terça-feira, 8 de março de 2016

Apartamentos

Àpátímẹ́ntì (apartamento).

Apartamentos dúplex e tríplex são destinados a família de alta renda, pois possui IPTU e condomínio muito elevados.

A diferença entre duplex e tríplex é que um possui dois pavimentos (andares) e  outro três.

Este tipo de imóvel geralmente fica localizado na cobertura dos edifícios.

Apartamentos no condomínio Solaris, em Guarujá (SP), que é investigado na Lava Jato. A OAS é suspeita de usar imóveis como repasses disfarçados de propina (Foto: G1)

A divisão do dúplex (normalmente) se dá da seguinte forma: no primeiro andar ficam as áreas sociais (sala, ante-sala…) e de serviço (cozinha, lavanderia..), no outro pavimento ficam os cômodas da área íntima (quartos, banheiros e etc). Piscina, salão de jogos ficam no térreo e são abertos para todos do prédio.




No tríplex o terceiro andar é composto pelas áreas de serviço e de lazer, com piscina, salão de jogos e/ou sala de cinema



Pobre

Akúṣẹ́ (pobre, indigente).

Xibom Bombom

Compositor: Rógerio Gaspar; Wesley Rangel




                                                                                                                                                                Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária (2x)

Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre

E o motivo todo mundo já conhece,
E que o de cima sobe e o de baixo desce (2x)



Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Mas eu só quero

Educar meus filhos

Tornar um cidadão

Com muita dignidade
Eu quero viver bem

Quero me alimentar

Com a grana que eu ganho

Não dá nem pra melar

E o motivo todo mundo já conhece
É que o de cima sobe e o de baixo desce (2x)


Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom, bombom

Bom xibom, xibom bombom


Link: http://www.vagalume.com.br/as-meninas/xibom-bombom.html#ixzz42KmTx8dy














quinta-feira, 3 de março de 2016

ÌMÒYE ÁFRÍKÀ ( FILOSOFIA AFRICANA)

A Filosofia é uma origem Africana - Dr Molefi Kete Asant


Um Origem Africano de Filosofia: Mito ou Realidade?

por Dr. Molefi Kete Asante pelo Dr. Molefi Kete Asante

(First Published in City Press, July, 2004) (First published in City Press, julho de 2004)

Existe uma crença comum entre os brancos que a filosofia tem origem com os gregos. A idéia é tão comum que quase todos os livros sobre filosofia começa com os gregos, como se os gregos pré-datado de todas as outras pessoas quando se tratava de discussão de conceitos de beleza, arte, números, a escultura, a medicina de organização social. Na verdade, esse dogma ocupa a posição principal nas academias do mundo ocidental, incluindo as universidades e academias da África. É algo como isto:

A filosofia é a maior disciplina. Todas as outras disciplinas são derivadas da filosofia. A filosofia é a criação dos gregos. Os gregos são brancos, Portanto, os brancos são os criadores da filosofia.

Na opinião deste dogma, outras pessoas e culturas podem contribuir pensamentos, como o chinês, Confúcio, mas os pensamentos não são filosofia, só os gregos podem contribuir para a filosofia. O Africano as pessoas podem ter a religião e os mitos, mas não filosofia, de acordo com este raciocínio. Assim, esta noção de privilégios que os gregos como os autores da filosofia, a mais alta das ciências.

Há um problema sério com esta linha de raciocínio. A informação é falsa. No que diz respeito bolsa pode revelar a origem da palavra filosofia não está no idioma grego, embora o Inglês vem do grego. De acordo com dicionários de etimologia grega a origem da palavra é desconhecida. Mas isso é se você estiver procurando a origem na Europa. A maioria dos europeus que escrevem livros sobre a etimologia não consideram Zulu, xhosa, ioruba, ou amárico, quando chegar a uma conclusão sobre o que é conhecido ou desconhecido. Eles nunca acham que um termo usado por uma língua europeia pode ter vindo da África. Existem duas partes para a palavra filosofia que nos vem do grego, "Philo irmão significado" ou amante e "Sophia significa sabedoria" ou sábios. Assim, um filósofo é chamado de um "amante da sabedoria." A origem de "Sophia" é claramente na língua Africano, MDU Ntr, a língua do antigo Egito, onde a palavra "Seba", que significa "o sábio" aparece em primeiro lugar em 2052 aC, no túmulo de Antef eu, muito antes da existência da Grécia ou grego. A palavra tornou-se "Sebo" em copta e "Sophia", em grego. Como o filósofo, o amante da sabedoria, que é precisamente o que se entende por "Seba", o Sábio, nos escritos tumba antiga dos egípcios. Diodoro da Sicília, o escritor grego, na sua Em Egito, escrito no século I antes de Cristo, diz que muitos que estão "celebrada entre os gregos para a inteligência e aprendizagem, arriscou para o Egito nos tempos antigos, que eles possam participar dos costumes, amostra e os ensinamentos ali. Para os sacerdotes do Egito citar em seus registros nos livros sagrados que nos tempos antigos eles foram visitados por Orfeu e Musaeus, Melampos, Dédalos, além do poeta Homero, Licurgo de Esparta, Sólon de Atenas, e Platão o filósofo Pitágoras de Samos e Eudoxos matemático, bem como Demócrito de Abdera e Oenopides de Chios, também chegou lá. "

Obviamente, muitos gregos que aprendeu filosofia aventurou-se a África para estudar. Eles vieram para muitas razões intelectual. Pode-se ver que os gregos apreciaram o fato de que no Egito eram homens e mulheres de grande habilidade e conhecimento assim como os egípcios apreciaram o fato de que havia homens e mulheres de maior conhecimento na Etiópia.

Segundo Heródoto, escrito no século 5 aC, no Livro II da História, os etíopes, disse que os egípcios não eram nada, mas uma colônia dos etíopes. Claro, hoje ainda há todo um sistema de descrença sobre a história, experiências e conhecimentos dos povos da África, criado durante os últimos quinhentos anos da conquista européia. A retórica de negação da capacidade da África foi desenvolvida para acompanhar a desapropriação da África. Isto foi feito para ir junto com a conquista européia da África, Ásia e América. A colonização não foi apenas uma questão de terra, era uma questão da colonização informações sobre a terra. Mas eu sou da opinião que os antigos sabiam melhor do que os estudiosos contemporâneos sobre a importância da não-africanos que estudam na África.

Não havia nenhuma Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Espanha ou a falar de quando os gregos começaram a viajar para a África para seus estudos. Na verdade, eles foram para a África e depois eles voltaram para a Grécia criou o grego Golden Era. Não era antes, mas depois de terem estudado no Egito que essas pessoas fizeram algum treinamento avançado. O que estou dizendo é que eles tiveram que vir para a África e estudar com os sábios do antigo Egito, que eram negros, a fim de ser capaz de aprender medicina, matemática, geometria, arte, e assim por diante. Isso foi muito antes de existir qualquer civilização européia.

Por que o estudo de filósofos gregos na África? Thales, o primeiro filósofo grego e o primeiro que é gravado ter estudado na África, diz que aprendeu a filosofia dos egípcios. Eles estudaram no Egito, porque foi a capital educacional do mundo antigo. Pitágoras é conhecido por ter gasto, no mínimo, vinte e dois anos na África. Pode-se obter uma educação bastante boa em vinte e dois anos, talvez até ganhar um doutorado! Os gregos buscavam a informação filosófica que os africanos possuíam. Quando Isócrates escreveu sobre os seus estudos no Busirus livro, ele disse que "Estudei filosofia e medicina no Egito." Ele não estudou estes assuntos na Grécia, na Europa, mas no Egito, na África. Não só é a filosofia grega da palavra não, a prática da filosofia existia muito antes dos gregos. Imhotep, Ptahhotep, Amenemhat, Merikare, Duauf, Amenhotep, filho de Hapu, Akhenaton, eo sábio de Khunanup, são apenas alguns dos filósofos Africano, que viveu muito antes de existir uma Grécia ou um filósofo grego.

Quando os africanos terminaram de construir as pirâmides em 2500 aC se fosse mil setecentos anos antes de Homero, o primeiro escritor grego, aparece! E quando ele aparece e começa a escrever A Ilíada ele não passar muito tempo antes que ele está escrevendo sobre o que aconteceu em África, ou o que estava acontecendo na África. Os deuses gregos estavam reunidos na Etiópia. Homero é dito que passou sete anos na África. O que ele poderia ter aprendido nas aulas com os professores sábios? Ele poderia ter aprendido direito, filosofia, religião, astronomia, literatura, política e medicina.

Os africanos não esperou para os gregos, para descobrir como construir as pirâmides. Você pode ver os egípcios em pé em volta das pedreiras ou nas margens do Nilo, no ano 2500 aC especulando sobre quando alguns europeus viriam sozinhos e ajudá-los a medida da terra, calcular largura, largura e profundidade, determinar a exata helicoidal crescente de Serpet (Sirius) e as inundações do Nilo, ou diagnosticar as doenças do corpo humano.

Segundo Heródoto, nas Histórias, Livro II, o Colchians eram egípcios "porque como os egípcios tinham a pele negra e cabelo lanoso." Aristóteles diz em Physiognomonica que "os egípcios e os etíopes são muito negro".

Liderado pelo Faraó de História Africano, Cheikh Anta Diop, um novo quadro de estudiosos surgiu para desafiar todas as mentiras que foram ditas sobre a África e sobre os africanos. Eles são os que, como o poeta Haki Madhubuti diz, andar em direção ao medo, não longe dele. They are the real standards for courage and commitment. Eles são os padrões reais de coragem e compromisso.

Numa conferência de 1974 patrocinado pela UNESCO importantes sobre o povoamento "do Egito", no Cairo, dois negros, Diop e Théophile Obenga, caminhou em direção a medo e, quando acabou de entregar seus documentos haviam quebrado todas as mentiras que foram ditas sobre os africanos. Usando a ciência, lingüística, antropologia e história, estes dois gigantes intelectuais demonstrou que os antigos egípcios eram negros Eles usaram um teste de melanina na pele de uma múmia, a arte das paredes dos túmulos, correspondências para outras línguas Africano, e os testemunhos de os antigos.

É tão interessante para mim que os antigos gregos sabiam muito melhor do que a safra atual de europeus que pontificar sobre o assunto que os antigos egípcios, muito antes da chegada dos gregos, romanos, árabes e turcos para o Egito, eram africanos, de fato , africanos de pele negra.

Aristóteles, o filósofo, escreveu em seu livro, Physiognomonica, que "os etíopes um egípcios são muito negro". Heródoto acrescenta que os antigos egípcios tinham "pele negra e cabelos wooly".

A cor dos antigos egípcios não se importa, que só surge porque uma pessoa sempre encontra alguns brancos que se dedica à proposição de que os africanos não poderiam ter construído as pirâmides e, especialmente, negros africanos. Claro, todo mundo deve saber que os egípcios foram os africanos, mas o fato é que eles não eram apenas os africanos, os egípcios eram negros de pele particular com cabelo lanoso.

começa primeiro com as pessoas de pele negra do vale do Nilo, cerca de 2800 aC, isto é, 2200 anos antes do aparecimento da Thales de Mileto, considerado a primeira filosofia ocidental. 30.000 anos atrás, nossos antepassados foram separando ocre vermelho de ferro em uma caverna Suazilândia. Eles tinham que ter alguma idéia sobre o que estavam fazendo. Tinha de haver alguma reflexão, algum processo pelo qual os anciãos determinou o que deveria ser usado para o que e em que ocasião. Assim, mesmo antes de escrever, temos provas de que os africanos estavam envolvidos em discussões significativas sobre a natureza do seu ambiente.

Molefi Kete Asante é um dos estudiosos mais publicado contemporânea, tendo escrito mais de sessenta livros e trezentos artigos.

Algarismos Romanos

Àwọn nọ́mbà ará Róòmù.
Algarismos Romanos.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀
 (Vocabulário).

Àwọn, wọn, pron. Eles, elas. Indicador de plural.
Nọ́mbà, s. Número.
Ará, s. Parente, habitante de um lugar, um conhecido, irmandade.
Rómù, Róòmù, s. Roma.




O sistema de numeração conhecido como romano difere muito do original e utiliza, em vez de símbolos, sete letras maiúsculas às quais são atribuídos valores. As notações e as regras conhecidas hoje são da época renascentista, quando o Império Romano já não existia.
Ainda se utiliza os números romanos para designar séculos, nomes de papas e reis, capítulos de livros etc.
Os algarismos romanos teve, provavelmente, origem etrusca. Mas, com o passar do tempo, os romanos foram modificando-a e também o modo de escrever, que, inicialmente da esquerda para a direita, passou a ser da direita para a esquerda.

Uma das regras usada ainda hoje determina que, ao colocar o I à esquerda de V, efetua-se a subtração e obtém-se quatro e, ao colocar o I à direita de V, efetua-se a adição e obtém-se seis.

Outra regra moderna diz que não se deve repetir mais de três vezes um mesmo algarismo. Por exemplo: o número nove deve ser escrito IX e não Vllll. No entanto, na numeração romana antiga essa regra não era seguida.

Tal sistema de numeração era empregado principalmente para registrar valores. Para efetuar cálculos, era utilizado um instrumento chamado ábaco.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
Os romanos usavam um sistema interessante para representar os números.

Eles usavam sete letras do alfabeto e a cada uma delas atribuíam valores:

I

V

X

L

C

D

M

1

5

10

50

100

500

1.000

Os numerais I, X, C, M só podem ser repetidos até três vezes:

I = 1                     II = 2                       III =3
X = 10                 XX = 20                 XXX = 30
C = 100             CC = 200              CCC = 300
M = 1.000          MM = 2.000          MMM = 3.000

Vamos aprender alguns numerais romanos.

I = 1

XX = 20

CCC = 300

II = 2

XXX = 30

CD = 400

III = 3

XL = 40

D = 500

IV = 4

L = 50

DC = 600

V = 5

LX = 60

DCC = 700

VI = 6

LXX = 70

DCCC = 800

VII = 7

LXXX = 80

CM = 900

VIII = 8

XC = 90

M = 1.000

IX = 9

C = 100

MM = 2.000

X =  10

CC = 200

MMM = 3.000








ATENÇÃO!
Os numerais I, X e C, escritos à direita de numerais maiores, somam-se seus valores aos desses numerais.

Exemplos:

VII = 7 ( 5 + 2 )       LX = 60 ( 50 + 10 )       LXXIII = 73 (50+20+3)
CX = 110 (100+10)  CXXX = 130 (100+30)   MCC = 1.200 (1.000+200)

Os numerais I, X e C, escritos à esquerda de numerais maiores, subtraem-se seus valores aos desses numerais.

Exemplos:

IV = 4 (5-1)          IX = 9 (10-1)             XL = 40 (50-10)
XC = 90 (100-10)  D = 400 (500-100)     CM = 900 (1.000-100)

Colocando-se um traço horizontal sobre um ou mais numerais, multiplica-se seu valor por 1.000.

Exemplos:
_                      _                       _
V = 5.000         IX   = 9.000        X = 10.000


Tabela com alguns algarismos romanos

Tabela com os algarismos romanos

Tabela de números romanos (de 1 até 1449)  
1 = I
2 = II
3 = III
4 = IV
5 = V
6 = VI
7 = VII
8 = VIII
9 = IX
10 = X
11 = XI
12 = XII
13 = XIII
14 = XIV
15 = XV
16 = XVI
17 = XVII
18 = XVIII
19 = XIX
20 = XX
21 = XXI
22 = XXII
23 = XXIII
24 = XXIV
25 = XXV
26 = XXVI
27 = XXVII
28 = XXVIII
29 = XXIX
30 = XXX
31 = XXXI
32 = XXXII
33 = XXXIII
34 = XXXIV
35 = XXXV
36 = XXXVI
37 = XXXVII
38 = XXXVIII
39 = XXXIX
40 = XL
41 = XLI
42 = XLII
43 = XLIII
44 = XLIV
45 = XLV
46 = XLVI
47 = XLVII
48 = XLVIII
49 = XLIX
50 = L
51 = LI
52 = LII
53 = LIII
54 = LIV
55 = LV
56 = LVI
57 = LVII
58 = LVIII
59 = LIX
60 = LX
61 = LXI
62 = LXII
63 = LXIII
64 = LXIV
65 = LXV
66 = LXVI
67 = LXVII
68 = LXVIII
69 = LXIX
70 = LXX
71 = LXXI
72 = LXXII
73 = LXXIII
74 = LXXIV
75 = LXXV
76 = LXXVI
77 = LXXVII
78 = LXXVIII
79 = LXXIX
80 = LXXX
81 = LXXXI
82 = LXXXII
83 = LXXXIII
84 = LXXXIV
85 = LXXXV
86 = LXXXVI
87 = LXXXVII
88 = LXXXVIII
89 = LXXXIX
90 = XC
91 = XCI
92 = XCII
93 = XCIII
94 = XCIV
95 = XCV
96 = XCVI
97 = XCVII
98 = XCVIII
99 = XCIX
100 = C
101 = CI
102 = CII
103 = CIII
104 = CIV
105 = CV
106 = CVI
107 = CVII
108 = CVIII
109 = CIX
110 = CX
111 = CXI
112 = CXII
113 = CXIII
114 = CXIV
115 = CXV
116 = CXVI
117 = CXVII
118 = CXVIII
119 = CXIX
120 = CXX
121 = CXXI
122 = CXXII
123 = CXXIII
124 = CXXIV
125 = CXXV
126 = CXXVI
127 = CXXVII
128 = CXXVIII
129 = CXXIX
130 = CXXX
131 = CXXXI
132 = CXXXII
133 = CXXXIII
134 = CXXXIV
135 = CXXXV
136 = CXXXVI
137 = CXXXVII
138 = CXXXVIII
139 = CXXXIX
140 = CXL
141 = CXLI
142 = CXLII
143 = CXLIII
144 = CXLIV
145 = CXLV
146 = CXLVI
147 = CXLVII
148 = CXLVIII
149 = CXLIX
150 = CL
151 = CLI
152 = CLII
153 = CLIII
154 = CLIV
155 = CLV
156 = CLVI
157 = CLVII
158 = CLVIII
159 = CLIX
160 = CLX
161 = CLXI
162 = CLXII
163 = CLXIII
164 = CLXIV
165 = CLXV
166 = CLXVI
167 = CLXVII
168 = CLXVIII
169 = CLXIX
170 = CLXX
171 = CLXXI
172 = CLXXII
173 = CLXXIII
174 = CLXXIV
175 = CLXXV
176 = CLXXVI
177 = CLXXVII
178 = CLXXVIII
179 = CLXXIX
180 = CLXXX
181 = CLXXXI
182 = CLXXXII
183 = CLXXXIII
184 = CLXXXIV
185 = CLXXXV
186 = CLXXXVI
187 = CLXXXVII
188 = CLXXXVIII
189 = CLXXXIX
190 = CXC
191 = CXCI
192 = CXCII
193 = CXCIII
194 = CXCIV
195 = CXCV
196 = CXCVI
197 = CXCVII
198 = CXCVIII
199 = CXCIX
200 = CC
201 = CCI
202 = CCII
203 = CCIII
204 = CCIV
205 = CCV
206 = CCVI
207 = CCVII
208 = CCVIII
209 = CCIX
210 = CCX
211 = CCXI
212 = CCXII
213 = CCXIII
214 = CCXIV
215 = CCXV
216 = CCXVI
217 = CCXVII
218 = CCXVIII
219 = CCXIX
220 = CCXX
221 = CCXXI
222 = CCXXII
223 = CCXXIII
224 = CCXXIV
225 = CCXXV
226 = CCXXVI
227 = CCXXVII
228 = CCXXVIII
229 = CCXXIX
230 = CCXXX
231 = CCXXXI
232 = CCXXXII
233 = CCXXXIII
234 = CCXXXIV
235 = CCXXXV
236 = CCXXXVI
237 = CCXXXVII
238 = CCXXXVIII
239 = CCXXXIX
240 = CCXL
241 = CCXLI
242 = CCXLII
243 = CCXLIII
244 = CCXLIV
245 = CCXLV
246 = CCXLVI
247 = CCXLVII
248 = CCXLVIII
249 = CCXLIX
250 = CCL
251 = CCLI
252 = CCLII
253 = CCLIII
254 = CCLIV
255 = CCLV
256 = CCLVI
257 = CCLVII
258 = CCLVIII
259 = CCLIX
260 = CCLX
261 = CCLXI
262 = CCLXII
263 = CCLXIII
264 = CCLXIV
265 = CCLXV
266 = CCLXVI
267 = CCLXVII
268 = CCLXVIII
269 = CCLXIX
270 = CCLXX
271 = CCLXXI
272 = CCLXXII
273 = CCLXXIII
274 = CCLXXIV
275 = CCLXXV
276 = CCLXXVI
277 = CCLXXVII
278 = CCLXXVIII
279 = CCLXXIX
280 = CCLXXX
281 = CCLXXXI
282 = CCLXXXII
283 = CCLXXXIII
284 = CCLXXXIV
285 = CCLXXXV
286 = CCLXXXVI
287 = CCLXXXVII
288 = CCLXXXVIII
289 = CCLXXXIX
290 = CCXC
291 = CCXCI
292 = CCXCII
293 = CCXCIII
294 = CCXCIV
295 = CCXCV
296 = CCXCVI
297 = CCXCVII
298 = CCXCVIII
299 = CCXCIX
300 = CCC
301 = CCCI
302 = CCCII
303 = CCCIII
304 = CCCIV
305 = CCCV
306 = CCCVI
307 = CCCVII
308 = CCCVIII
309 = CCCIX
310 = CCCX
311 = CCCXI
312 = CCCXII
313 = CCCXIII
314 = CCCXIV
315 = CCCXV
316 = CCCXVI
317 = CCCXVII
318 = CCCXVIII
319 = CCCXIX
320 = CCCXX
321 = CCCXXI
322 = CCCXXII
323 = CCCXXIII
324 = CCCXXIV
325 = CCCXXV
326 = CCCXXVI
327 = CCCXXVII
328 = CCCXXVIII
329 = CCCXXIX
330 = CCCXXX
331 = CCCXXXI
332 = CCCXXXII
333 = CCCXXXIII
334 = CCCXXXIV
335 = CCCXXXV
336 = CCCXXXVI
337 = CCCXXXVII
338 = CCCXXXVIII
339 = CCCXXXIX
340 = CCCXL
341 = CCCXLI
342 = CCCXLII
343 = CCCXLIII
344 = CCCXLIV
345 = CCCXLV
346 = CCCXLVI
347 = CCCXLVII
348 = CCCXLVIII
349 = CCCXLIX
350 = CCCL
351 = CCCLI
352 = CCCLII
353 = CCCLIII
354 = CCCLIV
355 = CCCLV
356 = CCCLVI
357 = CCCLVII
358 = CCCLVIII
359 = CCCLIX
360 = CCCLX
361 = CCCLXI
362 = CCCLXII
363 = CCCLXIII
364 = CCCLXIV
365 = CCCLXV
366 = CCCLXVI
367 = CCCLXVII
368 = CCCLXVIII
369 = CCCLXIX
370 = CCCLXX
371 = CCCLXXI
372 = CCCLXXII
373 = CCCLXXIII
374 = CCCLXXIV
375 = CCCLXXV
376 = CCCLXXVI
377 = CCCLXXVII
378 = CCCLXXVIII
379 = CCCLXXIX
380 = CCCLXXX
381 = CCCLXXXI
382 = CCCLXXXII
383 = CCCLXXXIII
384 = CCCLXXXIV
385 = CCCLXXXV
386 = CCCLXXXVI
387 = CCCLXXXVII
388 = CCCLXXXVIII
389 = CCCLXXXIX
390 = CCCXC
391 = CCCXCI
392 = CCCXCII
393 = CCCXCIII
394 = CCCXCIV
395 = CCCXCV
396 = CCCXCVI
397 = CCCXCVII
398 = CCCXCVIII
399 = CCCXCIX
400 = CD
401 = CDI
402 = CDII
403 = CDIII
404 = CDIV
405 = CDV
406 = CDVI
407 = CDVII
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1224 = MCCXXIV
1225 = MCCXXV
1226 = MCCXXVI
1227 = MCCXXVII
1228 = MCCXXVIII
1229 = MCCXXIX
1230 = MCCXXX
1231 = MCCXXXI
1232 = MCCXXXII
1233 = MCCXXXIII
1234 = MCCXXXIV
1235 = MCCXXXV
1236 = MCCXXXVI
1237 = MCCXXXVII
1238 = MCCXXXVIII
1239 = MCCXXXIX
1240 = MCCXL
1241 = MCCXLI
1242 = MCCXLII
1243 = MCCXLIII
1244 = MCCXLIV
1245 = MCCXLV
1246 = MCCXLVI
1247 = MCCXLVII
1248 = MCCXLVIII
1249 = MCCXLIX
1250 = MCCL
1251 = MCCLI
1252 = MCCLII
1253 = MCCLIII
1254 = MCCLIV
1255 = MCCLV
1256 = MCCLVI
1257 = MCCLVII
1258 = MCCLVIII
1259 = MCCLIX
1260 = MCCLX
1261 = MCCLXI
1262 = MCCLXII
1263 = MCCLXIII
1264 = MCCLXIV
1265 = MCCLXV
1266 = MCCLXVI
1267 = MCCLXVII
1268 = MCCLXVIII
1269 = MCCLXIX
1270 = MCCLXX
1271 = MCCLXXI
1272 = MCCLXXII
1273 = MCCLXXIII
1274 = MCCLXXIV
1275 = MCCLXXV
1276 = MCCLXXVI
1277 = MCCLXXVII
1278 = MCCLXXVIII
1279 = MCCLXXIX
1280 = MCCLXXX
1281 = MCCLXXXI
1282 = MCCLXXXII
1283 = MCCLXXXIII
1284 = MCCLXXXIV
1285 = MCCLXXXV
1286 = MCCLXXXVI
1287 = MCCLXXXVII
1288 = MCCLXXXVIII
1289 = MCCLXXXIX
1290 = MCCXC
1291 = MCCXCI
1292 = MCCXCII
1293 = MCCXCIII
1294 = MCCXCIV
1295 = MCCXCV
1296 = MCCXCVI
1297 = MCCXCVII
1298 = MCCXCVIII
1299 = MCCXCIX
1300 = MCCC
1301 = MCCCI
1302 = MCCCII
1303 = MCCCIII
1304 = MCCCIV
1305 = MCCCV
1306 = MCCCVI
1307 = MCCCVII
1308 = MCCCVIII
1309 = MCCCIX
1310 = MCCCX
1311 = MCCCXI
1312 = MCCCXII
1313 = MCCCXIII
1314 = MCCCXIV
1315 = MCCCXV
1316 = MCCCXVI
1317 = MCCCXVII
1318 = MCCCXVIII
1319 = MCCCXIX
1320 = MCCCXX
1321 = MCCCXXI
1322 = MCCCXXII
1323 = MCCCXXIII
1324 = MCCCXXIV
1325 = MCCCXXV
1326 = MCCCXXVI
1327 = MCCCXXVII
1328 = MCCCXXVIII
1329 = MCCCXXIX
1330 = MCCCXXX
1331 = MCCCXXXI
1332 = MCCCXXXII
1333 = MCCCXXXIII
1334 = MCCCXXXIV
1335 = MCCCXXXV
1336 = MCCCXXXVI
1337 = MCCCXXXVII
1338 = MCCCXXXVIII
1339 = MCCCXXXIX
1340 = MCCCXL
1341 = MCCCXLI
1342 = MCCCXLII
1343 = MCCCXLIII
1344 = MCCCXLIV
1345 = MCCCXLV
1346 = MCCCXLVI
1347 = MCCCXLVII
1348 = MCCCXLVIII
1349 = MCCCXLIX
1350 = MCCCL
1351 = MCCCLI
1352 = MCCCLII
1353 = MCCCLIII
1354 = MCCCLIV
1355 = MCCCLV
1356 = MCCCLVI
1357 = MCCCLVII
1358 = MCCCLVIII
1359 = MCCCLIX
1360 = MCCCLX
1361 = MCCCLXI
1362 = MCCCLXII
1363 = MCCCLXIII
1364 = MCCCLXIV
1365 = MCCCLXV
1366 = MCCCLXVI
1367 = MCCCLXVII
1368 = MCCCLXVIII
1369 = MCCCLXIX
1370 = MCCCLXX
1371 = MCCCLXXI
1372 = MCCCLXXII
1373 = MCCCLXXIII
1374 = MCCCLXXIV
1375 = MCCCLXXV
1376 = MCCCLXXVI
1377 = MCCCLXXVII
1378 = MCCCLXXVIII
1379 = MCCCLXXIX
1380 = MCCCLXXX
1381 = MCCCLXXXI
1382 = MCCCLXXXII
1383 = MCCCLXXXIII
1384 = MCCCLXXXIV
1385 = MCCCLXXXV
1386 = MCCCLXXXVI
1387 = MCCCLXXXVII
1388 = MCCCLXXXVIII
1389 = MCCCLXXXIX
1390 = MCCCXC
1391 = MCCCXCI
1392 = MCCCXCII
1393 = MCCCXCIII
1394 = MCCCXCIV
1395 = MCCCXCV
1396 = MCCCXCVI
1397 = MCCCXCVII
1398 = MCCCXCVIII
1399 = MCCCXCIX
1400 = MCD
1401 = MCDI
1402 = MCDII
1403 = MCDIII
1404 = MCDIV
1405 = MCDV
1406 = MCDVI
1407 = MCDVII
1408 = MCDVIII
1409 = MCDIX
1410 = MCDX
1411 = MCDXI
1412 = MCDXII
1413 = MCDXIII
1414 = MCDXIV
1415 = MCDXV
1416 = MCDXVI
1417 = MCDXVII
1418 = MCDXVIII
1419 = MCDXIX
1420 = MCDXX
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1423 = MCDXXIII
1424 = MCDXXIV
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1429 = MCDXXIX
1430 = MCDXXX
1431 = MCDXXXI
1432 = MCDXXXII
1433 = MCDXXXIII
1434 = MCDXXXIV
1435 = MCDXXXV
1436 = MCDXXXVI
1437 = MCDXXXVII
1438 = MCDXXXVIII
1439 = MCDXXXIX
1440 = MCDXL
1441 = MCDXLI
1442 = MCDXLII
1443 = MCDXLIII
1444 = MCDXLIV
1445 = MCDXLV
1446 = MCDXLVI
1447 = MCDXLVII
1448 = MCDXLVIII
1449 = MCDXLIX
  


Fonte: http://www.coladaweb.com/matematica/algarismos-romanos.
            http://www.somatematica.com.br/tabela1.php

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O governo genocida de Rui Costa

 O ó fèsì tàbí o ó ni òkú! 
Reaja ou Será Morto (a)! 


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìpakúpa, s.  holocausto, genocídio.
Ti, prep. De (indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Àwọn, wọn, pron. Eles, elas. Indicador de plural.
Ọ̀dọ́mọdé, s. Juventude.
Dúdú, adj.  preto.
O, ìwọ, pron. Você.
Ó, óò, part. pré-v. Forma abreviada de yíò, que faz a marca do tempo futuro dos verbos.
Ó, òun, pron. Ele, ela.
Fèsì, v. Responder, replicar, reagir. 
Tàbí, conj. Ou.
Jẹ́, wà, ni, mbẹ, sí (depois do negativo kò), v. Ser.
Jẹ́, v. Ser. Concordar, permitir, admitir, arriscar-se a um empreendimento. Ser feito de, envolver. Responder, replicar. Chamar-se. ser chamado.  Jurar. 
, v. Estar, ser, existir, haver. Implica a existência ou a presença de algo.
Ni, v. Ser, é. Usado para ênfase, excluindo o efeito de possibilidade.
Mbẹ, v. Ser, existir.
, v. Forma negativa do verbo wà - estar, existir, haver. É precedido por kò (não). Bàbá kò sí nílé - Papai não está em casa.

Òkú, s. Morto, cadáver.


NOSSA MEMÓRIA NÃO MORRE! NOSSOS MORTOS TÊM VOZ!


                                                                                                              



Governo da Bahia autoriza ação genocida da polícia
23-02-2015 às 15h29


O depoimento do governador Rui Costa sobre o genocídio de homens negros realizado pela polícia baiana no bairro do Cabula, em Salvador, na madrugada do último dia 06 de fevereiro, revelou mais uma vez a face opressora e racista do governo. Ao comparar seus policiais, com suas armas engatilhadas e apontadas para 13 homens negros já rendidos, como revelaram as testemunhas, com jogadores de futebol frios na “cara” do gol, Rui Costa provou quenão dará qualquer prioridade a reversão dos altos índices de letalidade de jovens negros.

Segundo dados da Anistia Internacional, em números oficiais, dos 56 mil homicídios que ocorrem todos os anos no Brasil, 33 mil são jovens com idade entre 15 e 29 anos, desses 77% são negros. Por outro lado, a incidência de casos de morte entre os jovens brancos caiu em 32,3% nos últimos dez anos, enquanto entre os negros aumentou em 32,4%, o que motivou a criação da campanha “Jovem Negro Vivo no Brasil”, pela Anistia. O objetivo do manifesto é romper a indiferença da sociedade e autoridades em relação aos números alarmantes de homicídios.

Dados recentes do Fórum Anuário Brasileiro, publicados por Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional, apontaram ainda a relação dos índices de violência com ações policiais. Nos últimos cinco anos, a polícia brasileira matou mais pessoas do que a polícia dos Estados Unidos, em 30 anos. As ações policiais são constantemente justificadas pela ficha criminal das vítimas, local onde as mortes acontecerame autos de resistência ou resistência à prisão. É o que o pesquisador Zaccone D’Elia Filho, chama de construção do inimigo, a desqualificação da vítima através da soma de elementos considerados punitivos para justificar a letalidade.

No Cabula, esses fatores foram utilizados como justificativa para ação genocida da Rondesp – Rondas Especiais da Polícia Militar, isso porque, segundo os policiais, as vítimas estavam em um ponto de tráfico, planejavam um assalto a banco, tinham ficha criminal e ainda trocaram tiros com a polícia. Informações estas desmentidas por moradores, testemunhas e pelas próprias fotos divulgadas pela Rondesp que mostram corpos brutalmente assassinados com marcas de torturas e tiros pelas costas e cabeça. Apenas um policial foi baleado de raspão.

A fala do Governador Rui Costa, que sustenta a ação autorizada pela Secretaria de Segurança, é a absurda legalização do Estado para que a polícia baiana continue somando mortes deliberadamente. O Brasil vive em guerra e para o Estado já sabemos que o inimigo tem cor, idade e moradia definida. A favor do genocídio do povo negro e do racismo institucional, Rui Costa marcou um golaço.

Fonte: http://www.adufsba.org.br/noticias.php?id=1113

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Sexo

Ìbálòpọ̀, ẹ̀yà abo àti akọ, ẹ̀ya obìnrin àti ọkùnrin, ìbádàpọ̀, takọtabo, ìbálòpọ̀ takọtabo ( sexo) 





Como a Igreja arruinou a vida sexual das Américas com pecado, culpa e preconceito

bugres
(Índios vestidos de Jean-Baptiste Debret em Santa Catarina, 1834)
“Não existe pecado do lado de baixo do Equador”, escreveu o holandês Gaspar Barleu ao se deparar com a libidinagem no Recife do século 17.
Não EXISTIA. A liberdade sexual dos primeiros moradores do Brasil seria logo substituída pela noção de transgressão, pelo pudor excessivo, pelas proibições e pelo preconceito –a homofobia, por exemplo, nascia ali. Em que contribuíram os europeus para a sexualidade das Américas além de nos apresentar à culpa?
Tudo o que era possível trazer para cá, em termos sexuais, já era conhecido entre os nativos: homossexualidade, bissexualidade, transexualidade, bigamia, poligamia. As posições também iam muito além do “papai-e-mamãe” no escuro e sob lençóis dos colonizadores: masturbação mútua, sexo anal, oral, grupal. Sexualmente falando, eram os indígenas os avançados e os homens brancos, os primitivos. Mas foi só chegar a igreja e pronto: a pretexto de civilizar-nos, destruíram milênios de conhecimento autóctone sobre a sexualidade.
As próprias narrativas dos primeiros cronistas são contaminadas pelo puritanismo da época. No México, Hernán Cortés escreveu: “fomos informados de que são todos sodomitas e usam aquele abominável pecado”. O tema da sexualidade, é claro, sofreu censura por parte dos colonizadores, e só recentemente historiadores e arqueólogos têm apresentado descobertas neste campo. Cortés estava bem informado: entre os maias, a homossexualidade era frequente, e uma espécie de rito de passagem da infância para a adolescência (como ocorre, aliás, com tantos homens e mulheres, de forma velada, em todos os tempos).
“Viam no prazer sexual um dom divino, equiparável ao alimento, à alegria, ao vigor vital e ao repouso cotidiano. Era questão de moderar o desfrute daquele presente, como se fazia com qualquer outro bem concedido pelos deuses”, escreveu o antropólogo Alfredo López Austin em um dos artigos da edição especial da revistaArqueologia Mexicana sobre sexualidade entre os maias, em 2010.
A masturbação ritual era praticada por muitos indígenas da América Central como uma maneira de fecundar a terra, considerada “feminina”. As carícias mútuas faziam parte do coito: o homem tocava as partes íntimas da mulher e a mulher tocava o homem. Moderno, não? Tem gente que não faz isso até hoje…
Tudo isso foi documentado em esculturas em pedra e cerâmica que ficaram escondidas, trancafiadas em salas de museu até a metade do século 20. Uma mostra de arte erótica pré-colombiana organizada no México em 1926 foi relegada a um salão secreto durante décadas. Em Uxmal e Chichen Itzá há esculturas dedicadas ao órgão sexual masculino, cujo significado ainda permanece um mistério. Supõe-se que os falos gigantescos simbolizavam a fertilidade e eram objeto de culto.
falos
No Peru, só em 1957 foi aberta a sala onde ficavam escondidas as cerâmicas eróticas pré-colombianas do Museu Nacional de Antropologia. Veio a público então uma impressionante série de cerâmicas da cultura mochica, anterior aos incas, representando atos sexuais de forma explícita, em posições que fariam corar ainda hoje em dia algumas senhoras de Santana da renascida direita tupiniquim. Algumas delas podem ser apreciadas no Museu Larco, em Lima.
mochica
(Cerâmicas do museu Larco, em Lima: sexo oral…)
mochica69
(…69…)
mochicamasturbacao
(…masturbação mútua – reparem na carinha deles -…)
mochicaanal
(…e sexo anal)
Na América protestante a repressão não foi diferente. Muito igualitária, a sociedade Cherokee dava às mulheres postos semelhantes aos dos homens; elas podiam integrar o conselho da tribo e ser guerreiras. O adultério era permitido a ambos os sexos, sem punição, assim como o divórcio: bastava a mulher colocar os pertences do homem para fora da casa.
Havia ainda os transgêneros, encontrados em mais de 150 tribos norte-americanas. Chamados de Two-Spirit (“dois espíritos”) ou “berdaches”, eram homens que gostavam de estar entre as mulheres, fazer as coisas que elas faziam e vestir-se como elas. Ou o contrário: mulheres que gostavam de se vestir como homens. Os primeiros relatos de colonizadores sobre os Two-Spirit aparecem já no século 16. O preconceito contra eles só vai surgir mais tarde, por influência do homem branco. A partir daí, eles passam a ser rejeitados por suas tribos e são marginalizados.
berdache
(We-Wa, uma “dois espíritos” do povo Zuni, do Novo México, EUA, em 1907. Foto: John K. Hillers)
Na América católica, a “Santa” Inquisição foi convocada para reprimir sexualmente os nativos, coibindo “delitos” como a bigamia ou a sodomia, embora fossem práticas permitidas em algumas culturas indígenas. No México, conta-se do índio Ángel Porecu, de Michoacán, punido por bigamia com cem chibatadas. No Brasil, um projeto da Universidade Federal do Pará rastreou os casos de naturais da Amazônia, entre eles indígenas, enviados aos tribunais do “Santo” Ofício em Lisboa por “crimes” similares.
Foi o caso da índia Florência Perpétua, de 28 anos, acusada de bigamia em 1766, levada a Portugal e condenada à prisão, após a qual foi solta e admoestada a viver com o primeiro marido. A sodomia (prática de sexo anal) também era razão para julgamento e punição pela Inquisição, mas apenas a masculina. “A sodomia feminina não era alvo da Inquisição porque não havia o derramamento de sêmen, considerado pecado. A masculina era considerada bestialismo”, explica o historiador Antonio Otaviano Vieira Jr., coordenador do trabalho.
automexico
(Tribunal da Inquisição no México)
A ordem era vestir as índias, cobrir o que foi olhado com tanto espanto e deleite pelos primeiros exploradores. “Desde o início da colonização lutou-se contra a nudez e aquilo que ela simbolizava. Os padres jesuítas, por exemplo, mandavam buscar tecidos de algodão, em Portugal, para vestir as crianças indígenas que frequentavam suas escolas. ‘Mandem pano para que se vistam’, pedia padre Manuel da Nóbrega em carta a seus superiores”, escreve Mary del Priore no livroHistórias Íntimas. “Aos olhos dos colonizadores, a nudez do índio era semelhante à dos animais; afinal, como as bestas, ele não tinha vergonha ou pudor natural. Vesti-lo era afastá-lo do mal e do pecado. O corpo nu era concebido como foco de problemas duramente combatidos pela Igreja nesses tempos: a luxúria, a lascívia, os pecados da carne. Afinal, como se queixava padre Anchieta, as indígenas não se negavam a ninguém.”
Enquanto fora de casa o homem se divertia, dentro do casamento era um pudor só. “Até para ter relações sexuais as pessoas não se despiam. As mulheres levantavam as saias ou as camisas e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Mesmo nos processos de sedução e defloramento que guardam nossos arquivos, vê-se que os amantes não tiravam a roupa durante o ato”, lembra Mary.
A sexualidade dos índios no Brasil é ainda hoje pouco estudada. Há alguns relatos de cronistas, como o de Gabriel Soares de Sousa entre os tupinambás, na calienteBahia do século 16. “São os tupinambás tão luxuriosos que não há pecado de luxúria que não cometam”, escreve Gabriel no Tratado Descritivo do Brasil em 1587. Segundo ele, os índios não só transavam muito como gostavam, homens e mulheres, de falar sobre sexo desavergonhadamente.
Havia homossexualidade e o adultério era permitido também às mulheres, que seduziam amigas para o leito conjugal. “As que querem bem aos maridos, pelos contentarem, buscam-lhes moças com que eles se desenfadem, as quais lhe levam à rede onde dormem, onde lhes pedem muito que se queira deitar com os maridos, e as peitam para isso; cousa que não faz nenhuma nação de gente, senão estes bárbaros”, constata, não sem uma pontinha de inveja, nosso cronista.
As mulheres mais velhas, por sua vez, “desestimadas dos homens”, tratavam de iniciar sexualmente os meninos: “ensinam-lhes a fazer o que eles não sabem”. E os insatisfeitos com o tamanho do membro nada de novo sob o sol“costumam pôr o pelo de um bicho tão peçonhento, que lho faz logo inchar, com o que têm grandes dores, mais de seis meses, que se lhe vão gastando por espaço de tempo; com o que se lhe faz o seu cano tão disforme de grosso que os não podem as mulheres esperar”.
“O esforço no sentido de fazer prosperar na colônia estrita monogamia teve que ser tremendo”, escreveu Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala. O pernambucano, que assumia com tranquilidade suas experiências homossexuais na juventude, prestou atenção nas práticas entre o mesmo sexo e na bissexualidade, que não eram incomuns entre os indígenas brasileiros e tampouco eram práticas condenadas. Pelo contrário, os homossexuais eram bem-vistos e tinham relevância na comunidade. Freyre supõe que a função de curandeiro das tribos, não só brasileiras como as demais do continente, fosse destinada aos gays. Também se afirma isso sobre os Two-Spirit, que seriam os xamãs da América do Norte.
(O Feiticeiro, gravura de John White em 1585 na cidade indígena de Pomeiooc, atual Carolina do Norte)
(O Feiticeiro, gravura de John White, em 1585, na cidade indígena de Pomeiooc, atual Carolina do Norte, EUA)
“Quanto aos pajés, é provável que fossem daquele tipo de homens efeminados ou invertidos que a maior parte dos indígenas da América antes respeitavam e temiam do que desprezavam ou abominavam”, defende Freyre. “Uns, efeminados pela idade avançada, que tende a masculinizar certas mulheres e a efeminar certos homens; outros, talvez, por perversão congênita ou adquirida. A verdade é que para as mãos de indivíduos bissexuais ou bissexualizados pela idade resvalavam em geral os poderes e funções de místicos, de curandeiros, pajés, conselheiros, entre várias tribos americanas.”
Entrevistei o antropólogo Estevão Fernandes, professor da Universidade de Rondônia, que estuda a homossexualidade indígena.
Socialista Morena – Era frequente a homossexualidade entre os índios brasileiros? Ou depende da etnia?
Estevão Fernandes – Não apenas “era”, como é, algo normal. Um grande desafio no tocante aos indígenas homossexuais em várias terras indígenas do País é o de romperem com uma imagem que se tem, no Brasil, de que os povos indígenas sejam coletividades paradas no tempo. Isso faz com que indígenas cujas sexualidades não se enquadram no modelo hegemônico sejam vistos como “perdendo sua cultura” ou “gays por causa do contato com os brancos”, gerando preconceito, inclusive, em suas próprias aldeias –muitas vezes devido ao contato com os não-índios, com igrejas diversas, por meio da mídia. A perspectiva de que estas sexualidades eram abjetas chegou com a colonização, com a imposição de padrões ocidentais de sexo, gênero, família, pela necessidade do colonizador de se organizar o trabalho, o espaço e o tempo nas aldeias. Assim, os homens deveriam se vestir como homens, trabalhar onde os homens trabalham, ter nome de homem, e se comportar como os homens se comportam; idem com relação às mulheres. Os indígenas que não se enquadravam nesta perspectiva (r)estrita de dimorfismo sexual e heteronormatividade eram castigados –há relatos, por exemplo, de execuções, cortes de cabelo forçados, castigos físicos, etc., levados a cabo pelos colonizadores, não pelos indígenas. Neste sentido, a heteronormatividade e o preconceito são parte integrante da colonização, mas não das formas pelas quais os indígenas lidavam com essas práticas. Temos fontes que situam práticas queer entre povos indígenas no Brasil desde, pelo menos, meados do século XVI e em diversas etnias e povos indígenas do país, sem que houvesse qualquer tipo de preconceito ou exclusão destes indivíduos em suas aldeias.
– Só há relatos de homossexualidade masculina ou feminina também?
– Tanto uma quanto outra (ainda que as fontes sejam mais frequentes no tocante ao sexo entre homens, reflexo da perspectiva viricentrada e patriarcal quase sempre assumida pelos observadores).
– Gilberto Freyre propõe que muitos dos pajés eram homossexuais. Será verdade?
– No Brasil há poucos dados sobre isso, ainda que existam. Isto talvez explique a perseguição que os homo e bissexuais sofreram ao longo da colonização. Há vários relatos na literatura que nos permitem afirmar que havia (e talvez ainda haja), entre povos ameríndios, o ponto de vista que relaciona homo/bi/transexualidade ao potencial sagrado, como mostram os Two-Spirit nos Estados Unidos e Canadá. Também há o caso dxs Muxes, no México, que apontam não apenas para esse importante papel religioso, mas também político e social desempenhado por esses indivíduos.
– A sexualidade indígena é um assunto muito pouco estudado no Brasil. Por quê? Qual a principal dificuldade em pesquisar este campo?
– Ainda é, embora venham surgindo boas pesquisas a este respeito. Uma das hipóteses é, talvez, a própria resistência que algumas lideranças indígenas têm em tocar no assunto, por temerem o preconceito em relação às suas comunidades… Outra é a relativamente pouca penetração de ideias como as teorias queer na academia brasileira. Neste sentido, um grande desafio é trazer o queer para uma discussão mais próxima da etnologia indígena e da crítica às práticas coloniais, administrativas e políticas empregadas junto aos povos indígenas. Por outro lado, fico feliz em ver que alguns e algumas indígenas já se mobilizam em suas comunidades para pensar estas questões, inclusive trazendo estas reflexões para a própria academia –um exemplo é o texto Sexual Modernity in Amazonia, escrito em coautoria com uma indígena Tikuna, aluna da UFAM (Universidade Federal do Amazonas).
– Os relatos dos primeiros cronistas sobre sexualidade eram sempre permeados de julgamentos e preconceitos. Há alguma exceção? Algum cronista foi mais, digamos, permissivo?
– Até onde pude observar, não há exceções… Quase sempre o enquadramento a partir do qual a sexualidade indígena é vista reflete as perspectivas e preconceitos do observador… No tocante aos missionários e cronistas é ainda mais evidente como a sexualidade era vista, junto com a poligamia e a antropofagia, como prova da necessidade de se converter –quase sempre pelo uso do medo– os indígenas.
***
Talvez a própria imagem do indígena como “inocente” ou “assexuado” tenha sido útil à Igreja para disseminar suas teorias sobre céu e inferno. A analogia com Adão e Eva era perfeita: nus, no “Paraíso”, os “inocentes” foram tentados pela serpente do “pecado”. Era preciso fazê-los sentir-se mal em relação a algo natural e convertê-los à “fé”. E assim morria, no “descobrimento”, a genuína sexualidade das Américas. Mas o pecado, Barleu tinha razão, não está mesmo em nosso DNA.
(A presença dos africanos, sobretudo das africanas, modifica a vida sexual dos colonizadores, mas apenas dos homens. Toda esta parte é razão, porém, para outro post.)

Fonte: http://www.socialistamorena.com.br/como-a-igreja-arruinou-a-vida-sexual/