Nome Nº Série
Prova de filosofia
1. Em sua obra Política, Aristóteles afirma que:
A) a linguagem permite ao homem exprimir em comum as noções de bem e mal, justo e injusto.
B) os governantes da pólis, cuja finalidade é o bem comum, devem ser virtuosos porque refletem a virtude dos cidadãos.
C) a comunidade política é anterior às famílias e aldeias, do ponto de vista ontológico, mas, do ponto de vista lógico e cronológico, é posterior.
D) a aristocracia é a melhor forma de governo por permitir que os melhores homens conduzam a cidade.
2. O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos.
Nesse mito, o
A) fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.
B) homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.
C) roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.
D) principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a fé e a teologia.
3. Leia o texto para responder à questão.
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
A) oligarquia.
B) república.
C) plutocracia.
D) monarquia.
E) democracia.
4. Para Platão, no livro IV da República, a justiça, na cidade ideal,
Baseia-se no princípio em virtude do qual cada membro do organismo social deve cumprir, com a maior perfeição possível, a sua função própria. Tanto os ‘guardiões’ como os ‘governantes’ e os ‘industriais’ têm a sua missão estritamente delimitada, e se cada um destes três grupos se esforçar por fazer da melhor maneira possível o que lhes compete, o Estado resultante da cooperação destes elementos será o melhor Estado concebível. (JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 556.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Platão, assinale a alternativa correta.
A-) A cidade, de origem divina, encontra sua perfeição quando reina o amor verdadeiro entre os homens, base da concórdia total das classes sociais.
B) A justiça, na cidade ideal, consiste na submissão de todas as classes ao governante que, pela tirania, promove a paz e o bem comum.
C) A cidade se torna justa quando os indivíduos de classes inferiores, no cumprimento de suas funções, ascendem socialmente.
D) Na cidade ideal, a justiça se constitui na posse do que pertence a cada um e na execução do que lhe compete.
E) A justiça, na cidade ideal, manifesta-se na igualdade de todos perante a lei e na cooperação de cada um no exercício de sua função.
5. Quem deve ser o governante, segundo Platão?
A) o rei.
B) o sábio.
C) o eleito democraticamente.
D) o mais forte do poder militar.
E) o sacerdote.
Prova de filosofia
1. Em sua obra Política, Aristóteles afirma que:
A) a linguagem permite ao homem exprimir em comum as noções de bem e mal, justo e injusto.
B) os governantes da pólis, cuja finalidade é o bem comum, devem ser virtuosos porque refletem a virtude dos cidadãos.
C) a comunidade política é anterior às famílias e aldeias, do ponto de vista ontológico, mas, do ponto de vista lógico e cronológico, é posterior.
D) a aristocracia é a melhor forma de governo por permitir que os melhores homens conduzam a cidade.
2. O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos.
Nesse mito, o
A) fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.
B) homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.
C) roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.
D) principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a fé e a teologia.
3. Leia o texto para responder à questão.
Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
Os argumentos de Platão, filósofo grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
A) oligarquia.
B) república.
C) plutocracia.
D) monarquia.
E) democracia.
4. Para Platão, no livro IV da República, a justiça, na cidade ideal,
Baseia-se no princípio em virtude do qual cada membro do organismo social deve cumprir, com a maior perfeição possível, a sua função própria. Tanto os ‘guardiões’ como os ‘governantes’ e os ‘industriais’ têm a sua missão estritamente delimitada, e se cada um destes três grupos se esforçar por fazer da melhor maneira possível o que lhes compete, o Estado resultante da cooperação destes elementos será o melhor Estado concebível. (JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 556.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Platão, assinale a alternativa correta.
A-) A cidade, de origem divina, encontra sua perfeição quando reina o amor verdadeiro entre os homens, base da concórdia total das classes sociais.
B) A justiça, na cidade ideal, consiste na submissão de todas as classes ao governante que, pela tirania, promove a paz e o bem comum.
C) A cidade se torna justa quando os indivíduos de classes inferiores, no cumprimento de suas funções, ascendem socialmente.
D) Na cidade ideal, a justiça se constitui na posse do que pertence a cada um e na execução do que lhe compete.
E) A justiça, na cidade ideal, manifesta-se na igualdade de todos perante a lei e na cooperação de cada um no exercício de sua função.
5. Quem deve ser o governante, segundo Platão?
A) o rei.
B) o sábio.
C) o eleito democraticamente.
D) o mais forte do poder militar.
E) o sacerdote.