quinta-feira, 9 de março de 2017

Ndanka Yo Wini

                                                         
Abẹbẹlúbẹ,  bẹbẹ (performance)





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Abẹbẹlúbẹ, s. performance, uma façanha quando em disputa.
Bẹbẹ, s. performance, feito, façanha.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Pronome reflexivo

Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ láròjinlẹ.
Pronome reflexivo.

1. Ti ènìyàn kan (singular)

Ara mi = eu mesmo
Ara rẹ = você mesmo) 
Ara rẹ̀ = ele mesmo, ela mesma

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

Ara wa = nós mesmos
Ara yín = vocês mesmos 
Ara wọn = eles mesmos, elas mesmas.

Pronome objeto (oblíquo)


Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ tí a fi lẹ́hìn ti ọ̀rọ̀ ìṣe pẹ̀lú agbára àṣekún tàbí igbákéjì. 
Pronome objeto (oblíquo)

1. Ti ènìyàn kan (singular)

Mi = me, mim, comigo
Ọ, ẹ = você
Repetição da vogal final do verbo na terceira pessoa do singular (ele, ela)

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

Wa = nós, nos, conosco
Yín  = vocês
Wọn =  a eles, a elas


Àwọn àpẹẹrẹ (exemplos):

O rí mi - Você me viu.
Ó rí ẹEla/ele viu você.
O rí i - Você o/a viu.  Obs.: Repetição da vogal final do verbo na terceira pessoa do singular.
Ó rí wa - Ele/ela nos viu.
Ó rí yín - Ele/ela os viu.
Ẹ rí wọn - Vocês os/as viram.

Pronome possessivo (ênfase)

Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ fí ìní (ìtẹnumọ́).
Pronome possessivo (ênfase).

1. Ti ènìyàn kan (singular)

Tèmi = meu, minha
Tirẹ = de você
Tirẹ̀ = dele, dela

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)


Tiwa = nosso, nosso
Tiyín = de vocês
Tiwọn = deles, delas


Pronome possessivo

Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ fí ìní
Pronome possessivo.


1. Ti ènìyàn kan (singular)

Mi = meu, minha
Rẹ = de você
Rẹ̀ = dele, dela

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

Wa = nossa, nossa.
Yín = de vocês
Wọn = deles, delas

Pronome pessoal com advérbio

Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ ti ara ẹni pẹ̀lú adífábù.
Pronome pessoal com advérbio.

1. Ti ènìyàn kan (singular)

Mà = eu
Wà = você
Á = ele, ela

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

À = nós
Ẹ̀ = vocês, o senhor, a senhora.
Wọ́n = eles, elas ou o senhor, a senhora

Àwọn àpẹẹrẹ (exemplos):

Mà á jẹ ẹ̀bà - Eu vou comer pirão de mandioca.
Wà á jẹ ẹ̀bà - Você vai comer pirão de mandioca.
Á á jẹ ẹ̀bà - Ele/ela vai comer pirão de mandioca.
À á jẹ ẹ̀bà - Nós vamos comer pirão de mandioca.
Ẹ̀ ẹ́ jẹ ẹ̀bà - Vocês vão pirão de mandioca, o senhor vai comer pirão de mandioca, a senhora vai comer pirão de mandioca. 
Obs. O advérbio á (ir) muda para ẹ́ (ir) na segunda pessoa do plural.
Wọ́n á jẹ ẹ̀bà - Eles/ elas vão comer pirão de mandioca, o senhor vai comer pirão de mandioca, a senhora vai comer pirão de mandioca.



ÌDÒWÚ, Gideon Babalọlá
        Uma abordagem moderna ao yorùbá(nagô) / Gideon Babalọlá Ìdòwú. Porto Alegre: Palmarinca, 1990.




Pronome pessoal


Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ ti ara ẹni.
Pronome pessoal.

1. Ti ènìyàn kan (singular)

Mo, mi, ng = eu 
O = você
Ó = ele, ela                                                                               
2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

A = nós
Ẹ = vocês
Wọn = eles, elas

Pronome pessoal (ênfase)

Ọ̀rọ̀ arọ́pò orúkọ ti ara ẹni (ìtẹnumọ́)
Pronome pessoal (ênfase)

1. Ti ènìyàn kan (singular)
                                                                                Èmi = Eu
Ìwọ = Você
Òun = Ele, ela

2. Ti ènìyàn púpọ̀ (plural)

Àwa = Nós
Ẹ̀yin = Vocês
Àwọn = Eles, elas

Frases interrogativas

1)As partículas ṣé e ǹjẹ́ devem ser colocadas no início das frases interrogativas que exigem respostas sim ou não.

Ṣé o mọ̀ ọ̀nà?
Será que você conhece o caminho?

Ǹjẹ́  o mọ̀ sọ yorùbá?
Será que você sabe falar yorubá?

2)Para outras formas de perguntas são usadas palavras interrogativas, regidas pelo verbo ni (ser).

Kíni = O que?
Tani = Quem?
Titani = De quem é?
Wo ni = Qual é?
Báwo ni = como?
Èló ni = Quanto? (valores).
Mélòó ni = Quantos?
Nípa kíni = Por meio de que?
Níbo ni = Onde? Aonde?
Síbo ni = Para onde?
Láti ibo ni = De onde?
Nígbàwo ni = quando?

Funeral de Fidel Castro

Ìsìnkù ti Fidel Kástrò ní'lẹ̀ Kúbà.
Funeral de Fidel Castro em Cuba.                                                       






Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìsìnkù, s. Enterro, funeral.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Fidel Kástrò, s. Fidel Castro.
Orílẹ̀-èdè Olómìnira, s. República.
Orílẹ̀, s. Nome que denota um grupo de origem ou clã.
Orílẹ̀-èdè, s. Estado, nação.
Èdè, s. Idioma, língua, dialeto.
Olómìnira, adj. Independente.
Ilẹ̀, s. Terra, chão, solo.
, prep. No, na em.
Orílẹ̀-èdè Olómìnira ilẹ̀ Kúbà, s. República de Cuba.
Kúbà, ilẹ̀ Kúbà, s. Cuba.

Oração yorubá

 Evocação do tempo

1. Mo júbà àkọ́dá.
Eu saúdo os primórdios da existência.

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2. Mo júbà aṣẹ̀dá.
Saúdo o criador.

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3. Àtiyọ̀ jọ́
Saúdo o sol nascente.

Resultado de imagem para Sol nascente

4. Àtiwọ̀ oòrùn.
Saúdo o sol poente.

Resultado de imagem para sol poente.

5. Ọkànlérúgba irúnmọlẹ̀.
Saúdo as duzentas e uma divindades.

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6. B'ékòlo bá júba ilẹ̀.
Quando a minhoca saúda a terra

Resultado de imagem para minhoca entrando na terra

7. Ilẹ̀ á lanu fún-un.
A terra se abre para que ela entre.

Resultado de imagem para A terra se abrindo para minhoca

8. Ọlọjọ́ òní.
Oh, senhor do hoje.

Resultado de imagem para Senhor do dia de hoje

9. Ìbà rẹ o!
Eu te saúdo!

Resultado de imagem para Eu te saúdo!

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Mo, pron. pess. Eu.
Júbà, v. Respeitar,estimar, admitir como superior.
Àkọ́, s. Primeiro ser criado.
Aṣẹ̀, s. O criador.
Àtiyọ̀ jọ́, s. Alegria do dia, sol nascente.
Àtiwọ̀ oòrùn, s. Sol poente.
Ọkànlérúgba, num. 201.
Irúnmọlẹ̀, imalẹ̀, s. Divindades, orixás.
Bí ...bá ti, adv. Tanto tempo quanto, como, quando.
, prep. Como, da mesma forma que.
, v. 1. Perguntar, indagar de alguém, comunicar. Também usado para formar frases interrogativas; nesse caso, é posicionado no fim da frase. 2. Entregar, distribuir. 3. Gerar, dar nascimento a. 4. Estar zangado, aborrecer.
, conj. v. aux. Se. Indica uma condição.
, v. Alcançar, ultrapassar, perseguir. Ajudar. Encontrar.
, prep. pré. v. Com, em companhia de. Geralmente usada para juntar pessoas para uma finalidade e posicionada antes dos verbos. Wọ́n bá gbé - Eles moram juntos. 
, prep. Contra.
, adv. Nunca, absolutamente.
, pref. Usado como adjetivo e advérbio nas seguintes composições: bákan, bákannán, báyìí - igualmente, de qualquer modo, idêntico, similar, da mesma maneira. Ó ṣe é bákan - Ela o fez por alguma razão; Wọ́n ṣe bákanáà - Eles fizeram de forma idêntica; Wọ́n kò dára bákanáà - Igualmente, ambos não são bons. 
, v. aux. É precedido de bí para indicar uma condição. Bí ó bá wá, a ó lọ rìn kàkiri - Se ela vier, nós iremos passear. 
Bá, ìbá, v. aux. Teria, tivesse. Forma frases condicionais. Bí èmi bá lówó, èmi ìbá ṣe orò mi - Se eu tivesse dinheiro, eu teria feito minha obrigação.
, v. Bater, atingir. Germinar, crescer. Fermentar. Empoleirar-se, pousar sobre. Pedir antecipadamente. Coar com uma peneira. Inclinar-se.
Ba, v. Emboscar-se, esconder-se, agachar-se, ocultar-se.
Èkòló, v. Verme encontrado geralmente nos lugares úmidos, verme longo, minhoca.
Ilẹ̀, s. Chão, terra, solo.
Á, part. v.  Forma alternativa para fazer o tempo futuro dos verbos. Á (com significado de ir). Mà á jẹ ẹ̀bà - Eu vou comer pirão de mandioca.
Lanu, v. Abrir a boca.
Fún, prep. Para em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém)
Ọlọjọ́, s. Senhor do dia.
Òní, adv. Hoje.
Ìbà, s. Saudação.
Rẹ, ẹ, pron. poss. Seu, sua, de você.
O, òo, part. adv.  Forma frases exclamativas para ênfase. Ó ti dé o! - Ela já chegou. A forma òo é usada para responder a uma saudação, caso não exista outra estabelecida, ou para concordância diante de uma outra expressão. Ẹ káalẹ́ o - Boa noite; Òo (respondendo). Ká lọ! - Vamos!; Òo! (tudo bem!)

terça-feira, 7 de março de 2017

Quanto Vale Ou É Por Quilo

Fíìmù (filme)



Frantz Fanon

                                                                     
Filọ́sọ́fi ti Kàríbẹ́ánì.
Filosofia caribenha.


Gana

Olómìnira ilẹ̀ Ghánà.                                                 
República de Gana.


Nação do Islã

 Orílẹ̀-èdè ti ìmàle (Nação do islã).                                                             

Tabela periódica

                     
Tábìlì ìdásìkò àwọn ẹ́límẹ̀ntì.
Tabela periódica.


Resultado de imagem para Tabela periódica interativa mostra o propósito de cada elemento



Terreno grilado pela TV Globo

                                                               
Aláìnílẹ̀ (Àsokọ́ra Ayé rúbútú ti Tẹlifíṣàn) gbógunlọ ilẹ̀ ti Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́.
Sem terra (TV Globo) invade terra do Estado de São Paulo.





"Iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni tẹknọ́lọ́jì, iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni àwọn ará, iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni ohun gbogbo"
"Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo"



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Aláìnílẹ̀, s. Sem Terra, pessoa sem terra.
Alásopọ̀, àsokọ́ra, s. Rede.
Ayé rúbútú, s. Globo.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Tẹlifíṣàn, s. Televião.
Àsokọ́ra Ayé rúbútú ti Tẹlifíṣàn, s. Rede Globo de Televisão.
Ti ayé, ti ilé ayé; ti ilẹ̀, ti erùpẹ̀, adj. Terreno.
Ilẹ̀ (tí a lè kọ́'lé lé l'órí), s.  Terreno, lote, área. Lote de terreno para construção urbana de moradia.
Gbógunlọ, v. Invadir, conduzir uma expedição, comandar um exército.
Gbóguntì, v. Invadir, guerrear contra.
Gbà ipò, gba (ìní), bùdó, v. Ocupar.
Orílẹ̀-èdè, s. Estado, nação.
Ìpínlẹ̀ Pọ́ọ̀lù mimọ́, Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́, s. Estado de São Paulo.
Pọ́ọ̀lù, Páùlù, s. Paulo.
Mímọ́, adj. Limpo, puro, íntegro, sagrado.
Pọ́ọ̀lù mimọ́, Páùlù mimọ́, s. São Paulo.
Ìpínlẹ̀, s. Fronteira, demarcação, limite entre duas cidades, Estado ( Bahia, São Paulo, Pernambuco, etc.).
Iṣẹ́ àgbẹ̀, oko-ríro, s. Agricultura, agro, terreno cultivado.
Oko, s. Orixá da agricultura. Fazenda, roça, plantação.
Iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò, s. Agronegócio, agribusiness (em inglês).  É toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
Tẹknọ́lọ́jì, s. Tecnologia, tech.
Olókìkí, s. Pessoa famosa, notoriedade, pop star, celebridade.
Ará, s. Parente, habitante de um lugar, um conhecido, irmandade. Orílẹ̀-èdè Olómìnira àwọn Ará ilẹ̀ Ṣáínà - República Popular da China.
Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Lókìkí, adj. Popular, famoso, notório, pop.
Gbájúmọ̀, s. Cavalheiro, pessoa conceituada, pessoa famosa, celebridade.
Agbéjáde, s. Estouro.
Ohun gbogbo, gbogbo nǹkan, pron. indef. Tudo. 
Gbogbo, adj. Todo, toda, todos, todas.
Olúkúlùkù, adj. Todo, todos.
Àṣeparí, s. Conclusão, término, totalidade.
Òkodoro, òkokoro, s. Término, conclusão, o fim.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2017

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2017
Plano de ensino do terceiro ano - 2017.



Primeiro Bimestre                           



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  x)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em
relação à Filosofia e aos filósofos;
2. Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela;
3. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
4. Elaborar hipóteses e questões a
partir das leituras e debates
realizados;
5. Identificar a presença da Filosofia
no cotidiano;
6. Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas;
7. Identificar características da
Filosofia como reflexão;
8. Distinguir diferenças e
aproximações entre linguagem e
língua;
9. Relacionar pensamento, linguagem
e língua;
10. Identificar a importância da
língua para a produção e preservação
de saberes coletivos, bem como para
representar o real e imaginar

diferentes realidades.


O que é Filosofia
. Superação de preconceitos em relação à
Filosofia e definição e importância para a
cidadania;
O homem como ser de natureza e de

linguagem.

ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos: 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;

- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;



RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares

- filme;


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;

- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:



OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


 Segundo Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 2º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso;
2. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
3. Identificar situações de
desigualdade social, sobretudo no
Brasil, e abordá-las de uma
perspectiva problematizadora e
crítica;
4. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
5. Reconhecer o caráter insatisfatório,
ingênuo e mesmo ideológico de certas
explicações normalmente aceitas pelo
senso comum para o problema da
desigualdade;
6. Identificar aspectos do pensamento
de Platão e operar com os conceitos
platônicos trabalhados;
7. Distinguir a perspectiva de Platão
(natureza) da concepção de Rousseau
(convenção) acerca da desigualdade
social;
8. Distinguir a argumentação de
Rousseau acerca da origem da
desigualdade e de como superá-la por
meio do contrato social;
9. Questionar o papel social do

Estado e das leis

Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso
O homem como ser político
A desigualdade entre os homens como

desafio à política


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos;
- elaboração escrita do próprio pensamento;
- pesquisa bibliográfica e na internet;

- painel aberto de discussões e debates.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- Livro didático; textos selecionados;
- anúncios publicitários;

- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;

- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:


- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Terceiro Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 3º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 20
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Distinguir questões associadas ao
tema “liberdade” no contexto da
contribuição filosófica;
2. Distinguir diferentes concepções
sobre a ideia de liberdade;
3. Relacionar liberdade à política por
meio da mediação do conceito de
democracia;
4. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos;
5. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
6. Discutir o conceito de liberdade,
destacando questões associadas a
diferentes entendimentos sobre o ser
livre;
7. Relacionar liberdade à
solidariedade na perspectiva de uma
sociedade democrática.


Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso científico
Três concepções de liberdade
. Libertarismo, determinismo e dialética.


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- sondagens do senso comum;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisa de campo e debates;
- leitura sistemática e problematizadora de textos;

- elaboração escrita do próprio pensamento;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático;
- filmes; músicas;

- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;
- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;

- observação da participação em sala de aula;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor______________________________


Quarto Bimestre


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: 4º
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Refletir sobre o tema da felicidade
no contexto da contribuição filosófica;
2. Distinguir relações mantidas por
pessoas de diferentes culturas com a
ideia de felicidade;
3. Distinguir abordagens pessoais e
sociais a respeito da ideia de
felicidade;
4. Ler, compreender e interpretar
textos filosóficos;
5. Desenvolver habilidades de leitura
e escrita, bem como de expressão oral
na abordagem de temas filosóficos;
6. Elaborar hipóteses e questões a
partir de leituras e debates
realizados;
7. Identificar diferentes conceitos de
felicidade, destacando questões
associadas a diferentes
entendimentos contemporâneos sobre
“ser feliz”;
8. Relacionar a ideia de felicidade a
uma ética solidária.


Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso da literatura
Valores contemporâneos que cercam o tema
da felicidade e das dimensões pessoais e

sociais da felicidade


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses: aproximação e distanciamento sobre os temas em
questão;
- leitura sistemática e problematizadora de textos;
- elaboração escrita do próprio pensamento;

- discussões em grupos;


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático; textos selecionados: poéticos, filosóficos...

- internet


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais;
- provas dissertativas e reflexivas;
- verificação das atividades dos Cadernos do Aluno;

- observação da participação em sala de aula;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;

- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).



ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Projeto consciência negra.


Assinatura do Professor______________________________