SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, 3ºTA (EJA)
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do período: 8 aulas
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( x ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. 2. Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela. 3. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos. 4. Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados. 5. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano. 6. Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas. 7. Identificar características da Filosofia como reflexão. 8. Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua. 9. Relacionar pensamento, linguagem e língua. 10. Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. | * Retomada de conceitos principais vistos no ano anterior. * Superação de preconceitos em relação à filosofia, sua definição e importância para a cidadania. * Filósofos: Pré-socráticos, Sócrates e sofistas: contexto histórico e pensamento. *O que é Filosofia. *O homem como ser de natureza e de linguagem. . |
ESTRATÉGIAS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos; confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias; - sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações; - contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo; - dinâmicas de grupo; - pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica; - organização de painel sobre reflexões a partir de grupos; - Aplicar metodologia diferenciada (3º D ), (3º TA - EJA) |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens de jornais e revistas e Documentos; - livro didático; textos selecionados; - letras de música e ditados populares - filme; |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. |
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Orlandes Rosa Farias/ Celia Maria da Cruz
(nome do professor)
(nome do professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário