terça-feira, 2 de julho de 2024

Natureza

           Àdánidá (natureza)

1. Yèyé Ìṣẹ̀dá, àràmàǹdà obìnrin náà, ló dá wa, àwa ni àdánidá, a ó sì padà s í i - A mãe Natureza, a mulher misteriosa, nos criou, somos a natureza e a ela voltaremos.

Segundo Wande Abimbola, "O povo da África antiga não considerava a natureza como algo a ser explorado, governado ou conquistado. Eles não pensavam que a natureza era feita apenas para os humanos usarem. Para a antiga mente africana, os animais, as plantas e os seres humanos faziam parte de uma grande família."  

2. Àwọn òfin físíìsì ni àwọn apá Yèyé Ìṣẹ̀dá ( àràmàǹdà obìnrin náà) tó ń nà sáàárín àgbáyé.

 As leis da física são os braços da Mãe natureza (a mulher misteriosa) que se estendem pelo o universo. 

3.  Ní ibì kan nílẹ̀ Áfíríkà, Yèyé Ìṣẹ̀dá, àràmàǹdà obìnrin náà, sọ ara rẹ̀ di ẹ̀dá ènìyàn aláwọ̀ dúdú àkọ́kọ́ tó jẹ́ ojúlówó baba ńlá ìran ènìyàn náà, àwọn ènìyàn àyànfẹ́ Yèyé Ìṣẹ̀dá tàbí Yèyé Abo-Ọlọ́run. 

Em algum lugar da África, a Mãe natureza, a mulher misteriosa, transformou-se no primeiro ser humano negro que é o verdadeiro ancestral da raça humana, o povo escolhido da Mãe natureza ou da Deusa-Mãe.

4. Àwọn àbá èrò orí tí ń bọ imọlẹ̀ - Teorias animistas: 

1. Segundo Fred Alan Wolf, o universo todo está vivo e, devido à conexão de Einstein há, na verdade, um só todo indiviso. Quando duas partículas ficam entrelaçadas (não-localidade quântica, conexão de Einstein), elas se comportam como se estivessem coordenadas entre si, como se estivessem "trocando informações" à distância. O ser humano sempre desejou unir-se com Deus, talvez essa unidade esteja relacionada com a conexão quântica (conexão de Einstein)

2. Para Leonardo Boff, o universo está pleno de espírito porque é interativo, panrrelacional e criativo. Desta perspectiva não há entes inertes, não há matéria morta, se contrapondo aos seres vivos. Todas as coisas, todas as entidades (de partículas subatômicas a galáxias) participam de certo modo do espírito, da consciência e da vida. Todos os seres vivos do nosso planeta estão interligados, de uma forma ou de outra e que sugere que somos partes de um único organismo vivo. 

3. Outra teoria animista é a hipótese Gaia de James Lovelock. Segundo esta hipótese, o planeta Terra é um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar seus detritos e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos, um organismo capaz de se autorregular. De acordo com esta hipótese, os organismos bióticos controlam os organismos abióticos, de forma que a Terra se mantém em equilíbrio e em condições propícias de sustentar a vida. 

5. Ẹ̀kọ́ nípa ibùgbé àwọn ohun alààyè (ecologia).

Neter (Orixá) é natureza e natureza é Neter  (Orixá). No animismo africano, um só espírito está por dentro de tudo que existe e cada ser que nasce traz consigo uma partezinha do espírito universal (Deus, Deusa, Mãe natureza). 

Os animistas são ambientalistas, tratam tudo com carinho e respeito e pedem desculpas aos deuses da floresta para cortar uma árvore e matar um animal. Eis algumas das 42 confissões negativas do Antigo Egito que reforçam valores ambientalistas e facilitam nosso êxito ao reunir-se à fonte: não saqueei os neteru, não desperdicei a terra fértil, não me contaminei, não sujei a água, nunca amaldiçoei os neteru (deuses). 

Tó o bá fẹ́ ìsọfúnni síwájú sí i - Se você precisar de mais informações:

https://usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/5-evidencias-de-que-as-plantas-sao-sencientes

https://culturebay.co/pt/blogs/mitologia-africana/kaang-os-bushmen-africanos-mito-da-criacao-explicado#google_vignette

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-mais-antigo-ritual-humano/#:~:text=Sheila%20Coulson%2C%20da%20Universidade%20de,antes%20do%20que%20se%20acreditava.

https://aterraeredonda.com.br/o-fim-de-todas-as-coisas/

https://outraspalavras.net/eurocentrismoemxeque/a-notavel-atualidade-do-animismo/

https://www.sita.in/pt-pt/eu-sou-um-animista/


Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò, àkójọ ọ̀rọ̀ tí ò ń lò lójoojúmọ́, àwọn àkànlò ọ̀rọ̀, àwọn àkànlò èdè, ọ̀rọ̀ tó máa ń sọ, àkànlò èdè lọ́nà tó gún régé (vocabulário).


Àwọn ọlọ́run ló máa ń wà nídìí àwọn ipá àdáyébá, s. Deuses identificados com as forças da natureza.

ni tó máa ń jọ́sìn àwọn nǹkan tí Ọlọ́run dá, s. Aquele que adora as coisas que Deus fez.

Ìjọsìn ìbọgibọ̀pẹ̀, s. Adoração pagã.

Àbá èrò orí kan tí ó sọ pé ẹ̀rí ọkàn wà nínú ohun gbogbo, s. Uma teoria que diz que há consciência em tudo.

Àwọn àbá èrò orí tí ń bọ imọlẹ̀, s. Teorias animistas.

Àwọn ẹ̀yà ìbílẹ̀ tí ń bọ imọlẹ̀, s. Tribos animistas.

Ìgbàgbọ́ kan tí ẹ̀mí wà nínú ohun gbogbo, s. Uma crença de que o espírito está em todas as coisas, animismo.

Ìsìn àwọn onímọlẹ̀, ìbọgibọ̀pẹ̀, s. Animismo.