Tábìlì ìdásìkò àwọn ẹ́límẹ̀ntì.
Tabela periódica.
Ẹ kọ́ èdè Yorùbá lọ́dọ̀ Olùkọ́ Orlandes àti pé, láfikún sí i, ẹ jẹ́ kí àwọn Òrìṣà tọ́ ọ padà síbi tí ẹ ti wá. Ẹ jẹ́ kí èrò inú rẹ lágbára, kí ó lómìnira, kí ẹ ṣe àwọn àṣàyàn tó dára, kí ẹ sì di olórí rere - Aprenda o idioma yorubá com o Professor Orlandes e, além disso, deixe os orixás guiá-lo de volta à origem. Que vossa mente seja forte, livre, faça boas escolhas e se torne olórí rere.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x)
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos; 2. Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela; 3. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 4. Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados; 5. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano; 6. Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas; 7. Identificar características da Filosofia como reflexão; 8. Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua; 9. Relacionar pensamento, linguagem e língua; 10. Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. |
O que é Filosofia
. Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para a cidadania; O homem como ser de natureza e de linguagem. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos: confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias; - sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações; - contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo; - dinâmicas de grupo; - pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica; - organização de painel sobre reflexões a partir de grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos; - livro didático; textos selecionados; - letras de música e ditados populares - filme; |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 2º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso; 2. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 3. Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade; 6. Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados; 7. Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social; 8. Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social; 9. Questionar o papel social do Estado e das leis |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso O homem como ser político A desigualdade entre os homens como desafio à política |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - pesquisa bibliográfica e na internet; - painel aberto de discussões e debates. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02; - Livro didático; textos selecionados; - anúncios publicitários; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 3º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 20
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Distinguir questões associadas ao
tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade; 3. Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 6. Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre; 7. Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso científico Três concepções de liberdade . Libertarismo, determinismo e dialética. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- sondagens do senso comum;
- dinâmicas de grupo; - pesquisa de campo e debates; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03; - Livro didático; - filmes; músicas; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 4º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Refletir sobre o tema da felicidade
no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes culturas com a ideia de felicidade; 3. Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da ideia de felicidade; 4. Ler, compreender e interpretar textos filosóficos; 5. Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 6. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 7. Identificar diferentes conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”; 8. Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso da literatura Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses: aproximação e distanciamento sobre os temas em questão; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - discussões em grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04; - Livro didático; textos selecionados: poéticos, filosóficos... - internet |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série:
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Questionar a realidade social e
planejar ações de intervenção solidária; 2. Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas; 3. Relacionar liberdade à solidariedade; 4. Desenvolver habilidade de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual; 5. Relacionar ética e moral. |
. O eu racional;
. Autonomia e liberdade. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas dialogadas; - leitura de textos; - exercícios de reflexão e leitura; - seminários. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Aluno, v. 1; - imagens e textos selecionados; - livro didático; - exibição de filme; |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - observação da participação e organização do caderno; - escritas e individuais. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série:
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Refletir sobre a ética na
perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade; 2. Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza; 3. Identificar diferentes concepções de indivíduo; 4. Identificar as subjetividades como resultado de construção social; 5. Identificar processos sociais merecedores de crítica; 6. Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral. |
Introdução à Teoria do Indivíduo
. John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill Tornar-se indivíduo . Paul Ricoeur e Michel Foucault Condutas massificadas Alienação moral |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas dialogadas;
- debates; - análise e interpretação de textos e imagens; - produção de textos escritos. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- Livro didático; - textos selecionados para leitura; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - observação da participação; - escrita e individual. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série:
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 20
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar e criticar práticas de
humilhação social; 2. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos; 3. Analisar a condição dos seres humanos a partir de reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres; 4. Identificar e questionar práticas de racismo; 5. Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais |
Filosofia, Política e Ética
. Humilhação, velhice e racismo; . Homens e mulheres; . Filosofia e educação |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- aulas expositivas e dialogadas;
- exercícios de reflexão, escrita e leitura; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03; - Livro didático e seleção de textos; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- produção de textos dissertativos: redações e pesquisas pontuais; - análise de informações. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série:
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Reconhecer a relevância da
reflexão filosófica para a análise dos temas que emergem dos problemas das sociedades contemporâneas; 2. Expressar por escrito e oralmente questionamentos sobre o avanço tecnológico, o pensamento tecnicista e as consequências para a vida no planeta; 3. Discutir questões do campo da Bioética, distinguindo o papel da reflexão filosófica para o seu enfrentamento; 4. Identificar e problematizar valores sociais e culturais da sociedade contemporânea; 5. Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos; 6. Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados no bimestre; 7. Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações para construir argumentação consistente. |
Desafios éticos contemporâneos
. A Ciência e a condição humana Introdução à Bioética |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- combinar atividades de discussão com aulas expositivas e dialogadas; - exercícios de reflexão e leitura; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04; - Livro didático; - filme - Roteiro de análise de filme. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- textos dissertativos argumentativos; - entrega e socialização de atividades/roteiros. |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|