Tíọ́rì ìbúgbàù ńlá àti bí ìmọ́lẹ̀ ṣe bẹ̀rẹ̀.
Teoria do Big Bang e a origem da luz.
1. Orírun tàbí bí ìmọ́lẹ̀ ṣe bẹ̀rẹ̀ lórí àgbáálá ayé - Origem ou como a luz começou no universo.
De acordo com a teoria do Big Bang, a luz foi produzida cerca de 380 mil anos após o início do universo. Nesse período, o universo ainda era muito quente e denso, e não havia átomos estáveis. Os elétrons estavam livres e se moviam aleatoriamente, impedindo que a luz se propagasse. Esse período é conhecido como era da recombinação.
À medida que o universo continuava a se expandir e esfriar, os elétrons começaram a se unir aos núcleos para formar átomos estáveis. Esse processo é conhecido como recombinação, e liberou fótons, que são partículas de luz. Esses fótons se propagaram pelo universo e podem ser observados até hoje como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas.
2. Aláwọ̀ dúdú ará Yemen tó ń jẹ́ Al-Kindi - Um iemenita negro chamado Al-Kindi.
No mundo islâmico, Al-Kindi (801-873) foi um dos primeiros escritores sobre óptica e, em um trabalho conhecido como De radiis stellarum, propôs uma teoria em que “tudo em nosso mundo emite raios em todas as direções, e os quais a tudo atingem”.
Tó o bá fẹ́ ìsọfúnni síwájú sí i - Se você precisar de mais informações:
https://pt.linkedin.com/pulse/origem-da-luz-e-teoria-do-big-bang-kalleman-ramos#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20teoria,que%20a%20luz%20se%20propagasse.
https://www.provida.net/pt/artigos-e-noticias/artigos-e-noticias-editoria-pro-vida/a-luz-invisivel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alquindi
Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò, àkójọ ọ̀rọ̀ tí ò ń lò lójoojúmọ́, àwọn àkànlò ọ̀rọ̀, àwọn àkànlò èdè, ọ̀rọ̀ tó máa ń sọ, àkànlò èdè lọ́nà tó gún régé (vocabulário).
Nwọ́n, pron. pess. Eles, elas. Expressa uma ação que não é creditada a nenhuma pessoa em particular.
Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.
Wọn, pron. poss. Deles, delas.
Àbá èrò orí, tíọ́rì, s. Teoria.
Èrò ìjìnlẹ̀, s. Pensamento profundo.
Èròǹgbà, s. Ideia.
Ìbúgbàù ńlá, s. Big Bang.
Àti, Conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos.
Sì, ( conj. pré-v.). E, além disso, também. Liga sentenças, porém, não liga substantivos; nesse caso, usar " àti". É posicionado depois do sujeito e antes do verbo.
Ti, àti, conj. E.
Pẹ̀lú, Conj. E.
Òun, on, conj. E. Geralmente usada com nomes de pessoas.
Bí ...bá ti, adv. Tanto tempo quanto, como, quando.
Bí... bá, v. aux. Expressa uma condição indefinida.
Bí, prep. Como, da mesma forma que.
Bí, v. Perguntar, indagar de alguém, comunicar. Também usado para formar frases interrogativas; nesse caso, é posicionado no fim da frase. Entregar, distribuir. Gerar, dar nascimento a. Estar zangado, aborrecer.
Bí, conj. v. aux. Se. Indica uma condição.
Ìmọ́lẹ̀, s. Luz.
Ṣe, adv. pré-v. Definitivamente, certamente. Ṣe ni mo lọ - Certamente que eu fui.
Ṣe, part. v. Compõe a forma negativa do verbo jẹ́ (ser). Ìwọ kì í ṣe ọ̀rẹ́ mi - Você não é meu amigo. Kì í ṣe - Não ser.
Ṣe, pref. Usado com certas palavras para dar ênfase. Má ìyọnu = Má ṣe ìyọnu - Não se aflija.
Ṣe, v. Interrog. Expressa uma forma de questão equivalente a "por quê?". Ó ṣe jẹ́ pé o lọ síbẹ̀? - Por quê é que você foi lá?
Ṣe, v. Usado da seguinte forma: Ẹ ṣe é o (obrigado); Ó mà ṣe é o! (que pena!); Ẹ ṣe é púpọ̀, Ẹ ṣeun púpọ̀ (muito obrigado).
Ṣé, ǹjẹ́, part. interrog. Será que?. Inicia uma frase interrogativa quando exigem respostas sim (bẹ́ẹ̀ni, ẹ́n) ou não (bẹ́ẹ̀kọ́, rárá, ẹ́n-ẹ́n). Ṣé o mọ ọ̀nà? - Você conhece o caminho? Rárá, èmi kò mọ̀ - Não, eu não conheço.
Bẹ̀rẹ̀ sí, v. Iniciar a, começar a. Tẹ́túlọ́sì bẹ̀rẹ̀ sí fẹ̀sùn kàn án - Tértulo começou a acusá-lo.