segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A beleza da mulher negra nas estrelas



Iṣúpọ̀-ìràwọ̀ méjì fihàn ẹwà ti obìnrin dúdú.
Duas constelações mostram a beleza da mulher negra.

Imagem relacionada


1. Constelação Cassiopeia.

Cassiopeia (Cas), também conhecida no Brasil como Tamaquaré e (na Amazônia) Taquaré, é o nome de uma constelação do hemisfério celestial norte, próxima do polo norte celeste, com cerca de 30 estrelas visíveis a olho nu. O seu genitivo, que é usado para formar nomes de estrelas, é Cassiopeiae. 


As constelações vizinhas são Camelopardalis, Cepheus, Lacerta, Andrômeda e Perseus.


Resultado de imagem para Cassiopeia




A mitologia grega associava esta constelação à lendária rainha da Etiópia, esposa de Cefeu e mãe de Andrómeda. Na representação celeste vê-mo-la sentada no seu trono, penteando a longa cabeleira - Cassiopeia era conhecida pela sua beleza, mas também pela sua vaidade.

Um dia, enquanto se penteava e admirava, declarou-se mais bela que as próprias Nereidas, atitude que não passou despercebida às ninfas, entre as quais Anfitrite, a esposa de Posídon. Ofendida queixou-se ao deus dos mares que, em represália, enviou o monstro marinho Cetus (a Baleia) para devastar a costa do reino de Cefeu. O rei consultou então o oráculo e foi informado que a ira de Posídon somente seria aplacada se Andrómeda fosse acorrentada a um rochedo e oferecida em sacrifício à Baleia. Assim fez, mas a princesa acabou por ser salva por Perseu, que sobrevoava o local e por coincidência a avistou e por ela se apaixonou. Transportando consigo a cabeça decapitada da Medusa, o herói mítico exibiu-a à Baleia, petrificando o monstro devido aos poderes mágicos do olhar da criatura (uma outra versão conta que Perseu teria matado Cetus a golpes de espada).

Sendo uma constelação circumpolar do hemisfério Norte, vemos a figura de Cassiopeia rodar à volta do pólo ao longo do ano, fazendo com que a imagem da rainha passe bastante tempo virada de cabeça para baixo. A lenda grega conta que este teria sido o castigo final aplicado a Cassiopeia, colocada no céu de forma a que permanecesse em posições desconfortáveis e humilhantes.





2. Constelação de Andrômeda.


Andrômeda (And), a princesa mitológica Andrômeda, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Andromedae.

As três estrelas mais brilhantes dessa constelação boreal são Sirrah (alfa) e Mirach (beta), de magnitude aparente 2,06, e Almak (gama), de magnitude aparente 2,26. Estão quase em linha reta e equidistantes e encontram-se no prolongamento do quadrado de Pégaso. O objeto mais distante visível a olho nu, a Galáxia de Andrômeda (M31 ou NGC224), encontra-se na área dessa constelação.

As constelações vizinhas são Perseus, Cassiopeia, Lacerta, Pegasus, Pisces e Triangulum.







Andromeda constellation map.png


Andrômeda era considerada uma princesa filha de Cefeu, rei da Etiópia e também de Cassiopéia. Andrômeda foi prometida em casamento a Phineus, que Cefeu e Cassiopéia consideravam o genro ideal.

Umas das histórias mais famosas de Andrômeda é a de quando sua mãe disse que ela era mais bonita que as Nereidas, que eram as filhas do rei Nereu, que na maioria das vezes é acompanhado por Poseidon, seu melhor amigo. Por causa do insulto, Poseidon, para punir Cassiopéia pelo que havua falado, mandou um monstro marinho, o Cetus, para então atacar e destruir toda a Etiópia. Então o rei Cefeu desesperado com o que estava acontecendo resolveu consultar o Ammon - oráculo de Zeus -, que disse que só acabaria tudo quando ele resolvesse sacrificar sua filha Andromeda - que era virgem -, dando sua filha para o monstro. E devido as circunstâncias, o rei não teve escolha, pois a sua terra já estava bastante devastada. Andromeda foi acorrentada em uma rochedo para que Cetus, o monstro, a devorasse.

No momento em que Andromeda já estava acorrentada, Perseu, filho de Zeus, sobrevoava a Etiópia, pois acabava de matar a medusa. Ele conseguiu soltar a princesa e derrotar Cetus.

Perseu e Andromeda então se apaixonaram, foi então que seus pais anularam o contrato de que Andromeda era prometida para Phineus e concordaram que ela ficasse com Perseu. Mas Phineus não ficou satisfeito com essa troca e resolveu enfrentar Perseu. Mas Perseu tinha uma arma muito poderosa - o cabelo da Medusa que ainda era mágico, foi então que Perseu sem fazer esforço algum, apenas levantando sua mão e mostrando o cabelo da Medusa, Phineus caiu e se transformou em rocha.  Andromeda e Perseu então se casaram e partiram para a lua de mel em Argos e foram morar em Tirinto. Desta união tiveram sete filhos: o Perses, Alceu, Perseides, Heleus, Mestor, Estênelo, Electrião e tiveram uma filha a Gorgophone.

Quando Andromeda morreu, ela foi colocada por Atena entre as constalações perto do hemisfério norte, perto de Perseu seu marido e Cassiopéia sua mãe. Por isso seu nome foi dado à maior galáxia próxima da Via Láctea.


Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Iṣúpọ̀-ìràwọ̀, s. Constelação.
Méjì, num. Total de dois.
Ọlá, s. Honra, dignidade, respeito, autoridade.
Obìnrin, s. Mulher.
Dúdú, adj. Negra.
Dúdú, v. Ser preto.
, v. Ser preto, ser escuro. Matar, assassinar.
Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Fihàn, v. Mostrar, exibir, revelar, tornar visível.
, s. Beleza
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário