Báwo ni àgbáálá ayé ṣe bẹ̀rẹ̀? - Como o universo começou?
1. A tradição bambara [uma tribo] do Komo (uma das grandes escolas de iniciação [de sabedoria ancestral] do Mande [Mali - reino africano na região sudoeste do Saara]): o Deus Maa Ngala é um Vazio vivo que incuba potencialmente as existências possíveis.
2. Gênesis: fala do caos primordial, uma zona de instabilidade.
3. Hinduísmo: o Rig Veda diz que: não havia nem Ser e nem Não-ser, havia apenas o Um sem respiração que respirava por si mesmo. Esta respiração parece uma metáfora das oscilações invisíveis do vácuo.
4. Budismo Mahayana: afirma no sutra do coração: a forma é vazio e o vazio é forma. Uma metáfora que lembra as partículas virtuais que emerge do vácuo quântico
5. Tao te King do taoísmo diz: o Tao que pode ser expresso não é o Tao eterno, do Não-ser nasceu o Ser, do Ser nasceu o mundo das 10.000 coisas. Lembra a física quântica que de um nada vibrante emerge todas as formas, todas as partículas, etc.
6. Esoterismo: no suf e Bin Árabe, o grande suf falava de um universo como o sopro do compassivo que se manifesta a partir do nada absoluto de Deus. Na Cabala, o conceito de ansoft que descreve o sem fim, um abismo infinito do qual a criação emerge de contrações sucessivas.
7. Ciência: a origem do universo a partir de flutuações quânticas é uma teoria que sugere que o universo pode ter surgido do vácuo quântico, onde pequenas variações de energia (flutuações) deram origem a matéria e energia. Essas flutuações primordiais, amplificadas pelo período de rápida expansão conhecido como inflação cósmica, criaram as sementes para as estruturas cósmicas que vemos hoje, como galáxias e aglomerados de galáxias.
Wo àlàyé ọ̀rọ̀ (veja o glossário):
Báwo ni, adv. interrog. Como? Báwo ni? - Como vai? Báwo ni a ṣe ń kọ àwọn ìwé wa, tí a sì ń túmọ̀ wọn? - Como nossas publicações são escritas e traduzidas? Báwo ni ibi ìkówèésí tó wà nínú Gbọ̀ngàn Ìjọba ṣe ń ṣe wá láǹfààní? - Como a biblioteca do Salão do Reino pode nos ajudar? Báwo la ṣe lè fi hàn pé à ń bọ̀wọ̀ fáwọn ará wa tó ti dàgbàlagbà? - Como podemos mostrar ternos sentimentos pelos companheiros de adoração idosos?
Àgbáálá ayé, s. Universo.
Ṣe, v. Fazer, agir, causar, desempenhar. Ser. Usado ao lado de advérbio para exibir certa aparência incomum. Imú rẹ̀ ṣe gọn-gọn - O nariz dele é pontudo. Substitui o verbo principal da frase, caso ele seja um verbo de ação. Ṣé o ti ṣe tán? - Você já terminou?
Bẹ̀rẹ̀, v. Começar, iniciar.
Bẹ̀rẹ̀ sí, v. Iniciar a, começar a. Tẹ́túlọ́sì bẹ̀rẹ̀ sí fẹ̀sùn kàn án - Tértulo começou a acusá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário