segunda-feira, 6 de maio de 2019

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2019 (2º ano)



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019


Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  2ª A, B, C, D, E, F, G, 2ªTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
Carga horária: 2 aulas 
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Reconhecer-se como sujeito racional, capaz de uma certa autonomia de pensamento.
2. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.
3. Identificar diferentes conceitos de
liberdade com base em algumas
teorias filosóficas.
4. Relacionar liberdade à
solidariedade.
5. Desenvolver habilidade de leitura,
escrita e planejamento investigativo
para autonomia intelectual.
6. Relacionar ética e moral.

*Retomada de conceitos vistos no ano anterior.
*O eu racional.
*Partir da realidade do aluno e sondar os conceitos iniciais: ética, moral, razão, percepção, memória, imaginação.
*Trabalhar o conceito de ética para a  filosofia e relacionar com os artigos  1º e 5º da Constituição Federal.
*Critérios éticos para Sócrates e Aristóteles.
*Faculdade vegetativa, faculdade sensitiva, faculdade intelectiva.
* Autonomia e liberdade.





.



ESTRATÉGIAS:

- aulas expositivas dialogadas;
- leitura de textos;
- exercícios de reflexão e leitura;
- atividades que possam diferenciar ética e moral;
- seminários.
- Aplicar metodologia diferenciada (2º E, F, G), (2º TA - EJA)







RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens e textos selecionados;
- livro didático;
- exibição de filme;




INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:

- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. 


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias/Célia Maria da Cruz
(nome do professor)

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kéjì - 2019 (3º ano)

         SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                                       COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                       DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

                                   PLANO DE ENSINO 2019
Escola:  E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, 3ºTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em
relação à Filosofia e aos filósofos.
2. Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela.
3. Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos.
4. Elaborar hipóteses e questões a
partir das leituras e debates
realizados.
5. Identificar a presença da Filosofia
no cotidiano.
6. Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas.
7. Identificar características da
Filosofia como reflexão.
8. Distinguir diferenças e
aproximações entre linguagem e
língua.
9. Relacionar pensamento, linguagem
e língua.
10. Identificar a importância da
língua para a produção e preservação
de saberes coletivos, bem como para
representar o real e imaginar
diferentes realidades.






* Retomada de conceitos principais vistos no ano anterior.
* Superação de preconceitos em relação à
filosofia, sua definição e importância para a
cidadania.
* Filósofos: Pré-socráticos, Sócrates e sofistas: contexto histórico e pensamento.
*O que é Filosofia.
*O homem como ser de natureza e de
linguagem.
.


ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos; 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;
- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;

- Aplicar metodologia diferenciada (3º D ), (3º TA - EJA)





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares
- filme;



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:


-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).




ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:

- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades.



OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias/ Celia Maria da Cruz 
(nome do professor)
















Fim da linha pra você, ex-presidente

Òpin iṣẹ́ òṣèlú fún ọ, ààrẹ tẹ́lẹ̀.                              Fim da linha pra você, ex-presidente.

Por Herton Gustavo Gratto.


Fim da linha pra você, ex – presidente ladrão.
Mesmo sem provas
bato panelas
em prol da sua condenação.
Isso é pra você aprender
que o pobre só tem direito a uma refeição.
Fim da linha pra você, metalúrgico boçal.
Isso é pra você aprender
a nunca mais fazer assistência social
com meu dinheiro
e nem se atrever a transformar em engenheira
a filha do pedreiro.
Fim da linha pra você ex-presidente aleijado.
Não é pelo triplex
que você está sendo condenado,
é pela sua ousadia
em ajudar o garçom
a virar advogado, em contribuir
pra ascensão do negro favelado
que agora acredita
que pode estudar medicina,
sair da miséria
e até conhecer a Capela Sistina.
Fim da linha pra você, ex-presidente bandido.
Isso é pra você aprender
que o nordeste deve continuar a ser esquecido
e que saúde e educação
é pra quem pode
e não pra quem quer.
Fim da linha pra você, semi analfabeto atrevido.
Graças a sua insensatez
o filho da faxineira
chamou o meu filho de amigo.
Você está sendo condenado
pela sua falta de noção
de achar que pobre é gente e
que agora pode usar aparelho nos dentes,
ter casa própria e andar de avião.
Fim da linha pra você, ex-presidente imundo.
Isso é pra você parar com essa palhaçada
de estimular a minha cozinheira
a querer ter carteira assinada.
Era só o que me faltava,
o proletariado sonhar com qualidade de vida.
Você devia saber
que essa gente nasceu pra me servir
e não pra ser servida.
Mas, você é tão inconsequente,
não enxerga um palmo diante do nariz
e fez a babá do meu caçula
sonhar que pode estudar e ser atriz,
fazer aula de inglês…
essa pouca vergonha
é resultado
da sua insensatez,
da sua irresponsabilidade desmedida.
Aprenda de uma vez que
barriga vazia
e bala perdida
fazem parte do cotidiano
dessa gente bronzeada.
Foi querer mudar o mundo e
se meteu numa enrascada.
Fim da linha pra você, ex presidente imbecil.
Você está sendo condenado
não por ter roubado,
porque isso não foi provado.
Seu erro
foi fazer história e
ser do tamanho do Brasil,
ter oitenta por cento de aprovação popular,
acreditar em igualdade
e saber governar.


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Òpin eré, s. Fim do jogo.
Ìparí iṣẹ́, s. Fim de carreira, fim da linha, o limite para a realização de determinada tarefa chegou ao fim.
Òpin iṣẹ́ òṣèlú, s. Fim da carreira política.
Ìparí iṣẹ́ lórí ilẹ̀ ayé, s.  O fim do trabalho terrestre.
Ìparí iṣẹ́, Fim de carreira.
Ìparí iṣẹ́ rẹ̀ lórí ilẹ̀ ayé, s. O fim do seu trabalho na terra,  o fim de sua carreira terrestre.
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Fún, v. Dar. Espremer, apertar, extrair. Espalhar, desperdiçar, empurrar para os outros. Espirrar, assoar.
Fun, v. Ser branco. Soprar, ventar.

Èmi, mo, mi, n, ng, pron. pess. Eu. Mo dúpẹ́! -  Eu agradeço!
Ìwọ, o, pron. pess. Você.
O, ò, pref. Adicionado ao verbo para formar substantivos que indicam alguém que faz.
O, òo, part. adv. 1. Forma frases exlamativas para ênfase. Ó ti dé o! - Ele já chegou! 2. A forma òo é usada para responder a uma saudação, caso não exista outra estabelecida, ou para concordância diante de uma outra expressão. Ẹ káalẹ́ o - Boa-noite; Òo (respondendo).

Òun, ó, pron. pess. Ele, ela.
O, pron. pess. Você 
, pron. Você. É usado dessa forma depois de verbo ou preposição.
, pref. Adicionado ao verbo para formar substantivos que indicam alguém que faz. Ọdẹ (caçador) e dẹ (caçar).
Ọ, ọ́, pron. da 3ª pessoa do singular representado pela repetição da vogal final do verbo de uma sílaba ( caso objetivo 3ª pessoa). Ó ṣọ́ - Ele vigiou, Ó ṣọ́ ọ - Ele a vigiou.
Ọ, ẹ, pron. oblíquo. Você.
Kò, ò, adv. Não. Faz a negativa dos verbos regulares.

Àwọn, wọn, pron. pess. Eles, elas.
Ààrẹ, s. Presidente.
Igbákejì Ààrẹ, s. Vice-presidente.
Ààrẹ tẹ́lẹ̀, s. O ex-presidente.
Tẹ́lẹ̀, s. Ex (que deixou de ser alguma coisa). Àwọn ìpín amójútó Nàìjíríà tẹ́lẹ̀ - Antigas divisões administrativas da Nigéria.


quarta-feira, 1 de maio de 2019

Os continentes de Geb (Earth)


Àwọn àgbáálá ilẹ̀ tí a ń gbé nínú pílánẹ́ẹ̀tì Ilẹ̀ Ayé.

Os continentes que vivemos no planeta Terra.

 1. Àwọn àgbáálá ilẹ̀ méjìlá tí a ń gbé nínú pílánẹ́ẹ̀tì Ilẹ̀ Ayé.
 Os doze continentes habitados de  Geb (Earth).



1. Àwọn Erékùṣù Papua, s. Ilhas papua.
2.  Àgbègbè Kénáánì, s. Ta-kanaan (subcontinente de Canaã).
3. Àgbègbè Tàmil, s. Ta-Tamil (subcontinente Tâmil).
4. Àgbègbè Khmer, s. Ta-khmer (subcontinente khmer). 
5. Àgbègbè Neanderthal, s. Ta-Neanderthal  (subcontinente Neandertal).
6. Kọ́ńtínẹ́ǹtì kékeré ti Mòngólíà, s. Ta-Mongol (subcontinente da Mongólia).
7. Àgbègbè Òyìnbó, s. Ta-Oyinbo (subcontinente Europeu).
8. Gbọ̀ngàn Amẹ́ríkà, Àrin Amẹ́ríkà, s. América Central.
9. Amẹ́ríkà  tí ó wà nísàlẹ̀ (Àríwá Amẹ́ríkà), s. América que está embaixo (América do Norte).
10. Amẹ́ríkà  tí ó wà lókè (Gúúsù Amẹ́ríkà), s. América que está em acima (América do sul).
11. Àwọn Erékùṣù Yìnyín (Grínlándì), s. Ilhas de gelo (Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia).
12. Áfríkà, Áfíríkà, s. África (Kemet).

2. Àgbáálá ilẹ̀ ńlá kan tí kò ní olùgbé ní Ilẹ̀ Ayé.
Um continente não habitado de  Geb (Earth).


Kọ́ńtínẹ́ǹtì oníyìnyín (Antárktìkà, Antárktìkì), s. Continente gelado (Antártida, Antártica).




                           A imagem pode conter: texto


Katiúscia Ribeiro
27 de abril de 2018 · 

Se você definir o mundo de acordo com o seu escravizadores, projetará suas percepções do mundo pelo que eles definirem a você , acredite eles mantêm controle sobre você. 

Seu verdadeiro poder está na capacidade de definir o mundo a partir de verdades concretas e através delas fazer com que outras pessoas aceitam a sua definição como a própria realidade . 

Temos de definir o mundo de acordo com a nossa própria visão de mundo africana rompendo com a mentira do universalismo europeu . 

Esse é nosso mundo real . O nosso geb. O nosso sim. 

Nosso centro.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário). 


Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; nente caso, é posicionado antes do substantivo.
Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.
Wọn, pron. poss. Deles, delas.
Kọ́ńtínẹ́ǹtì, 
àgbáálá ilẹ̀orílẹ̀, s. Continente.

Kọ́ńtínẹ́ǹtì kékeré, s.  Subcontinente.
Àgbègbè Íńdíà, Kọ́ńtínẹ́ǹtì kékeré ti Íńdíà, s. Subcontinente indiano.
Méjìlá,num. Total de doze.
Mẹ́tàlá, num. Total de treze.
Wíwà, s. Estado de ser, estado de existir.
, v. Vir. Procurar por, buscar, vasculhar. Tremer de nervoso. Dividir, partir em pequenos pedaços.
, v. Ser, haver, existir, estar.
, V. Cavar. Remar, dirigir. Abraçar, prender, apertar . Monopolizar.
, àwa, pron. pess. Você.
Wa, pron. oblíquo. Nos, conosco. Possui função reflexiva e é posicionado depois de verbo e preposição.
Wa, pron. poss. Nosso, nossa.
Ti lọ, adj. Desaparecido.
, pron. rel. Que, o qual, do qual, cujo.
, conj. Se. Enquanto, ao mesmo tempo que.
, prep. Desde que.
, v. Bater com a mão ou com algo na mão, acertar o alvo.
, adv. Onde, quando.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti, ti...ti, adj. Ambos... e. Ti èmi ti ìyàwó mi - ambos, eu e minha esposa.
Ti, v. Ter (verb. aux.). Arranhar. Pular.
Ti, v. interrog. Como. Ó ti jẹ́? - Como ele está.
Ti, adv. pré-v. Já. Indica uma ação realizada.
Ti, àti, conj. E.
Ti, part. pré-v. 1. Usada para indicar o tempo passado dos verbos. Èmi ti máa rìn lálé - Eu costumava caminhar à noite. 2. É usada com báwo ni - como - quando se deseja expressar sentimento e posicionada antes do verbo principal. Báwo ni àwọn ti rí? - Como eles estão?.
Tìti, adv. Tremendamente, violentamente.
Títí, adv. Continuamente, constantemente.
Títí, prep. Até.
Tìtì, adv. Tremulamente, balançadamente.
Títì, adj. Trancado, que deve ser empurrado, fechado.
Títì, ọ̀nà, s. Via pública, rua, passagem.
Ti... ti, adj. Ambos... e. Ti èmi ti ìyàwó mi - Ambos, eu e minha esposa.
Títi-àiyé, adv. Eternamente.
Títí dé, prep. Até. (referindo-se a um local ou espaço).
Títí di, prep. Até. (referindo-se a período de tempo).
Títí  láé, títí láí, adv. Perpetuamente, para sempre, definitivamente.

Títilọ, adv. Continuadamente, assim por diante.
Tíì, adv. pré-v. Ainda.
, v. Bastar, ser o bastante, ser o suficiente. Ser igual a, equivaler.
, adj. Suficiente, bastante.
, pron. rel. Que. Contração de tí ó. A partícula ó é sempre usada se tí for seguida por um verbo. Antes de pronome  e substantivo, ela não é usada. Ọkùnrin tó pè mí ẹ̀gbọ́n mi - O homem que me chamou é meu irmão. Kí nìdí tó fi jẹ́ pé Nóà tó gbé ayé ní nǹkan bí ẹgbẹ̀rún márùn-ún [5,000] ọdún sẹ́yìn ni Minnamaria, akẹ́kọ̀ọ́ tí kò tíì pé ọmọ ogún ọdún yìí kọ lẹ́tà tiẹ̀ sí? - Por que Minnamaria, uma estudante adolescente, escreveu sua carta a Noé, homem que viveu há uns 5.000 anos? Ọkùnrin àtobìnrin tó gbé ayé ṣáájú Kristi - Homens e mulheres  que viveram antes de Cristo

Tó, tóó, adv. pré-v. Antes de. É antecedido por kí. Kí òun tó lọ, ó sọ̀rọ̀ pẹ̀lú mi - Antes de ele ir, eu conversei com ele.
Nínú, prep. Dentro, no interior de.
Inú, s. Estômago, ventre, interior, interno, no íntimo de.
Ìjẹ́pípé pílánẹ́ẹ̀tì Ilẹ̀ Ayé, s. A perfeição do Planeta Terra.
Àgbáyé, s. Mundo, universo, cosmo.
Ayé, gbogbo ẹ̀dá, àgbáyé, àgbáálá ayé, s. Universo.
Ayé, àiyé, s. Mundo, planeta.
Ilẹ̀-ayé, ayé, ilé-ayé, s. Terra (planeta terra). 
Plánẹ̀tì ilẹ̀-ayé, pílánẹ́ẹ̀tì Ilẹ̀ Ayé, s. Planeta terra.
Àdánidá, s. Natureza.
Òòṣà ilẹ̀, s. Deus da terra. Bí àpẹẹrẹ, àwọn ọmọ Íjíbítì máa ń bọ òrìṣà Ra, tí wọ̀n gbà pé ó ń darí oòrùn, Nut ni wọ́n gbà pé ó ń darí òfuurufú, Geb ni wọ́n kà sí òòṣà ilẹ̀ àti Hapi tí wọ́n pè ní òrìṣà Náílì yàtọ̀ sí àwọn ẹranko onírúurú tí wọ́n ń bọ - Por exemplo, os egípcios adoravam Rá (o deus do Sol), Nut (a deusa do céu), Geb (o deus da Terra), Hápi (o deus do mediante Nilo) e muitos animais.
Olókun, s. Divindade feminina dos mares e oceanos.
Èdè swàhílì, s. Língua Suaíli (suaíle, suahíli, swahili e kiswahili).
Grínlándì, s. Groenlândia, Groelândia ou Gronelândia.
Èdè Tàmil, s. Língua tâmil. Ní ìlú Tàmil Nadu tó wà lápá gúúsù Íńdíà, bíbomirinlẹ̀ ti mú kí iyanrìn tó ń gba omi dúró lábẹ́ ilẹ̀ fi nǹkan tó ju mítà mẹ́tàlélógún lọ sílẹ̀ láàárín ọdún mẹ́wàá - No Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, a irrigação fez o lençol freático baixar mais de 23 metros em 10 anos.
Áfríkà, Áfíríkà, s. África.
Yúróòpù, s. Europa.
Òyìnbó, òyìbó, òìbó, O homem branco, o europeu.
Àwọn ará Yúróòpù, s. Europeus. 
Mòngólíà, s. Mongólia.
Ilẹ̀ Kénáánì, s. Terra de Canaã.
Àwọn orílẹ̀gbàngbà, s. Supercontinentes.
Amẹ́ríkà Látìnì, s. América Latina.
Gbọ̀ngàn Amẹ́ríkà, Àrin Amẹ́ríkà, s. América Central.
Àríwá Amẹ́ríkà, s. América do Norte.
Gúúsù Amẹ́ríkà, s. América do sul.
Ásíà, s. Ásia.
Oṣéáníà, s. Oceania. 
Austrálásíà, s. Australásia. É a região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia.
Melanésíà, s. Melanésia.
Mikronésíà, s. Micronésia.
Polinésíà, s. Polinésia.
Kọ́ńtínẹ́ǹtì oníyìnyín (Antárktìkà, Antárktìkì)s. Continente gelado  (Antártida, Antártica).
Antárktìkì, s. Antártica.
Erékùṣù Kérésìmesì, s. Ilha Christmas ou Ilha do Natal.
Àwọn Erékùṣù Kókósì, s. Ilhas Cocos (Keeling).
Austrálíà, s. Austrália.
Orílẹ̀-èdè Àjọni ilẹ̀ Austrálíà, s.  Comunidade da Austrália.
Omi òkun tó mọ́ nigín-nigín, s. Águas cristalinas do mar.
Omi, s. Água.
Òkun, s. Mar, oceano.

Àwọn omi òkun, s. Mares.
Okun, s. Força, vigor, energia.
Okùn, s. Corda, barbante.
Òkun Àtìláńtíìkì, Òkun Atlántíkì, s. Oceano Atlântico.

Òkun Olókun, s. Oceano de Olókun (divindade feminina dos mares e oceanos), Oceano Atlântico.
Òkun Índíà, s. Oceano Índico.
Òkun swàhílì, s. Oceano Swahili (Oceano Índico).
Òkun Pàsífíkì, s. Oceano Pacífico.
Òkun Papua, s. Oceano Papua (Oceano Pacífico).
Òkun Apáagúúsù, s.  Oceano Austral, oceano Antártico, oceano glacial Antártico.
Òkun Árktìkì, s. Oceano Ártico (Ice Ocean).
Òkun Àgbáyé, s. Oceano global, oceano mundial.
Rẹ̀lẹjù, adj. Inferior.
Lókè, lékè, gájù ní ipò, adj. Superior.
Lókè, ní òkè, prep. Acima, no alto de.
Nípa, nípasẹ̀, adv. Sobre, acerca de, concernente a.
Kọjá, prep. Sobre, além de. 
Ní orí, lórí, lérí, prep. Sobre, em cima de, cerca de, acerca de, a respeito de. 
Lórísórí, prep. Em, por, ao. sobre. 
Sórí, prep. Para cima de. 
Nípati, prep. Conforme.

Gẹ̀rẹ́gẹ̀rẹ́ Òkè, s.  Encostas do monte.
Ìgbèríko, s. Vizinha, província, costa.
Gẹ̀rẹ́gẹ̀rẹ́, gẹ̀rẹ́, s. Ladeira, declive.
Gbogbo ilẹ̀ ayé tí a ń gbé, s. Toda a terra habitada.
Ọmọbìnrin, s. Garota, menina, filha. Ọmọbìnrin olójú rèǹtèrente kan - Uma linda garota.
Ilé, s. Casa.  ilé kan tó ṣófo - Uma casa vazia. Kò sẹ́nì kankan tó ń gbé ibẹ̀ mọ́ - Ninguém mora mais lá.
Yìnyín, s. Neve, granizo, gelo.
Ìfojúsọ́nà, s. Expectativa, perspectiva. Ìfojúsọ́nà tí kò dájú - Perspectivas incertas.

Dia do Trabalhador

Ayẹyẹ Ọjọ́ Àwọn Òṣìṣẹ́ ọlọ́dọọdún.
Comemoração anual do Dia do Trabalho.

Tó o bá fẹ́ ìsọfúnni síwájú sí i - Para mais informações: 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/05/01/cut-e-forca-sindical-se-unem-em-festa-do-dia-do-trabalhador-no-anhangabau.ghtml

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ayẹyẹ, s. Celebração.
Àjọ̀dún, s. Festival.
Ọjọ́, ijọ́, s. Dia.
Ọdún, s. Ano, estação, período próximo das festividades anuais.
Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; nente caso, é posicionado antes do substantivo.
Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.
Wọn, pron. poss. Deles, delas.
Òṣìṣẹ́ tó ń gbowó iṣẹ́, s. Assalariado.
Òṣìṣẹ́, oníṣẹ́, s. Trabalhador, operário, proletário.
Ẹgbẹ́ ti àwọn Òṣìṣẹ́, s. PT.
Proletárì, s. Proletário.
Tálákà, s.  Pessoa pobre, pessoa comum. 
Akúṣẹ́, s. Pobre, indigente.
Aláìní, s. Pessoa necessitada, indigente. 
Abòṣì, abòṣìta, s. Pessoa miserável, pessoa esfarrapada.
Alágbe, s. Mendigo, pedinte, pobre, mendicante.

Abòṣì, abòṣìta, s. Pessoa miserável, pessoa esfarrapada.
Àwọn tó ń gbé nínú àwọn ilé hẹ́gẹhẹ̀gẹ, s. Favelados. 
Ẹnì tó ń gbé nínú àwọn ilé hẹ́gẹhẹ̀gẹ, s. Favelado.

Ayẹyẹ ọlọ́dọọdún, s. Celebração anual.
Ọdọọdún, s. adj. ou adv. Anual, anualmente.