quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Futebol guarani - ok

Àwọn ẹ̀yà abínibí guaraní dá bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀ náà.
Os índios guarani criaram o futebol.



Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).

Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Àwọn, wọn, prep. Eles, elas. É também usado como partícula para formar o plural do substantivo; neste caso, é posicionado antes do substantivo.
Ènìà, ènìyàn, s. Pessoa. É também usado de forma impessoal para significar povo, seres humanos, alguém.
Àbíníbí, s. Natural, original, hereditário.
Àbíníbí ará Amẹ́ríkà,  s. Nativo americano.
Ìbílẹ̀, s. Nativo, nascido na região.
Ẹ̀yà abínibí, s. Índios.
Onílẹ̀, s. Proprietário, dono da terra.
Guaraní, s. Guarani.  Uma das etnias indígenas da América do Sul.
, v. Criar, fazer, fabricar. Cessar a chuva, parar, interromper, ser raro, escasso. Atingir, acertar, bater. Abandonar, desertar. Estar bem. Derrubar em uma luta. Quebrar o que é compacto, rachar. Arrancar o inhame. Causar. Contribuir. Confiar. Estar inativo. Consultar.
Bọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀, s.  Futebol.
Àwọn agbábọ́ọ̀lù-ẹlẹ́sẹ̀, s. Futebolistas.
Náà, art. O, a, os, as.

Os índios Guaranis jogavam futebol
    

A seleção do Paraguay foi adversária da Itália na primeira partida da Copa do Mundo na África do Sul e jogou tão bem que chegou à semifinal, mesmo que tenha perdido da Espanha, a qual acabou sendo a campeã do mundial. Especificamente naqueles dias, Giampaolo Romanato escreveu um artigo para o Osservatore Romano no qual afirma que o futebol é um jogo antigo no Paraguay.

Segundo um antigo testemunho, “nos dias de festa, depois da Missa vespertina, os homens organizavam na praça uma batalha fingida, disparando flechas contra um alvo… também é usado para jogar bola, apesar de ser de borracha, era tão ligeiro e veloz que uma vez que davam um chute, continuavam dando voltas durante um bom tempo, sem parar, empurrado pelo próprio peso. Não tocam a bola com as mãos, como nós fazemos, mas com o pé, recebendo e passando com grande precisão.”

Assim escrevia o P. José Manuel Peramás, espanhol, nascido em 1732, que trabalhou em algumas daquelas missões dos Guaranis nas Reduções do Paraguay, e que teve que deixar o mundo índio, junto com seus companheiros jesuítas, por consequência da ordem de expulsão. Morreu em Faenza, Itália, em 1793. Mas o P. Peramás não é a única testemunha.

Sobre o mesmo assunto fala outro missioneiro da Reduções: o P. José Cardiel que também foi expulso do Paraguay e morreu exilado, na mesma cidade de Faenza no ano de 1781. Um grande historiador das Reduções, o P. Antonio Ruiz de Montoya, crioulo peruano, escrevia desde 1639-1640, que o jogo de bola já existia entre os Guaranis muito antes da chegada dos missioneiros espanhóis.

Fonte: SJweb

- See more at: http://www.jesuita.org.br/os-indios-guaranis-jogavam-futebol/#sthash.DQ4qQOhi.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário