quinta-feira, 13 de abril de 2017

Oração pela Papua Ocidental.

Àdúrà fún ilẹ̀ Papua níhà ìwọòrùn.          
Oração pela Papua Ocidental.
              Olùkọ̀wé (autor): olùkọ́ Orlandes.


Ẹ̀bẹ̀ mi sí Ọlọ́run. 

A fẹ́ òmìnira àti ìdájọ́ fún ilẹ̀ Papua Níhà ìwọòrùn. Gbogbo (èmi, ìwọ, òun, àwa, ẹ̀yin ati àwọn ) ní láti gbé ní òmìnira. Lẹ́hìnnáà, gbogbo ibi (ìsọdibiàmúsìn, ìṣẹlẹ́yàmẹ̀yà, ìninilára, ifipabanilòpọ̀, ikú, ìṣẹ̀lẹ̀ ìdánilóró, ìdáyàfò) yẹ kí ó wà ìdúró. Òmìnira àti ìlómìnira, báyìí àti ní ọjọ́ iwájú. Ìsisìyí àti ní ìgbà tí mbọ̀. Ààmin.

Meu pedido a Deus.

  Queremos independência e justiça para Papua Ocidental. Todos (eu, você, tu, ele, ela, nós, vocês, eles e elas) temos que viver em liberdade. Em seguida, todo o mal (colonialismo, racismo, opressão, estupro, assassinato, terror, intimidação) deve ser interrompido. Liberdade e  independência, agora e no futuro. Agora e no futuro. Amém
                                                                                           


A imagem pode conter: 1 pessoa, montanha, atividades ao ar livre e natureza










Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ẹ̀bẹ̀, s. Súplica, pedido, petição.
Mi, pron. poss. Meu, minha.
, prep. Para, em direção a. Indica movimento direcional.
, ( conj. pré-v.). E, além disso, também. Liga sentenças, porém, não liga substantivos; nesse caso, usar " àti". É posicionado depois do sujeito e antes do verbo.
Ọlọ́run, s. Deus supremo.
A, pron. pess. Nós.
Fẹ́, v. Querer, desejar.
Ìdájọ́, s. Justiça. 
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Fún, v. Dar. Espremer, apertar, extrair. Espalhar, desperdiçar, empurrar para os outros. Espirrar, assoar.
Fun, v. Ser branco. Soprar, ventar.
Gbogbo, adj. Todo, toda, todos, todas.
Èmi, mo, mi, n, ng, pron. pess. Eu.
Ìwọ, o, pron. pess. Você.
Òun, ó, pron. pess. Ele, ela.
Àwa, a, pron. pess. Nós.
Ẹ̀yin, pron. pess. Vocês.
Àwọn, wọnpron. pess. Eles, elas.
Láti, prep. Para. Usada antes de verbo no infinitivo. 
Láti, prep. De, desde. É usada depois de um verbo com sílaba dupla e se for seguida de outro verbo. Para verbo de uma sílaba, é opcional.  Èmi kò fẹ́ràn láti jẹ níkàn - Eu não gosto de comer sozinho. Alguma vezes é colocada antes do verbo para expressar propósito. Ó dé lát'àná - Ela chegou desde ontem. Em outros casos, é usada para indicar direção. Ó dé láti ọjà- Ela chegou do mercado.
Gbé, v. Morar, viver em determinado lugar.
Lẹ́hìnnáà, adv. Depois, em seguida.
Ibi, s. Mal, infortúnio. Lugar. 
Ibí, adv. Aqui, cá.
Ìbí, s. Nascimento. Pergunta, questão.
Olùkọ̀wé, olùdásílẹ̀, olùpilẹṣẹ̀, s. Autor, iniciador. 
Àdúrà, s. Oração, reza, prece.
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Nípa, nípasẹ̀, adv. Sobre, acerca de, concernente a. 
Orílẹ̀-èdè Olómìnira, s. República.
Orílẹ̀, s. Nome que denota um grupo de origem ou clã.
Orílẹ̀-èdè, s. Estado, nação.
Èdè, s. Idioma, língua, dialeto.
Olómìnira, adj. Independente.
Ilẹ̀, s. Terra, chão, solo.
Níhà, adj. e prep. No lado de, para.
Papua Níhà ìwọòrùn, ilẹ̀ Papua Níhà ìwọòrùn, s. Papua ocidental.
Papua, s. Papua.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Níhà ìwọòrùn, adj. Ocidental.
Ìwọòrùn, apáìwọ̀orùn, s. Ocidente.
, prep. Para, em direção a. Indica movimento direcional.
Mi, pron. pess. Eu.
Mi, pron. poss. Meu, minha. 
Mi, pron. oblíquo. Me, mim, comigo.
Ọlọ́run, s. Deus supremo.
Ẹ̀bẹ̀, s. Súplica, pedido, petição
Ìsọdibiàmúsìn, s. Colonialismo.
Ìṣẹlẹ́yàmẹ̀yà, s. Racismo.
Ìninilára, s. Opressão.
Ifipabanilòpọ̀, s. Estupro.
Ikú, s. Morte.
Ìṣẹ̀lẹ̀ ìdánilóró, s. Atentado terrorista.
Ìdáyàfò, s. Intimidação.
Yẹ, v. Ser conveniente, apropriado, adequado, ser correto.
Ó, pron. pess. Ele, ela. 
Ìdúró, s. Pausa, parada.
, v. Vir. Procurar por, buscar, vasculhar. Tremer de nervoso. Dividir, partir em pequenos pedaços.
, v. Ser, haver, existir, estar.
, V. Cavar. Remar, dirigir. Abraçar, prender, apertar . Monopolizar.
Wà, àwa, pron. pess. Você.
Wa, pron. oblíquo. Nos, conosco. Possui função reflexiva e é posicionado depois de verbo e preposição.
Wa, pron. poss. Nosso, nossa.
, conj.  Que. É a marca do subjuntivo e usada com verbo que expressa obrigação, desejo, permissão, geralmente com o verbo fé ( querer). Ex.: Mo fé kí o wá - Eu quero que você venha.
, conj. A fim de que, de modo que, com a intenção de.
, adv. Antes de. Ex.: kí èmi tó dé - Antes de eu chegar .
, part. Usada entre duas palavras para dar sentido "qualquer". Ex.: Enikéni - Qualquer pessoa. 
, v. Cumprimentar, saudar, aclamar. Visitar. Dever. Ex.: Mo kí i - Eu o saudei. 
Ki, v. Ser grosso, denso, viscoso, compacto.
, v. Comprimir, apertar, pressionar. Proclamar, declinar qualidades. Definir. Pôr fumo no cachimbo. Prender (uma pessoa).
, adv. Não. Faz a negativa dos verbos no tempo futuro e condicional, antes das partículas verbais yíò, ó, ìbá. Fica localizado entre o sujeito eo verbo. Èmi kì ó lọ mọ́ - Eu não irei mais. Kì bá má kú - Ele não teria morrido.
Òmìnira, s. Liberdade.
Àti, Conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos. 
Ìlómìnira, s. Independência. 
Báyìí, adv. Assin, desse modo, dessa maneira, agora.
, part. enfática. Usada na construção de frases, quando o verbo tiver dois objetos, o segundo objeto é precedido por " ní".
, prep. No, na, em. Usada para indicar o lugar em que
alguma coisa está. Indica uma posição estática.
, v.  Ter, possuir, dizer.Transportar carga em um barco
ou navio. Ocupar, obter, pegar.
Ni, v. Ser, é.
, pron. dem. Aquele, aquela. Requer alongamento da vogal final da palavra que o antecede somente na fala. Ex.: Fìlà ( a ) nì - Aquele chapéu. 
jọ́-iwájú, s. Futuro. 
Ìsisìyí, adv. Agora, no presente momento.
Ìgbà tí mbọ̀, s. Futuro. 
Ààmin, àmí, s. Amém, assim seja.





Brasil

                                                     
Orílẹ̀-èdè Olómìnira Aparapọ̀ ilẹ̀ Bràsíl.
República Federativa do Brasil.






Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Orílẹ̀-èdè, s. Nação, país.
Orílẹ̀, s. Grupo de origem ou clã.
Èdè, s. Língua, idioma, dialeto, linguagem.
Olómìnira, adj. Independente.
Àpapọ̀, s. Soma, total, combinação, ato de unir, de juntar
Aparapọ̀, adj. Federativa.
Ilẹ̀ Bràsíl, Bràsíl, s. Brasil, Pindorama.
Ilẹ̀, s. Terra, solo, chão.


quarta-feira, 12 de abril de 2017

Vampiros africanos

Àwọn fanpaya ti Áfríkà.
Vampiros africanos.


1. Impundulu

Pode tomar a forma de um grande pássaro com garras e é capaz de invocar raios e trovões.

 impundulu1
Fonte: etnia xhosa (Cabo Oriental)

2. Doramanga. 

 Um fora da lei ou vampiro vivente que bebe sangue e come as aparas das unhas dos nobres.

Resultado de imagem para Betsileo de Madagáscar
Fonte: povo Betsileo de Madagáscar


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Fanpaya, s. Vampiro.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Áfríkà, s. África.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Crase

Àmọ̀ràn ṣókí láìṣòro márùn-ún lórí lílò ti àmì ohùn ìsàlẹ̀ ní èdè pọtogí.
Cinco dicas simples sobre o uso da crase no idioma português.



A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”, por isso ela não ocorre antes de substantivos masculinos






1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. Apesar de ser a mais conhecida, não é a única, mas saber que – salvo exceções – a crase não acontece antes de palavras masculinas já ajuda bastante! Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave. Veja só um exemplo:
As amigas foram à confraternização de final de ano da empresa.
Substitua a palavra “confraternização” pela palavra “encontro”:
As amigas foram ao encontro de final de ano da empresa.
2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora: Antes de locuções indicativas de horas, empregue o acento grave. Observe:
Às três horas começaremos a estudar.
A partida de futebol terá início às 17h.
Ele esteve aqui às 8h, mas foi embora porque não te encontrou.
Mas quando as horas estiverem antecedidas das preposições para, desde e até, naturalmente o artigo não receberá o acento indicador de crase. Observe:
Ele decidiu ir embora, pois estava esperando desde as 10h.
Marcaram o encontro no restaurante para as 20h.
Fique tranquilo, eu estarei no trabalho até as 9h.
3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. Observe os exemplos:
Às vezes chegamos mais cedo à escola.
Ele terminou a prova às pressas, pois já passava do horário.
4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina: Isso acontece porque antes de palavra masculina não ocorre o artigo “a”, indicador do gênero feminino:
O pagamento das dívidas foi feito a prazo.
Os primos foram para a fazenda andar a cavalo.
Tempere com pimenta e sal a gosto.
Eles viajaram a bordo de uma aeronave moderna.
Marcos foi a pé para o escritório.
Existe um caso em que o acento indicador de crase pode surgir antes de uma palavra masculina. Isso acontecerá quando a expressão “à moda de” estiver implícita na frase. Observe o exemplo:
Ele cantou a canção à Roberto Carlos. (Ele cantou a canção à moda de Roberto Carlos).
Ele fez um gol à Pele. (Ele fez um gol à moda de Pelé).
Ele comprou sapatos à Luís XV. (Ele comprou sapatos à moda de Luís XV).
5. Casos em que a crase é opcional:
→ Antes dos pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc.: Nesses casos, o uso do artigo antes do pronome é opcional. Observe:
Eu devo satisfações à minha mãe ou Eu devo satisfações a minha mãe.
→ Antes de substantivos femininos próprios: Vale lembrar que, antes de nomes próprios femininos, o uso da crase é opcional, até porque o artigo antes do nome não é obrigatório. Observe:
Carlos fez um pedido à Mariana.
Ou
Carlos fez um pedido a Mariana.
→ Depois da palavra até: Se depois da preposição até houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional. Observe:
Os amigos foram até à praça General Osório.
ou
Os amigos foram até a praça General Osório.

Fonte: http://portugues.uol.com.br/gramatica/cinco-dicas-simples-sobre-uso-crase.html


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


 Màrún, márùn-ún, num. Total de cinco. Márùn-ún níhà ọ̀tún àti márùn-ún níhà òsì - Cinco à direita e cinco à esquerda.
Àmọ̀ràn ṣókí, s. Dica, infodica.
Kòṣòro, adj. Fácil, possível. 
Rọ́rùn, láìṣòro, ní-rọ́rùn, láìnira, adj. Fácil, simples.
Yíká, yíkáyíká, adv. Pelos arredores, por toda a volta. 
Létí, adv. Quase, próximo, à mão. 
Nípa, nípasẹ̀, adv. Sobre, acerca de, concernente a.
Kọjá, prep. Sobre, além de. 
Ní orí, lórí, lérí, prep. Sobre, em cima de, cerca de, acerca de, a respeito de. 
Lórísóríprep. Em, por, ao. sobre. 
Sóríprep. Para cima de. 
Nípati, prep. Conforme. 
Lókè, ní òkèprep. Acima, no alto de.
Ìlò, lílò, s. Uso, prática, costume.
Àmì ohùn òkè, àmì òkè, s. Acento agudo. Pronunciado com tom alto.
Àmì ohùn ìsàlẹ̀, s. Acento grave. No idioma yorubá, o acento grave indica tom baixo. Na idioma português, utilizamos o acento grave ( ` ) para indicar a crase.
Àmì, s. Acento, ponto, nota, marca, insígnia, símbolo. 
Àmì ohùn, s. Acento, acentuação.
Àmì àgbélébú, s. Sinal da cruz.
Àmì ìbèerè, s. Ponto de interrogação.
Àmì ìyanu, s. Ponto de exclamação.
Àmì ìrọ̀pọ̀, s. Sinal positivo, mais.
Àmì ìyọkúrò, s. Sinal negativo, menos.
Àmì ìlọ́po, àmì ìsọdipúpọ̀, Sinal de multiplicação.
Àmì ọ̀rún, s. Sinal de porcentagem.
Àmì ìròpọ̀ tàbí ìyọkúrò, s. Sinal de mais ou menos.
Àmì ìdínkù tàbí ìdọ́gba, s. Sinal de menor ou igual a.
Àmì ìdínkù, s. Sinal de menor que.
Àmì ìjùlọ tàbí ìdọ́gba, s. Sinal de maior ou igual a.
Àmì ìjùlọ, s. Sinal de maior que.
Àmì nọ́ńbà, s. Sinal de cardinal.
Àmì pìpín, s. Sinal de divisão.
Àmì ọgba, s. Sinal de igual.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
, prep. No, na, em.
Èdè Pọrtugí, èdè pọtogí, s. Língua portugesa.
Pọ́rtúgàl, s. Portugal.
Orílẹ̀òmìnira Pọ́rtúgàl, s. República portuguesa.


sábado, 8 de abril de 2017

Ọlọ́run


Èmi ni Ááfà àti Ómégà, ẹni àkọ́kọ́ àti ẹni ìkẹyìn, ìbẹ̀rẹ̀pẹ̀pẹ̀ àti òpin.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Èmi, mo,  pron. Eu.
Ni, v. Ser, é.
Ááfà, s. Alfa. 
Àti, Conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos.
Ómégà, s. Ômega.
ni, s. Pessoa. 
Àkọ́kọ́, adj. Primeiro, início, começo. 
Ìkẹyìn, s. Tèrmino, resultado, conclusão. 
Ìbẹ̀rẹ̀pẹ̀pẹ̀, ìbẹ̀rẹ̀, s. Princípio, começo, origem. 
Òpin, s. Fim, terminal.
Ọlọ́run, Elédùmarè, Olódùmarè, Èdùmàrè, s. Deus, o ser supremo, a divindade suprema, o onipotente, o ser supremo do universo.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Benzedores

Adáhunṣe, olùgbàdúrà àti oníṣẹ́ oṣó.
Doutor herbalista, rezador e feiticeiro.

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Benzedor (curador, rezador) é alguém que usa os fundamentos da magia para curar pessoas doentes. No ritual usa-se gestos, ervas com poderes sobrenaturais e preces. 






O que é cura?
             Fred Alan Wolf

      Em inglês, a palavra healing (cura), o sonho do médico em nos deixar bem de saúde, deriva da palavra whole (todo). Assim ser curado (healed) é ser totalizado (wholed), é formar uma unidade com o universo. Falamos de uma mão afetuosa, de um coração solidário. Solidariedade é um entendimento rítmico. Uma pessoa solidária sente o que a outra pessoa está sentindo. Talvez a cura seja uma harmonia de fase de nossas ondas quânticas. Quando estamos juntas com outras pessoas, nós intensificamos essa harmonia, à semelhança de dois pedaços de holograma que , quando reunidos, produzem uma imagem mais nítida.
     Segundo essa concepção, a doença nada mais é  que vibração fora de harmonia. A doença é criada da mesma maneira ue qualquer coisa é criada: ela surge do pensamento. Creio que os pensamentos "interferem" no universo, perturbam o universo. Entretanto, não deixe esses pensamentos perturbá-lo; na verdade, você não pode deixar de perturbar o universo. Esse é o único modo de aprender algo acerca dele. Assim, a doença é modo de aprender algo acerca de você mesmo.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
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Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Dókítà (do inglês doctor), s. Doutor, médico.
Oníṣègùn, s. Doutor, médico. 
Ìwòsàn, s. Curandeiro, cura, medicina. 
Adáhunṣe, s. Aquele que cura com ervas, doutor herbalista.
Ológùn, olóògùn, s. Farmacêutico.
Ìyá eléwé ọmọ, s. Mãe da folhagem.
Olùbùkún, s. Aquele que abençoa e dá crescimento, um dos títulos de Deus.
Bùsí, v. Adicionar, aumentar, abençoar. Olọ́run bùsí fún ọ - Deus o abençoe.
Súre, súrefún, v. Abençoar, semear bondade.
Bùkún, s. Acrescentar, aumentar, abençoar, benzer, dar crescimento. Olọ́run bùkún fún ọ - Deus o abençoe.
Ọlọ́sányìn, s. Colhetor de ervas, seguidor do culto a Ọ̀sányìn.
Olùgbàdúrà, s. Rezador.
Oníṣẹ́ oṣó, s. Feiticeiro.
Olùsàsọtẹ́lẹ̀ àwọn ìṣẹ̀lẹ̀, s. Cartomante.
Abẹ́mìílò, s. Médium.
Ẹnikẹ́ni tí ń ṣèwádìí lọ́dọ̀ òkú, s. Qualquer pessoa que consulte os mortos.



Guerra civil da Síria

Ogun abẹ́lé ti Síríà.
Guerra civil da Síria.                                          





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Ogun, ìjà, ìjagun, s. Batalha, guerra. 
Ogun abẹ́lé, s. Guerra civil.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Síríà, s. Síria.


A revolução proletária

                                                               
Ìjídìde proletárì (revolução proletária).





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìjọba àjùmọ̀ṣe, s. Democracia. 
Ìṣekápítálístì, ìṣeòwòèlés. Capitalismo.
Ìṣesósíálístì, s. Socialismo.
Ìṣekọ́múnístì, s. Comunismo.
Ìjọba ológun, s. Ditadura militar, governo militar.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Jair Bolsonaro

 Ìbá-sọ̀rọ ti ìṣẹlẹyàmẹyà ní ẹgbẹ́ ti hébérù.
Discurso racista no clube Hebraica. 
                                                        




Palestra de Bolsonaro no clube Hebraica causa indignação de membros judeus no Rio.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Ìṣẹlẹyàmẹyà, s. Racismo.
Aláìfẹ́irúẹ̀dáọmọẹnìkéjì, s. Racista.
Ìbá-sọ̀rọ, ọ̀rọ sísọ, s.  Discurso, sermão, palestra.
Ẹgbẹ́, s. Sociedade, associação, clube, partido. Companheiro, par. Posição, classe.
Hébérù, s. Hebreu. Povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti hébérù, adj. Relativo aos hebreus.
Ìpínlẹ̀, s. Fronteira, demarcação, limite entre duas cidades, Estado ( Bahia, São Paulo, Pernambuco, etc.).
, prep. No, na, em.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Estado arbitrário

                                                   
 Orílẹ̀-èdè láìnídìí (Estado arbitrário)



Maracutaias da polícia federal para prender o Presidente Lula


Àwọn ìdẹkùn ti ọlọ́pàá àpapọ̀ láti gbá mú Ààrẹ Lula náà.
Maracutaias da polícia federal para prender o Presidente Lula.





CPI do Carf: Delegado não sabe explicar por que chamou Lula para falar sobre MP editada por FHC

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Olórí ọlọ́pàá àpapọ̀, s. Delegado de polícia federal.
Ìdẹkùn, s. Armadilha, cilada. Maracutaia, tramóia, combina, trampa, manobra (política, econômica etc.).
Tàkúté, s. Armadilha de metal para pegar roedores.
Panpẹ́, pawọ́pẹ́, pakuté, s. Algemas.
Okùn-dídẹ, s. Armadilha, cilada, arapuca.
Àlọ́mọ́, s. Enxerto.
So pọ̀, dì lókùn, so lókùn, dè lókùn, so; dì mú, bù so, gbá mú, v. Prender.
, v. Capturar, agarrar. Ser afiado. Ser severo. Tomar, pegar coisas leves e abstratas.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Fún, v. Dar. Espremer, apertar, extrair. Espalhar, desperdiçar, empurrar para os outros. Espirrar, assoar.
Fun, prep. v. Ser branco. Soprar, ventar.
Láti, para. Usado antes de verbo no infinitivo.
Ààrẹ, s. Presidente.
Náà, pron. dem. Aquele, aquela, aquilo.
Náà, art. O, a, os, as. 
Náà, adv. e conj. pré-v. Também, o mesmo.






segunda-feira, 3 de abril de 2017

Yorubá melodia

                                                         
Yorùbá orin dídùn (yorubá melodia)


Melodia 
Encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais.






sábado, 1 de abril de 2017

Escolha retardada e borracha quântica


Ìyànfẹ́ lọ́ra àti rọ́bà kúántù.
Escolha retardada e borracha quântica.






Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Ìyànfẹ́, s. Eleição, escolha.
Dádúró, dáró, dádó, v. Deter, impedir, parar, suspender.
Fàsẹ́hìn, v. Retardar, omitir-se, ser vagaroso.
Lọ́ra, v. Ser lento, demorado, demorar.
Pẹ́, v. Atrasar, demorar, tardar, continuar.
Lọ́ra, pẹ́, adj. Demorado, retardado.
Rọ́bà, s. Borracha (do inglês rubber).
Rọ́bà kúántù, s. Borracha quântica. Aparentemente, uma borracha quântica pode alterar eventos passados ao apagar informações sobre fatos que aconteceram. Num exemplo imaginário, um gato pode esgueirar-se, ao mesmo tempo, pelos dois lados de uma árvore se a informação sobre sua trajetória for apagada depois.
Físíksì kúántù, físíksì kùátọ̀mù, s. Física quântica.

Filosofia da Física Quântica

Filọ́sọ́fi ti físíksì kúántù.
Filosofia da física quântica.                                                        






Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Filọ́sọ́fi, ìmòye, àmòye, s. Filosofia.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Físíksì kúántù, físíksì kùátọ̀mù, s. Física quântica.

João Doria

 Baálẹ̀ (aláìnílẹ̀) Jòhánù Dọ́ríà ti gbà ìní ní ìlú Àwọn Pápá  Jọ́dánì.                                                

Prefeito (sem terra) João Doria invadiu propriedade em Campos do Jordão.





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Baálẹ̀, s. Prefeito.
Baálẹ̀ Jòhánù Dọ́ríà, s. Prefeito João Doria.
Aláìnílẹ̀, s. Sem Terra, pessoa sem terra.

verbos.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti, part. pré.v. Faz o tempo passado dos verbos.
Ti ayé, ti ilé ayé; ti ilẹ̀, ti erùpẹ̀, adj. Terreno.
Ilẹ̀ (tí a lè kọ́'lé lé l'órí), s.  Terreno, lote, área. Lote de terreno para construção urbana de moradia.
Gbógunlọ, v. Invadir, conduzir uma expedição, comandar um exército.
Gbóguntì, v. Invadir, guerrear contra.
Gbà ipò, gba (ìní), bùdó, v. Ocupar.

Ìní, s. Possessão, propriedade.Orílẹ̀-èdè, s. Estado, nação.
Ìpínlẹ̀ Pọ́ọ̀lù mimọ́, Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́, s. Estado de São Paulo.
Pọ́ọ̀lù, Páùlù, s. Paulo.
Mímọ́, adj. Limpo, puro, íntegro, sagrado.
Pọ́ọ̀lù mimọ́, Páùlù mimọ́, s. São Paulo.
Ìpínlẹ̀, s. Fronteira, demarcação, limite entre duas cidades, Estado ( Bahia, São Paulo, Pernambuco, etc.).

, prep. No, na, em.
Ìlú, s. Cidade, terra, região, país.
Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Pápá, s. Campo aberto, plano.
Jọ́dánì, s. Jordão.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Exército do Povo Paraguaio


Ọmọ ogun ará ti orílẹ̀ èdè Paragúáì.
Exército do Povo Paraguaio.           





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Ọmọ ogun, adigun, ogun, s. Exército.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ènìà, ènìyàn, s. Pessoa. É também usado de forma impessoal para significar povo, seres humanos, alguém. 
Aráàlú, s. Povo do lugar, da cidade, da região. Ará, ènìyàn, s. Povo. 
Iye ènìyàn inú ìlú, s. População. 
Ọ̀pọ̀ ènìà aláìníláárí, àwọn "ọmọ ìta", s. Plebe, populacho, povo, ralé, populaça.
Orílẹ̀-èdè Olọ́mìnira ilẹ̀ Paragúáì, s. República do Paraguai.
Ilẹ̀ Paragúáì, Paragúáì, s. Paraguai.
Ní ti Paragúáì, ti orílẹ̀ èdè Paragúáì, adj. Paraguaio.
Ọmọ ilẹ̀ Paragúáì, s. Paraguaio.
Ọmọ kùnrin ilẹ̀ Paragúáì, s. Paraguaio.
Ọmọbìnrin ilẹ̀ Paragúáì, s. Paraguaia.



terça-feira, 28 de março de 2017

Deepak Chopra


Àwọn ìpele ẹrí-ọkàn ti ẹ̀dà èèyàn.             
Níveis de Consciência Humana. 




Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Ìpele, s. Camada, hierarquia, nível.
Ọkàn, s. Coração, espírito, consciência. 
Ìfura, àkíyèsí, ìmọ̀, s. Consciência, atenção, conhecimento. 
Ẹrí-ọkàn, s. Consciência.
Ẹrí-ọkàn ti àgbáyé, s. Consciência cósmica       
Ẹrí-ọkàn kúántù, s. Consciência quântica.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ẹ̀dà èèyàn, s. Homem, ser humano. O indivíduo que pertence à espécie humana.

Aula de português

 Ẹ̀kọ́  èdè Pọtogí.     
Aula de português.

                                                                             Marcela Tavares




Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fa1zXqLm568&list=PLtfqkmnJnu8fJSzkYf4jtGpRqhc1EX3OQ

segunda-feira, 27 de março de 2017

Debate sobre materialismo e espiritualismo

Àròyé lórí ìṣeohunayé àti ìṣe ohun ti ẹ̀mí.
Debate sobre materialismo e espiritualismo.                                                  





Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Àròyé, s. Debate, discussão, controvérsia.
Lórí, lérí, prep. Sobre, em cima de. 
Ìṣeohunayé, s. Materialismo.
Àti, conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos.
Ìṣe ohun ti ẹ̀mí, s. Espiritualismo.

Ìdánwò kínní (ọdún mẹ́ta)

Filọ́sọ́fi, ìmòye, àmòye (filosofia)























Nome                                          Nº           Série


                     Prova de filosofia


1. Acerca da filosofia dos pré-socráticos, podemos considerar:

I. A filosofia dos pré-socráticos constitui um ponto de inflexão fundamental na história do pensamento humano, pois representa um claro golpe dirigido às posições mitológicas na medida em que busca fundamentar uma nova concepção do mundo mediante a investigação da natureza.
II. A filosofia de Heráclito se constitui pela afirmação do preceito do devir que encontra, na representação do fogo, sua manifestação sensível.
III. A depreciação do trabalho produtivo, na época dos filósofos pré-socráticos, é expressão de um sistema socioeconômico fundado no trabalho escravo, em que ainda não é posta a necessidade fundamental da recorrência ao sistema de máquinas e engrenagens para desenvolver as forças produtivas. Isso implica que as grandes descobertas, no âmbito da investigação filosófica da natureza (physis), não tiveram plena influência sobre o universo das técnicas de produção como na sociedade capitalista.
IV. Quando Tales de Mileto afirma a água como princípio fundante do ser, ele está fazendo uma afirmação filosófica, porque a água aparece como preceito primordial de todas as coisas, em que a água está contida em todas as coisas e em todas as coisas está contida a água.
Assinale a alternativa CORRETA.
a. Alternativas I e IV estão incorretas.
b. Alternativa I está incorreta.
c. Alternativas II e III estão incorretas.
d. Todas as alternativas estão corretas
e. Todas as alternativas estão incorretas.

2. O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:

A) moral.
B) político.
C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.

Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal.

Deu-se assim, entre eles, o:
A) naturalismo.
B) relativismo.
C) ceticismo filosófico.
D) cientificismo.
E) racionalismo.


3. A filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que, segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de Sócrates à sofística NÃO tem como pressuposto a ideia de que:

A) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo.
B) o confronto de opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria.
C) a verdade das coisas é obtida na vida cotidiana dos homens e, portanto, pode ser múltipla e inacabada
D) o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros.
E) a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações.

4. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) definem a importância da Filosofia no Ensino Médio, as estratégias didáticas de ensino da disciplina, além de suas habilidades e competências. O PCN não aponta como objetivo da inclusão dos conhecimentos filosóficos na grade curricular dos educandos a:

A) oferta de um quadro de referências teóricas e conceituais.
B) ampliação da capacidade de análise crítica e independente acerca da realidade social.
C) interface com outras disciplinas de ciências humanas e de áreas distintas.
D) formação para a cidadania e a preparação básica para o trabalho.
E) assimilação de doutrinas e teorias, que deverão se constituir num tipo de saber prático e restrito às atividades profissionais.

5. A comédia e o humor são importantes para a democracia? Justifique.

R. São importantes porque constituem canais de expressão do pensamento, da opinião e requerem um ambiente de liberdade. Nesse sentido, contribuem para  fortalecimento da democracia.



Àwọn ìdáhùn (kéjì, kárún, kíní, kẹ́ta, kẹ́rin):          
 

1(kẹ́rin)
2(kẹ́ta, kéjì)
3(kẹ́ta)
4.(kárún)


Ìdánwò kínní (ọdún kínní)




Filọ́sọ́fi, aṣeláàkàyè, ìṣeìrírí àti ìṣeàgbéwò.                        Filosofia, racionalismo, empirismo e criticismo.































 Nome                           Nº           Série

            Prova de filosofia


1. A qual corrente filosófica pertenceu John Locke?

(A) Empirismo.
(B) Metafísica.
(C) Estoicismo.
(D) Existencialismo.
(E) Teoria crítica.

2 . Leia atentamente o texto de Platão (Apologia de Sócrates).

       Pois nada mais faço do que persuadir a todos, jovens e anciãos, a não se preocuparem com si mesmos ou com suas posses, mais acima de tudo e principalmente a se preocuparem com o mais profundo aperfeiçoamento da alma. Digo a vocês que a virtude não e dada pela riqueza, mas que, de fato, a virtude gera riqueza e também todos os bens dos homens,  públicos e também privados.

       Com base na leitura do texto, assinale somente as sentenças corretas.

a) O mais importante é preocupar-se com o estudo da alma.
b) A filosofia não é algo para os jovens.
C) Da riqueza vem tudo que precisamos, inclusive as virtudes.
d) O mais importante é conhecer.
e) A virtude é boa, afinal dela nascem a riqueza e tudo mais.

3. Como o intelecto capta os sinais do mundo?
R.  O intelecto capta os sinais do mundo por meio das sensações que se originam nos sentidos.

4. Quais são as fontes do conhecimento de onde jorram todas as nossas ideias? Cite três exemplos.
R. As fontes de conhecimentos são as sensações e nossas próprias ideias. Exemplos de sensações: quente, frio, pesado. Exemplos de idéias: quatro, forte, legal.
5. Para Kant, o que são conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
R.  A priori é o conhecimento adquirido sem a necessidade da experiência e a posteriori é o conhecimento ao qual se chega depois da experiência. Exemplo de conhecimento a priori: matemática. Exemplo de conhecimento a posteriori: as ciências.




Àwọn ìdáhùn (kéjì,kárún, kíní, kéjì):                               1(kíní)

                        2(kíní, kárún)