segunda-feira, 6 de maio de 2019

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Segundo Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, 3ºTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professora: Célia Maria da Cruz
Bimestre: 2º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso;
2. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
3. Identificar situações de
desigualdade social, sobretudo no
Brasil, e abordá-las de uma
perspectiva problematizadora e
crítica;
4. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
5. Reconhecer o caráter insatisfatório,
ingênuo e mesmo ideológico de certas
explicações normalmente aceitas pelo
senso comum para o problema da
desigualdade;
6. Identificar aspectos do pensamento
de Platão e operar com os conceitos
platônicos trabalhados;
7. Distinguir a perspectiva de Platão
(natureza) da concepção de Rousseau
(convenção) acerca da desigualdade
social;
8. Distinguir a argumentação de
Rousseau acerca da origem da
desigualdade e de como superá-la por
meio do contrato social;
9. Questionar o papel social do

Estado e das leis

Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como

desafio à política


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos;
- elaboração escrita do próprio pensamento;
- pesquisa bibliográfica e na internet;

- painel aberto de discussões e debates.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Livro didático; textos selecionados;
- anúncios publicitários;

- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:


- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:







Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura da Professora: Célia Maria da Cruz

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Segundo Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A,  B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor:  Célia Maria da Cruz
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M (X  )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta;
2. Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações;
3. Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas;
4. Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças;
5. Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos;
6. Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas;
7. Discutir a relação entre cultura e natureza.
A Filosofia e outras formas de conhecimento
. Mito;
. Cultura;
. Religião;
. Arte;
. Ciência


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- Análise de textos: leitura, interpretação, compreensão, síntese, associação, classificação, comparação, organização, caracterização, estabelecimento de relações e conclusão;
- pesquisas extraclasse;
- expositivo-dialogada.

RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- textos selecionados
- Livro didático;
- Videos
- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Célia Maria da Cruz





2


 Segundo Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  2ª A, B, C, D, E, F, G, 2ªTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professora: Célia Maria da Cruz
Bimestre: 2º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  X)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Refletir sobre a ética na
perspectiva do indivíduo que se
percebe como parte da natureza e da
sociedade;
2. Refletir sobre as perspectivas de
pertencimento e de responsabilidade
por si mesmo e pelas demais pessoas
e seres da natureza;
3. Identificar diferentes concepções de
indivíduo;
4. Identificar as subjetividades como
resultado de construção social;
5. Identificar processos sociais
merecedores de crítica;
6. Expressar, por escrito e oralmente,
uma reflexão que inclua compreensão
aprofundada dos conceitos de

indústria cultural e alienação moral.

Introdução à Teoria do Indivíduo
. John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
. Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas

Alienação moral



ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- aulas expositivas dialogadas;
- debates;
- análise e interpretação de textos e imagens;

- produção de textos escritos.

RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Livro didático;
- textos selecionados para leitura;

- Roteiro de atividades.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura da Professora: Célia Maria da Cruz

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2019 (1º ano)


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019

Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A,  B, C, D, E, F
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS


1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos;
3. Identificar informações em textos filosóficos;
4. Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais;
5. Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico;
6. Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia;
7. Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe;
8. Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos;
9. Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto




*Criando uma imagem crítica da filosofia? 

*Como funciona o intelecto? Introdução  ao empirismo e ao criticismo.

*As áreas da Filosofia



ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
- dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
- ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
- refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica;
- propor a escrita como forma de expressão da reflexão.
- Aplicar metodologia diferenciada (1º F)





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- dinâmica do espelho;
- dinâmica do repolho roxo;
- bibliografias curtas de filósofos;
- textos jornalísticos que falem de algum filósofo.
- leitura compartilhada e discussão;
- elaboração de pequenos textos pelos alunos; 
- filmes: O mundo de Sofia, Os cruds
- livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.




INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

- participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- retomada de conteúdos não assimilados;
- atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:

Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. 








OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias/Célia Maria da Cruz
(nome do professor)

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2019 (2º ano)



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019


Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  2ª A, B, C, D, E, F, G, 2ªTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
Carga horária: 2 aulas 
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Reconhecer-se como sujeito racional, capaz de uma certa autonomia de pensamento.
2. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
3. Identificar diferentes conceitos de
liberdade com base em algumas
teorias filosóficas.
4. Relacionar liberdade à
solidariedade.
5. Desenvolver habilidade de leitura,
escrita e planejamento investigativo
para autonomia intelectual.
6. Relacionar ética e moral.

*Retomada de conceitos vistos no ano anterior.
*O eu racional.
*Partir da realidade do aluno e sondar os conceitos iniciais: ética, moral, razão, percepção, memória, imaginação.
*Trabalhar o conceito de ética para a  filosofia e relacionar com os artigos  1º e 5º da Constituição Federal.
*Critérios éticos para Sócrates e Aristóteles.
*Faculdade vegetativa, faculdade sensitiva, faculdade intelectiva.
* Autonomia e liberdade.





.



ESTRATÉGIAS:

- aulas expositivas dialogadas;
- leitura de textos;
- exercícios de reflexão e leitura;
- atividades que possam diferenciar ética e moral;
- seminários.
- Aplicar metodologia diferenciada (2º E, F, G), (2º TA - EJA)







RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens e textos selecionados;
- livro didático;
- exibição de filme;




INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:

- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. 


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias/Célia Maria da Cruz
(nome do professor)

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2019 (3º ano)

         SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                                       COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                       DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

                                   PLANO DE ENSINO 2019
Escola:  E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, 3ºTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em
relação à Filosofia e aos filósofos.
2. Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela.
3. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos.
4. Elaborar hipóteses e questões a
partir das leituras e debates
realizados.
5. Identificar a presença da Filosofia
no cotidiano.
6. Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas.
7. Identificar características da
Filosofia como reflexão.
8. Distinguir diferenças e
aproximações entre linguagem e
língua.
9. Relacionar pensamento, linguagem
e língua.
10. Identificar a importância da
língua para a produção e preservação
de saberes coletivos, bem como para
representar o real e imaginar
diferentes realidades.






* Retomada de conceitos principais vistos no ano anterior.
* Superação de preconceitos em relação à
filosofia, sua definição e importância para a
cidadania.
* Filósofos: Pré-socráticos, Sócrates e sofistas: contexto histórico e pensamento.
*O que é Filosofia.
*O homem como ser de natureza e de
linguagem.
.


ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos; 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;
- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;

- Aplicar metodologia diferenciada (3º D ), (3º TA - EJA)





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares
- filme;



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:


-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).




ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:

- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades.



OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias/ Celia Maria da Cruz 
(nome do professor)