Ẹ kọ́ èdè Yorùbá lọ́dọ̀ Olùkọ́ Orlandes àti pé, láfikún sí i, ẹ jẹ́ kí àwọn Òrìṣà tọ́ ọ padà síbi tí ẹ ti wá. Ẹ jẹ́ kí èrò inú rẹ lágbára, kí ó lómìnira, kí ẹ ṣe àwọn àṣàyàn tó dára, kí ẹ sì di olórí rere - Aprenda o idioma yorubá com o Professor Orlandes e, além disso, deixe os orixás guiá-lo de volta à origem. Que vossa mente seja forte, livre, faça boas escolhas e se torne olórí rere.
Ìmúdúró, s. Firmeza, estabilidade. Ìmúdọ́gba, s. Alinhamento. Amuṣiṣẹpọ, ìbásisẹ́pọ̀, ìbádọ́gba, ìmúdọ́gba, àpẹsẹ̀pọ̀., s. Sincronização. Ìbádọ́gba, ìbásisẹ́pọ̀, ìmúdọ́gba, àpẹsẹ̀pọ̀, s. Sincronismo. Ṣàmúdọ́gba, ti a mu dọ́gba, adj. Sincronizado. Ṣàmúdọ́gba, v. Sincronizar. Múdọ́gba, v. Equiparar, igualar, sincronizar Ìbáradọ́gba, s. Congruência, coerência. Ìbáramu, aṣamubadọ́gba, s. Adaptação. Fi àṣẹ fún, pàṣẹ fún, pàṣẹ, v. Comandar, ordenar, dar uma ordem, ter o poder. Paláṣẹ, v. Encomendar, autorizar. Ra ọjà, rà ránṣẹ́, v. Encomendar, pedir. Tò lẹ́sẹẹsẹẹ, tò lẹ́sẹẹsẹ, fi ètò sí, v. Ordenar, classificar. Ti, prep. De (indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural. Táyà, s. Pneu.
Afuraka (África), a terra negra. Onde as montanhas artificiais estão Onde os reis são deuses, e cada hora do dia é governada por seu próprio deus, e os sacerdotes dominam. Onde os carros correm rápidos como um vôo dos falcões e Rá rege o dia, com seu olho que brilha brilhante. As águas cintilantes do Nilo enchem a terra de vida, até Deshret, casa de Set, que é o deus da luta. Aqui, o grande Tahuti deu ao homem mortal a arte de escrever e sabedoria para entender. Sekhmet vingativo, que toda a humanidade temia, tornou-se nosso protetor, através do dom da cerveja. Wesir, assassinado por seu próprio irmão, tornou-se senhor da vida após a morte, e Aset nossa mãe. Heru, seu filho, vingou a morte de seu pai e passou seu poder, com o primeiro faraó respirando. Imhotep, o grande doutor e desenhista construído para Djoser uma pirâmide, para sempre ficar Snefru, três vezes iria construir pirâmides de altura, mas Khufu e Khafre superaria todos eles. Amunhotep III construiu uma nação poderosa, e Akhenaton teve uma revelação devine. Thutmosis III fez o exército forte e Pepi I governou tão longo Ramsés II construído templos, para não ser esquecido. E estava envolto em linho, para que ele não fosse podre. A mãe da cultura, da lei e da civilização, Kemet, a terra negra, uma nação duradoura. #wisdonofblackman Barra Berdi
Ìṣeọ̀rọ̀ Màríà (Ìyá Jésù). Mariologia. Nossa Senhora Aparecida – A madona negra brasileira É o conjunto de estudos teológicos acerca de Maria, mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica, que compreende uma vasta produção bibliográfica que visa a salientar a importância da figura feminina de Maria e a profunda e piedosa crença dos fiéis a ela, com o objetivo de enriquecer o âmbito teológico cristão.
Filọ́sọ́fi ti adúláwọ̀ ará Bràsíl. Filosofia afro-brasileira.
Filọ́sọ́fi ti Áfríkà-ìwo iwájú. Filosofia afroperspectivista.
Renato Noguera
Abordagem filosófica pluralista que reconhece a existência de várias perspectivas, sua base é demarcada por repertórios africanos, afrodiaspóricos, indígenas e ameríndios. A Filosofia afroperspectivista reúne alguns dos seguintes elementos: 1. Afroperspectividade define a Filosofia como uma coreografia do pensamento. 2. A Filosofia afroperspectivista define o pensamento como movimento de ideias corporificadas, porque só é possível pensar através do corpo. Este, por sua vez, usa drible e coreografia como elementos que produzem conceitos e argumentam. 3. Os conceitos afroperspectivistas são construídos a partir de movimentos de coreografia de personagens conceituais melanodérmicos. Neste sentido, os conceitos são escritos com os pés, com as mãos e com cabeça ao mesmo tempo. 4. A Filosofia afroperspectivista define a comunidade/sociedade nos termos da cosmopolítica bantu: comunidade é formada pelas pessoas que estão presentes (vivas), pelas que estão para nascer (gerações futuras/futuridade) e pelas que já morreram (ancestrais/ancestralidade). 5. A Filosofia afroperspectivista é policêntrica, percebe, identifica e defende a existência de várias centricidades e de muitas perspectivas. 6. A Filosofia afroperspectivista não toma o prefixo “afro” somente como uma qualidade continental; estamos diante de um quesito existencial, político, estético e que nada tem de essencialista ou metafísico. 7. A Filosofia afroperspectivista usa a roda como método, um modelo de inspiração das rodas de samba, candomblé, jongo e capoeira que serve para colocar as mais variadas perspectivas na roda antes de uma alternativa ser alcançada. A roda é uma metodologia afroperspectivista. 8. Afroperspectividade é devedora da Filosofia ubuntu de Mogobe Ramose. 9. Afroperspectividade define competição como cooperação, isto é, competir [significa petere (esforçar-se, buscar) cum (juntos)], localizar alternativas que são as melhores num dado contexto, mas, não são únicas, tampouco permanentes e devem atender toda a comunidade. 10. Afroperspectividade é devedora do Nguzo Saba formulado por Maulana Karenga, isto é, se baseia nos sete princípios éticos que ajudam a organizar e orientar a vida. A saber: Umoja (unidade): empenhar-se pela comunidade; Kujichagulia (autodeterminação): definir a nós mesmos e falar por nós; Ujima (trabalho e responsabilidade coletivos): construir e unir a comunidade, perceber como nossos os problemas dos outros e resolvê-los em conjunto; Ujamaa (economia cooperativa): interdependência financeira, recursos compartilhados; Nia (propósito): transformar em vocação coletiva a construção e o desenvolvimento da comunidade de modo harmônico; Kuumba (criatividade): trabalhar para que a comunidade se torne mais bela do que quando foi herdada; Irani (fé): acreditar em nossas(os) mestres.
11. Afroperspectividade é devedora das reflexões e inflexões filosóficas de Sobonfu Somé, definindo o amor como um projeto espiritual e comunitário que serve para manter a sanidade individual e deve contar com o apoio de uma comunidade para ser preservado. 12. Afroperspectividade define o tempo dentro do itan [verso]iorubá que diz: “Bara matou um pássaro ontem com a pedra que arremessou hoje”. O tempo não é evolutivo, tampouco se contrai ou pode ser tomado como um círculo ou uma linha reta; mas, de modo simples, diz que o passado é definido pelo presente e o futuro é um conjunto de encruzilhadas, isto é, destinos (odu). 13. Afroperspectividade permanece em aberto, sempre apta a incluir perspectivas que usem o conceito de odara como crivo de validade de um argumento, entendendo odara como bom, na língua ioruba, uma espécie de bálsamo de revitalização existencial. Fonte: http://www.geledes.org.br/afroperspectividade-por-uma-filosofia-que-descoloniza/#gs.nV2jkIA Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário). Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário). Filọ́sọ́fi, ìmòye, s. Filosofia. Ti, prep. De (indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ọmọ Áfríkà Bràsíl, aláwọ̀dúdú ará Bràsíl, adúláwọ̀ ará Bràsíl, s. Afro-brasileiro. Ìṣọ́nà, ìwo iwájú, iwájú, s. perspectiva, aspecto, percepção, vigilância, ponto de vista. Àkópọ̀, s. Perspectiva, visão geral, resumo, generalidade. Reunião alegre. Ọgbọ̀n ìmọ̀ wíwo-òkèrè, s. Perspectiva.
Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário). Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário). Ìṣeọ̀rọ̀alárin-Áfríkà, ẹ̀kọ́ alárin-Áfríkà, s. Afrocentricidade. É uma perspectiva que permite aos povos africanos se relocalizarem ao centro de sua própria experiência. Agbàrin, s. Central. Local ou edifício onde estão centralizados certos órgãos: central telefônica. Láarínlágbedeméjì, adj. Central. Que está no centro, que tem relação com o centro: quarteirão central. Ìṣọ́nà, ìwo iwájú, iwájú, s. Perspectiva, aspecto, percepção, vigilância, ponto de vista. Àkópọ̀, s. Perspectiva, visão geral, resumo, generalidade. Reunião alegre. Ọgbọ̀n ìmọ̀ wíwo-òkèrè, s. Perspectiva. Ìrísí, s. Aparência, aspecto, figura, fisionomia, semblante, exterioridade, verossimilhança.
Ẹ̀dà èèyàn dójúrú, ọmọnìyàn dójúrú. Homo perturbatus (homem perturbado).
“Pela primeira vez em sua história, a modificação do meio ambiente pelo Homem é o principal fator de sua evolução, superando a seleção natural. Não é uma evolução no sentido de Darwin, mas uma retroevolução”, afirma o biólogo francês Jean-François Bouvet. Isso explica porque o ser humano está mais alto, mais gordo, sexualmente precoce e cada vez menos fértil, diz ele em seu livro Mutants, à quoi ressemblerons-nous demain? (Mutantes, como seremos amanhã?). Ele explica que as causas podem estar relacionadas a produtos poluentes como o bisfenol A, ftalatos, DDT, atrazina e outros pesticidas, que afetam o sistema hormonal. Essas substâncias têm “efeitos comprovados na descendência, ao longo de muitas gerações”, alerta. Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário). Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário).
Ajọ̀bọ, irúọmọnìyàn, àwọn irúọmọnìyàn, s. Hominoidea. A superfamília de mamíferos, incluindo macacos antropóides e os seres humanos. Ọmọnìyàn, ọmọ ènìyàn, s. Homo sapiens. Ẹ̀dà èèyàn, s. Homem, ser humano. O indivíduo que pertence à espécie humana. Dójú, adj. Enfraquecido, debilitado. Enfraquecido, esgarçado, esfiapado. Láìtòro, adj. Sem assento, inquieto, perturbado. Dójúrú, adj. Perturbado.