domingo, 13 de setembro de 2015

Ìdánwò mẹ́ta (ọdún kẹ́ta)

1Filọ́sọ́fi ayéijọ́un. Plato (Ìṣèlú). 
Filosofia antiga. Platão (Política). 
                                                       


2.Jean-Jacques Rousseau

Nascido em Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.



1. O estado de natureza





2. Contrato social







3. Civilização









Nome                                                                          N°                Série


                                           Prova de Filosofia


1. Segundo Platão, as opiniões dos seres humanos sobre a realidade são quase sempre equivocadas, ilusórias e, sobretudo, passageiras, já que eles mudam de opinião de acordo com as circunstâncias. Como agem baseados em opiniões, sua conduta resulta quase sempre em injustiça, desordem e insatisfação, ou seja, na imperfeição da sociedade.


Em seu livro A República, ele, então, idealizou uma sociedade capaz de alcançar  a perfeição, desde que seu governo coubesse exclusivamente


a) As guerreiros, porque somente eles teriam força para obrigar todos a agirem corretamente.

b) Aos tiranos, porque somente eles unificariam a sociedade sob a mesma vontade.
c) Aos mais ricos, porque somente eles saberiam aplicar bem os recursos da sociedade.
d) Aos demagogos, porque somente eles convenceriam a maioria a agir de modo organizado.
e) Aos filósofos, porque somente eles disporiam do conhecimento verdadeiro e imutável.

2. “Poder-se-ia [...] acrescentar à aquisição do estado civil a liberdade moral, única a tornar o homem verdadeiramente senhor de si mesmo, porque o impulso do puro apetite é escravidão, e a obediência à lei que se estatui a si mesma é liberdade”. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato


social. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 37.)


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Rousseau, é correto afirmar:


a) As leis condizentes com a liberdade moral dos homens devem atender aos seus apetites.


b) A liberdade adquire sentido para os homens na medida em que eles podem desobedecer às leis.


c) O homem livre obedece a princípios, independentemente de eles também valerem para a sociedade.


d) O homem afirma sua liberdade quando obedece a uma lei que prescreve para si mesmo.


e) É no estado de natureza que o homem pode atingir sua verdadeira liberdade.


3.   O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.


ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.



A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que  

a) o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.    
b) as instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.   
c) o homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele.    
d) o homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.    
e) as instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.   
  
4. O que você pensa da forma como Platão explicou a desigualdade de classes? Argumente fundamentando sua posição.
R.
5. Por que para Rousseau a obediência à lei não fere a liberdade dos cidadãos?
R

Àwọn ìdáhùn: 1(kárún)

                        2(kérin)
                        3(kíní) 

Ìdánwò mẹ́ta (ọdún kéjì)

 Àwọn ìwà ti mìmú ìfẹ́ ẹni kúrò lí ọkàn.
Condutas alienadas.  
                                                       


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, pron. Eles, elas. Indicador de plural.
Ìwà, s. Caráter, conduta, comportamento.
Ìwà-àìtọ́, s. Caráter impróprio, conduta sem sentido.
Ìwà ìbàjẹ́, s. Corrupção, mau comportamento. 
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai). 
Fi lé elòmíràn lọ́wọ́, mú ìfẹ́ ẹni kúrò lí ọkàn, V. Alienar.
Mìmú ìfẹ́ ẹni kúrò lí ọkàn, s. Alienção.
Kúrò, v. Afastar-se, mover-se para, distanciar-se. A forma ní é normalmente usada após verbos que denotam mudança de uma posição.
, v. Tomar, pegar coisas leves e abstratas. Capturar, agarrar. Ser severo. Ser afiado.
, adj. Sonoro, agudo, claro.
, v. Sumir, desaparecer, perder-se na multidão, ser escondido.
Mu, v. Beber, embeber, ensopar. Sugar, chupar, fumar.

1. Condutas massificadas.

     É a eliminação das desigualdades entre os homens, através da sua transformação numa massa genérica e cinzenta, de uniformidade anônima. Por exemplo, todo mundo quer passar suas férias na Itália, todos se vestem como todo mundo, inclusive todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no tempo livre, em seu ambiente social e político.

        Condutas massificadas nas sociedades contemporâneas. 

   O século XX foi marcado pelo desenvolvimento de duas poderosas armas modernas: a propaganda e publicidade. A primeira foi largamente utilizada pelos regimes totalitários para mobilizarem populações para atingirem os objectivos a que se propunham. A segunda é largamente utilizada para a promoção e venda de produtos para grandes massas de consumidores.Em ambas as situações constata-se o mesmo fenômeno: os indivíduos são despersonalizados, tratados como meros elementos de enormes massas de apoiantes ou consumidores de algo que lhes é impingido.

















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                                 Prova de Filosofia


1. Assinale exemplos de mercadorias  culturais. Justifique sua escolha.

a) CD de música.
b) Folia de reis.
c) Megashow de rock.
d) Artesanato vinculado a comunidades indígenas.
e) Grupos de amigos.
2. Para Sartre, a ética deve ser baseada na ação histórica do presente, e não em valores metafísicos ou do passado. Assinale exemplos em que essa ideia aparece.
a) As mulheres devem obedecer aos homens.
b) Os homens não devem chorar.
c) Nós temos de nos preocupar mais com nossas necessidades do que com as tradições.
d) Minha família nunca perdoou um erro grave; eu também não.
e) Não importa o fizeram com o homem: importa o que ele fará com o que fizeram dele.
3) Segundo  Sartre, como nós nos constituímos diante dos outros?
a) Pela vergonha, o olhar dos outros nos apresenta existindo de maneira não adequada.
b) Pelo amor, o desejo possuir o outro e de aprisioná-lo, fazendo que o outro nos ame.
c) Pelo ódio da liberdade dos outros.
d) Os outos não nos revelam, nos os revelamos.
e) Pela liberdade natural que temos.
4. Qual a relação entre a indústria cultural e o indivíduo?
R.
5. Segundo Sartre, o que é alienação moral?

Àwọn ìdáhùn: 1(kíní, kẹ́ta)

                        2(kẹ́ta, kárún)
                        3(kíní, kéjì, kẹ́ta)