Ní ìbẹ̀rẹ̀pẹ̀pẹ̀, Ọlọ́run dá ọ̀run àti ilẹ̀ ayé.
No princípio Deus criou os céus e a terra.
Ọlọ́run tó hàn bí ẹni gíga jù lọ (transcendência de Deus).
- O Deus transcendente não é afetado por tempo, espaço ou matéria. Se ele fosse afetado por tempo, espaço ou matéria, ele não seria Deus. O espaço-tempo e matéria são o que chamamos de um contínuo. Os três precisam ter vindo à existência no mesmo instante. Porque se houvesse matéria, mas não espaço, onde você a colocaria? Se houvesse matéria e espaço, mas não tempo, quando você a colocaria? Você não pode ter tempo, espaço e matéria de forma independente, eles precisam surgir simultaneamente. Segundo o Gênesis, no princípio (aqui está o tempo) Deus criou os céus (aqui está o espaço) e a terra (aqui está a matéria). Então, você tem tempo, espaço e matéria criados, uma trindade de trindades. Vejamos, o tempo é dividido em passado, presente e futuro. O espaço tem comprimento, largura e altura e a matéria existe em sólido, líquido e gasoso. Uma trindade de trindades criada instantaneamente e o Deus que as criou precisa estar fora delas. Se ele fosse limitado pelo tempo não seria Deus. O homem que criou um computador não está dentro do computador, ele não está correndo lá dentro mudando os números na tela. Da mesma forma, o Deus que criou este universo está fora dele, ele está acima, além, dentro e através dele, mas não não é afetado por ele.
- O sentido e a lógica de um sistema fechado (celular, computador, universo) estão fora dele. Se o celular precisa de internet e dados externos para funcionar, a lógica que produziu o universo (se for um sistema fechado) também é externa a ele. Esta lógica não pode ser presa à energia porque é antes da energia, não pode ser presa à matéria porque é antes da matéria e não pode ser presa ao espaço-tempo porque é antes do espaço-tempo. A lógica que produziu o universo é um princípio cósmico que tem inteligência, propósito, razão e vontade.
Ìbéèrè kan (uma pergunta).
Báwo ni aláìní-ohun-ara (okun tẹ̀mí, èrò àti èrò ìmọ̀lára) ṣe ń nípa lórí àwọn nǹkan? - Como o incorpóreo (força espiritual, ideia e emoção) afeta as coisas?
Ìdáhùn sí ìbéèrè pàtàkì yìí (resposta a esta importante questão): Emoções (amor. ódio, inveja, ciúme), ideias e racionalidade afetam à matéria. Quando uma ofensa escrita no bilhete viaja do papel para os seus olhos por meio de uma trilha de luz, ela é totalmente não física durante o trajeto da viagem. O insulto codificado na luz não é mais real do que um horizonte, mas quando chega em sua mente, coisas físicas começam a acontecer.
Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò, àkójọ ọ̀rọ̀ tí ò ń lò lójoojúmọ́, àwọn àkànlò ọ̀rọ̀, àwọn àkànlò èdè, ọ̀rọ̀ tó máa ń sọ, àkànlò èdè lọ́nà tó gún régé (vocabulário).
Nwọ́n, pron. pess. Eles, elas. Expressa uma ação que não é creditada a nenhuma pessoa em particular.
Àwọn, wọ́n, pron. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Wọn, pron. oblíquo. A eles, a elas.
Wọn, pron. poss. Deles, delas.
Ń, v. Estar. Indicador de gerúndio.
Ń, adv. pré-verbal. O prefixo "ń" no verbo indica não só uma ideia presente como uma ação que esteja ocorrendo, em desenvolvimento (gerúndio). Pela sua função, é equivalente ao verbo auxiliar estar em português.
L', pref. No.
L, pref. Forma modificada da palavra ní quando seguida de palavra iniciada por vogal diferente de i.
Ní, prep. Contração da preposição ní e substantivo. Quando a vogal inicial do substantivo não é i, a consoante n da preposição se transforma em l, e a vogal i toma forma de vogal do substantivo posterior. Mas se a vogal do substantivo é i, ela é eliminada. Ní àná ( l'ánàá ). Ní ilé (ní'lé)
Ní, part. enfática. Usada na construção de frases, quando o verbo tiver dois objetos, o segundo objeto é precedido por " ní".
Ní, prep. No, na, em. Usada para indicar o lugar em que alguma coisa está. Indica uma posição estática.
Ní, v. Ter, possuir, dizer.Transportar carga em um barco ou navio. Ocupar, obter, pegar.
Ni, v. Ser, é.
Nì, pron. dem. Aquele, aquela. Requer alongamento da vogal final da palavra que o antecede somente na fala. Ex.: Fìlà ( a ) nì = aquele chapéu.
Ìbẹ̀rẹ̀, s. Início, começo, origem.
Ìbẹ̀rẹ̀pẹ̀pẹ̀, s. Princípio.
Ọlọ́run, s. O dono do céu, o ser supremo. No Cristianismo, o Uno é considerado sinônimo de Deus. No idioma quimbundo ou quicongo, Deus é conhecido como Nzambi (Zambi) ou Nzambi Mpungu (Zambiapongo). Nzambi é o Deus supremo e criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do Candomblé Ketu. Não há culto a Nzambi, mas somente a seus intermediários, os inquices. Por vezes é associado a Calunga. Nyame é a divindade suprema do povo Akan de Gana, na África Ocidental, que significa "aquele que sabe e vê tudo" e é o deus do céu onisciente e onipotente. Jáà, s. Jah, Yahuah, Yahwah, Iavé, Javé, Yahweh, Iao, Iae, Iabé, Iaoué, Iaué, Iehouah, Yhwh, Yahweh, Jehovah, Jeová (Deus Altíssimo). Jah é o Deus dos seguidores do movimento rastafári, religião dos negros da Jamaica e das Antilhas anglófonas. A música reggae é manifestação desse movimento.
Elédùmarè, Èlédùmàrè, s. Deus, a divindade suprema.
Olódùmarè, s. Deus, o onipotente. Ìgbà wo ni Ọlọ́run bẹ̀rẹ̀ sí í dá àgbáálá ayé? - Quando Deus criou o universo?
Èdùmàrè, s. Deus, o ser supremo do universo. Kí ni Ọlọ́run ń fẹ́? - Qual é a vontade de Deus?
Ọlọ́run oòrùn tí wọ́n ń pè ní Ráà, s. Deus-sol chamado Rá.
Òrìṣà obìnrin, s. Deusa.
Àwọn ọlọ́run àjúbàfún, s. Deuses, deidades, divindades.
Báálì, s. Baal.
Àwọn òrìṣà, s. Orixás.
Jèhófà, s. Jeová, Deus.
Yáwè, s. Javé, Iavé, Deus.
Dá, v. Cessar, interromper, parar, ser raro, ser escasso. Atingir, acertar, bater. Abandonar, desertar. Estar bem. Causar. Arrancar o inhame. Quebrar o que é compacto, rachar. Derrubar em uma luta. Contribuir. Confiar. Estar inativo. Consultar. Criar, fazer, fabricar.
Sánmọ̀, s. Céu, firmamento, céu-atmosfera.
Ọ̀run, s. Céu, firmamento. Na teologia yorubá e do candomblé, o céu ou o mundo espiritual é paralelo ao Aiye (mundo físico). Tudo que existe no Orun coexiste no Aiye através da dupla existência Orun-Aiye. O ọ̀run é um plano divino onde estão as diferentes formas de espíritos e divindades. Àwọn ìpínsábẹ́ ọ̀run (subdivisões do céu ou mundo espiritual): ọ̀run àpáàdì (onde os erros das pessoas são impossíveis de reparar, similar ao inferno), ọ̀run afẹ́ẹ́fẹ́ (local de correção dos espíritos desencarnados), ọ̀run ìsálú (espaço para julgamento dos espíritos), ọ̀run rere (lugar daqueles que foram bons em vida), ọ̀run burúkú (local de permanência dos maus espíritos), ọ̀run àlàáfíà ( local de paz e tranquilidade).
Ọ̀run àlàáfíà, ọ̀run rere, s. Céu de paz e tranquilidade. Na umbanda, aruanda é um termo utilizado para designar uma "terra de paz", um local onde os espíritos dos antepassados descansam e se reúnem para ajudar aqueles que buscam orientação e proteção espiritual. Ìwé atúmọ̀ èdè orí íńtánẹ́ẹ̀tì "Glosbe": "Òun kò mẹ́nu kan ìwàláàyè ọjọ́-ọ̀la kan gẹ́gẹ́ bí àìleèkú ọkàn ní ọ̀run, hẹ́ẹ̀lì, Líḿbò, pọ́gátórì, tàbí níbikíbi mìíràn" - "Não fizera nenhuma menção duma existência futura como alma imortal no céu, num inferno, num limbo, num purgatório ou em outro lugar."
Ìbùgbé àwọn Òrìṣà, s. Morada dos deuses. Òkè Olympus lápá gúúsù ní òkè tí ìtàn àròsọ sọ pé ó jẹ́ ibùgbé àwọn Òrìṣà tí wọ́n kà sí pàtàkì jù lára ẹgbàágbèje Òrìṣà ilẹ̀ Gíríìsì ayé àtijọ́ - O Monte Olimpo no lado sul é a residência mítica dos principais deuses do antigo panteão helênico. Àwọn ọ̀rọ̀-orúkọ tó tan mọ́ ọn - Substantivos relacionados: sánmọ̀, ojú ọ̀run (céu), ìbùgbé àwọn Òrìṣà (morada dos deuses), ọ̀run àlàáfíà, ọ̀run tó ní àlàáfíà (céu de paz, local de paz e tranquilidade), ọ̀run rere (lugar daqueles que foram bons em vida), ọ̀run rere, ọgbà dáradára tí ó ní ìtura, párádísè (paraíso), párádísè tẹ̀mí (paraíso espiritual), ọ̀run (céu, firmamento. Plano divino onde estão as diferentes formas de espíritos e divindades), ọ̀run ìsálú (espaço para julgamento dos espíritos), ọ̀run afẹ́ẹ́fẹ́ (local de correção dos espíritos desencarnados), ọ̀run àpáàdì (onde os erros das pessoas são impossíveis de reparar, similar ao inferno), ọ̀run burúkú (local de permanência dos maus espíritos).
Pẹ̀lú, conj. E. Liga substantivos, mas não liga verbos.
Òun, ó, pron. pess. Ele, ela.