domingo, 12 de fevereiro de 2017

ALINHAMENTO DE PNEUS

Ìmúdọ́gba ti àwọn táyà.
Alinhamento de pneus.


Àwòrán O Cafezinho


                                                   



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ìmúdúró, s. Firmeza, estabilidade.
Ìmúdọ́gba, s. Alinhamento.
Amuṣiṣẹpọ, ìbásisẹ́pọ̀, ìbádọ́gba, ìmúdọ́gba, àpẹsẹ̀pọ̀., s. Sincronização.
Ìbádọ́gba, ìbásisẹ́pọ̀, ìmúdọ́gba, àpẹsẹ̀pọ̀, s. Sincronismo.
Ṣàmúdọ́gba, ti a mu dọ́gba, adj. Sincronizado.
Ṣàmúdọ́gba, v. Sincronizar.
Múdọ́gba, v. Equiparar, igualar, sincronizar
Ìbáradọ́gba, s. Congruência, coerência.
Ìbáramu, aṣamubadọ́gba, s. Adaptação.
Fi àṣẹ fún, pàṣẹ fún, pàṣẹ, v. Comandar, ordenar, dar uma ordem, ter o poder. 
Paláṣẹ, v. Encomendar, autorizar.
Ra ọjà, rà ránṣẹ́, v. Encomendar, pedir. 
Tò lẹ́sẹẹsẹẹ, tò lẹ́sẹẹsẹ, fi ètò sí, v. Ordenar, classificar.
Ti, prep. De (indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido.
Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural. 
Táyà, s. Pneu.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

África


Áfríkà (África)

Àwòrán Kemet Imhotep Paulo

Afuraka (África), a terra negra.

Onde as montanhas artificiais estão 
Onde os reis são deuses, e cada hora do dia é governada por seu próprio deus, e os sacerdotes dominam.
Onde os carros correm rápidos como um vôo dos falcões e Rá rege o dia, com seu olho que brilha brilhante.
As águas cintilantes do Nilo enchem a terra de vida, até Deshret, casa de Set, que é o deus da luta.
Aqui, o grande Tahuti deu ao homem mortal a arte de escrever e sabedoria para entender.
Sekhmet vingativo, que toda 
a humanidade temia, tornou-se nosso protetor, através do dom da cerveja.
Wesir, assassinado por seu próprio irmão, tornou-se senhor da vida após a morte, e Aset nossa mãe.
Heru, seu filho, vingou a morte de seu pai e passou seu poder, com o primeiro faraó respirando.
Imhotep, o grande doutor e desenhista construído para Djoser uma pirâmide, para sempre ficar Snefru, três vezes iria construir pirâmides de altura, mas Khufu e Khafre superaria todos eles.
Amunhotep III construiu uma nação poderosa, e Akhenaton teve uma revelação devine.
Thutmosis III fez o exército forte 
e Pepi I governou tão longo Ramsés II construído templos, para não ser esquecido.
E estava envolto em linho, para que ele não fosse podre. 
A mãe da cultura, da lei e da civilização, 
Kemet, a terra negra, uma nação duradoura.
#wisdonofblackman
Barra Berdi

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Mariologia



Ìṣeọ̀rọ̀ Màríà (Ìyá Jésù).
Mariologia.

Nossa Senhora Aparecida – A madona negra brasileira 

É o conjunto de estudos teológicos acerca de Maria, mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica, que compreende uma vasta produção bibliográfica que visa a salientar a importância da figura feminina de Maria e a profunda e piedosa crença dos fiéis a ela, com o objetivo de enriquecer o âmbito teológico cristão.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Filosofia afro-brasileira

Filọ́sọ́fi ti adúláwọ̀ ará Bràsíl.
Filosofia afro-brasileira. 





       Filọ́sọ́fi ti Áfríkà-ìwo iwájú.
       Filosofia afroperspectivista.


                     Renato Noguera


    Abordagem filosófica pluralista que reconhece a existência de várias perspectivas, sua base é demarcada por repertórios africanos, afrodiaspóricos, indígenas e ameríndios. 

A Filosofia afroperspectivista reúne alguns dos seguintes elementos:

1. Afroperspectividade define a Filosofia como uma coreografia do pensamento.

2. A Filosofia afroperspectivista define o pensamento como movimento de ideias corporificadas, porque só é possível pensar através do corpo. Este, por sua vez, usa drible e coreografia como elementos que produzem conceitos e argumentam.

3. Os conceitos afroperspectivistas são construídos a partir de movimentos de coreografia de personagens conceituais melanodérmicos. Neste sentido, os conceitos são escritos com os pés, com as mãos e com cabeça ao mesmo tempo.

4. A Filosofia afroperspectivista define a comunidade/sociedade nos termos da cosmopolítica bantu: comunidade é formada pelas pessoas que estão presentes (vivas), pelas que estão para nascer (gerações futuras/futuridade) e pelas que já morreram (ancestrais/ancestralidade).

5. A Filosofia afroperspectivista é policêntrica, percebe, identifica e defende a existência de várias centricidades e de muitas perspectivas.

6. A Filosofia afroperspectivista não toma o prefixo “afro” somente como uma qualidade continental; estamos diante de um quesito existencial, político, estético e que nada tem de essencialista ou metafísico.

7. A Filosofia afroperspectivista usa a roda como método, um modelo de inspiração das rodas de samba, candomblé, jongo e capoeira que serve para colocar as mais variadas perspectivas na roda antes de uma alternativa ser alcançada. A roda é uma metodologia afroperspectivista.

8. Afroperspectividade é devedora da Filosofia ubuntu de Mogobe Ramose.

9. Afroperspectividade define competição como cooperação, isto é, competir [significa petere (esforçar-se, buscar) cum (juntos)], localizar alternativas que são as melhores num dado contexto, mas, não são únicas, tampouco permanentes e devem atender toda a comunidade.

10. Afroperspectividade é devedora do Nguzo Saba formulado por Maulana Karenga, isto é, se baseia nos sete princípios éticos que ajudam a organizar e orientar a vida. A saber: Umoja (unidade): empenhar-se pela comunidade; Kujichagulia (autodeterminação): definir a nós mesmos e falar por nós; Ujima (trabalho e responsabilidade coletivos): construir e unir a comunidade, perceber como nossos os problemas dos outros e resolvê-los em conjunto; Ujamaa (economia cooperativa): interdependência financeira, recursos compartilhados; Nia (propósito): transformar em vocação coletiva a construção e o desenvolvimento da comunidade de modo harmônico; Kuumba (criatividade): trabalhar para que a comunidade se torne mais bela do que quando foi herdada; Irani (fé): acreditar em nossas(os) mestres.


11. Afroperspectividade é devedora das reflexões e inflexões filosóficas de Sobonfu Somé, definindo o amor como um projeto espiritual e comunitário que serve para manter a sanidade individual e deve contar com o apoio de uma comunidade para ser preservado.

12. Afroperspectividade define o tempo dentro do itan [verso]iorubá que diz: “Bara matou um pássaro ontem com a pedra que arremessou hoje”. O tempo não é evolutivo, tampouco se contrai ou pode ser tomado como um círculo ou uma linha reta; mas, de modo simples, diz que o passado é definido pelo presente e o futuro é um conjunto de encruzilhadas, isto é, destinos (odu).


13. Afroperspectividade permanece em aberto, sempre apta a incluir perspectivas que usem o conceito de odara como crivo de validade de um argumento, entendendo odara como bom, na língua ioruba, uma espécie de bálsamo de revitalização existencial.

Fonte: http://www.geledes.org.br/afroperspectividade-por-uma-filosofia-que-descoloniza/#gs.nV2jkIA


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Filọ́sọ́fi, ìmòye, s. Filosofia.
Ti, prep. De (indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido.
Ọmọ Áfríkà Bràsíl, aláwọ̀dúdú ará Bràsíl, adúláwọ̀ ará Bràsíl, s. Afro-brasileiro.
Ìṣọ́nà, ìwo iwájú, iwájú, s. perspectiva, aspecto, percepção, vigilância, ponto de vista. 
Àkópọ̀, s. Perspectiva, visão geral, resumo, generalidade. Reunião alegre. 
Ọgbọ̀n ìmọ̀ wíwo-òkèrè, s. Perspectiva.




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mecânica quântica

                                                               
Ìṣiṣẹ́ẹ̀rọ kúántù (mecânica quântica)


Afrocentricidade

 Ìṣeọ̀rọ̀alárin-Áfríkà (afrocentricidade)                                                        




Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Ìṣeọ̀rọ̀alárin-Áfríkà, ẹ̀kọ́ alárin-Áfríkà, s. Afrocentricidade. É uma perspectiva que permite aos povos africanos se relocalizarem ao centro de sua própria experiência.
Agbàrin, s. Central. Local ou edifício onde estão centralizados certos órgãos: central telefônica.
Láarínlágbedeméjì, adj. Central. Que está no centro, que tem relação com o centro: quarteirão central.
Ìṣọ́nà, ìwo iwájú, iwájú, s. Perspectiva, aspecto, percepção, vigilância, ponto de vista. 
Àkópọ̀, s. Perspectiva, visão geral, resumo, generalidade. Reunião alegre. 
Ọgbọ̀n ìmọ̀ wíwo-òkèrè, s. Perspectiva.
Ìrísí, s. Aparência, aspecto, figura, fisionomia, semblante, exterioridade, verossimilhança. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Retroevolução


Ẹ̀dà èèyàn dójúrúọmọnìyàn dójúrú.
Homo perturbatus (homem perturbado).





“Pela primeira vez em sua história, a modificação do meio ambiente pelo Homem é o principal fator de sua evolução, superando a seleção natural. Não é uma evolução no sentido de Darwin, mas uma retroevolução”, afirma o biólogo francês Jean-François Bouvet. Isso explica porque o ser humano está mais alto, mais gordo, sexualmente precoce e cada vez menos fértil, diz ele em seu livro Mutants, à quoi ressemblerons-nous demain? (Mutantes, como seremos amanhã?). Ele explica que as causas podem estar relacionadas a produtos poluentes como o bisfenol A, ftalatos, DDT, atrazina e outros pesticidas, que afetam o sistema hormonal. Essas substâncias têm “efeitos comprovados na descendência, ao longo de muitas gerações”, alerta.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ajọ̀bọ, irúọmọnìyàn, àwọn irúọmọnìyàn, s.  Hominoidea. A superfamília de mamíferos, incluindo macacos antropóides e os seres humanos.
Ọmọnìyàn, ọmọ ènìyàn, s.  Homo sapiens. 
Ẹ̀dà èèyàn, s.  Homem, ser humano. O indivíduo que pertence à espécie humana.
Dójú, adj. Enfraquecido, debilitado. Enfraquecido, esgarçado, esfiapado.  
Láìtòro, adj. Sem assento, inquieto, perturbado.
Dójúrú, adj. Perturbado.