

Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò (vocabulário), àwọn ọ̀rọ̀ tá a sábà máa ń sọ ( palavras comuns), àwọn ọ̀rọ̀ tá a sábà máa ń lò (palavras que usamos frequentemente), àkójọ ọ̀rọ̀ tá à ń lò lójoojúmọ́ (vocabulário do dia a dia), àlàyé ọ̀rọ̀, àlàyé àwọn ọ̀rọ̀ (glossário), àkójọ ọ̀rọ̀ (glossário, lista de palavras), àkójọ ọ̀rọ̀ púpọ̀ lágbárí (uma grande lista de palavras na cabeça), àkópọ̀ wóróhùn ọ̀rọ̀ dídára tí o mọ̀ (uma coleção de boas palavras que você conhece). 


Nwọ́n, pron. pess. Eles, elas. Expressa uma ação que não é creditada a nenhuma pessoa em particular.

Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.

Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.

Wọn, pron. poss. Deles, delas.

Àwọn olú-ọba Róòmù, s. Imperadores romanos.

Tó ṣẹ̀ wá láti ilẹ̀ Áfíríkà, adj. Que veio da África.