Ìbẹ́mìílò (mediunidade)
Aprendendo sobre Candomblé
Sidnei Barreto Nogueira
Orixá não incorpora. A mediunidade do Candomblé não é como da religião espírita, kardecista ou Umbandista. O processo é de mimetismo e excorporação. Orixá já habita o iniciado e por meio dos ritos iniciáticos, a natureza- divindade- ancestral - centelha dvina que já o habita excorpora e se funde ao corpo que cede a sua própria natureza sagrada. Não se mede grau de mediunidade ou de consciência/ inconsciência. Não há morte para que o corpo seja ocupado por algo que já o ocupa. Trata-se de ceder ao sagrado, se curar - se, de ficar leve e flutuar ao som dos atabaques e dos Cantos africanos. Neste processo, a dança tem papel nuclear, mas não se dança para o outro ou para fora. É uma dança de dois que são um. Dança -se para dentro e para honrar a África Ancestral. A beleza estética deve ser apenas resultado.
Aprendendo sobre Candomblé
Sidnei Barreto Nogueira
Orixá não incorpora. A mediunidade do Candomblé não é como da religião espírita, kardecista ou Umbandista. O processo é de mimetismo e excorporação. Orixá já habita o iniciado e por meio dos ritos iniciáticos, a natureza- divindade- ancestral - centelha dvina que já o habita excorpora e se funde ao corpo que cede a sua própria natureza sagrada. Não se mede grau de mediunidade ou de consciência/ inconsciência. Não há morte para que o corpo seja ocupado por algo que já o ocupa. Trata-se de ceder ao sagrado, se curar - se, de ficar leve e flutuar ao som dos atabaques e dos Cantos africanos. Neste processo, a dança tem papel nuclear, mas não se dança para o outro ou para fora. É uma dança de dois que são um. Dança -se para dentro e para honrar a África Ancestral. A beleza estética deve ser apenas resultado.