Wíwà Ọlọ́run (a existência de Deus)
1. Pásítọ̀ kan tó ń jẹ́ Caio Fábio D'Araújo Filho sọ pé (um pastor chamado Caio Fábio D'Araújo Filho disse que): Deus não existe, Deus é. Se Deus existisse, ele seria uma criatura no meio da criação. Deus é aquele em quem todas as coisas são e existem.
2. Spinoza define substância como aquilo que “existe sem necessidade de outro para existir”, de modo que apenas um elemento se encaixa em tal definição: Deus – uma vez que Ele é causa de si e existe em si mesmo. Em Spinoza, Deus e natureza são idênticos. A natureza e tudo mais que possa existir é apenas modificação dessa substância una: “Deus sive Natura” (Deus, isto é, natureza). Ele está presente em tudo que foi criado. Em Deus, e somente Nele, existência e essência coincidem. Deus é a causa última de tudo e tudo que existe está Nele e foi por Ele concebido. Daí não há sentido falar de perfeição moral divina em Spinoza.
3. Segundo a filósofa Lúcia Helena Galvão, Deus é um ponto inicial e potencial, como se fosse um zero numa sequência numérica que tem dentro dele a latência do universo manifestado que num determinado momento manifesta e em outro momento recolhe, ou seja, como um pulsar do coração do cosmo.
4. Segundo a etnia bambara do Mali, O Deus Uno Maa Ngala é um Vazio vivo que incuba potencialmente as existências possíveis. Maa Ngala é uma força infinita que transcende o tempo e o espaço. Ele é dombali (incognoscível) e dambali (incriado, infinito).
5. Segundo o físico Amit Goswami, Deus é a consciência quântica. Na física quântica, os objetos não são coisas determinadas. São, na verdade, possibilidades dentre as quais a consciência quântica, Deus, escolhe uma. A escolha de Deus, então, transforma essa possibilidade quântica em evento real, experimentado por um observador. Segundo o autor, isso já foi comprovado por experimentos objetivos, tanto no mundo micro como no macro.
6. Deepak Chopra sọ pé "em vez de Deus ser uma projeção imaginária e ampla, é o único ser verdadeiramente real, e todo o universo, apesar da sua imensidão e solidez, é uma projeção da natureza de Deus".