Ẹ kọ́ èdè Yorùbá lọ́dọ̀ Olùkọ́ Orlandes àti pé, láfikún sí i, ẹ jẹ́ kí àwọn Òrìṣà tọ́ ọ padà síbi tí ẹ ti wá. Ẹ jẹ́ kí èrò inú rẹ lágbára, kí ó lómìnira, kí ẹ ṣe àwọn àṣàyàn tó dára, kí ẹ sì di olórí rere - Aprenda o idioma yorubá com o Professor Orlandes e, além disso, deixe os orixás guiá-lo de volta à origem. Que vossa mente seja forte, livre, faça boas escolhas e se torne olórí rere.
Àwọn akẹ́kọ́ gbà ipò ilé ẹ̀kọ́ ti Ìpínlẹ̀ ní Olúìlú Páùlù mimọ́. Alunos ocupam escola estadual em São Paulo.
Protesto contra a reorganização acontece na escola estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros (SP) Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário). Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário).
Àwọn, wọn, pron. Eles, elas. Indicador de plural. Akẹ́kọ́, s. Estudante, aluno. Ṣòwò, gbà ipò, dawọ́bò, ṣiṣẹ́, v. Ocupar. Ṣòwò, v. Comerciar, fazer negócio. Gba ipò, v. Ocupar, tomar posição, pegar lugar. Dawọ́bò, v. Cooperar, juntar-se a uma pessoa.
Ṣiṣẹ́, v. Trabalhar, labutar.
Ilé ẹ̀kọ́, s. Escola.
Ti, prep. De ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Ti Ìpínlẹ̀, adj. Estadual.
Ìpínlẹ̀, s. Fronteira, demarcação, limite entre duas cidades, Estado. Ex.: SP, PR, MG. Ní, prep. No, na, em. Olúìlú, s. Capital. Ìpínlẹ̀ Pọ́ọ̀lù mimọ́, Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́, s. Estado de São Paulo. Pọ́ọ̀lù, Páùlù, s. Paulo. Mímọ́, adj. Limpo, puro, íntegro, sagrado. Pọ́ọ̀lù mimọ́, Páùlù mimọ́, s. São Paulo.
Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário). Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário). Ẹ́sítérì, s. Esther, Ester. Ọmọbìnrin, s. Menina, filha.
Ẹni-ìyanu, ohun ìyanu, s. Prodígio.
Ẹni-ìyanu, s. Gênio.
Mathimátíkì, ìmọ̀ Ìsirò, s. Matemática.
Esther Okade é uma das mais jovens estudantes universitárias do Reino Unido.
Conheça Esther, a menina britânica-nigeriana prodígio da Matemática de 10 anos de idade que odiava ir à escola e acaba de se matricular na faculdade
Professor Edigley Alexandre Esther Okade é uma criança britânica-nigeriana de 10 anos de idade, que odiava ir à escola. Esther mora em Walsall, uma cidade industrial na região de West Midlands, no Reino Unido. Sua mãe, Omonefe, notou o talento da filha para números logo depois que ela começou no maternal, aos 3 anos de idade. A mãe conta que depois de algumas semanas na escola particular, Esther teve um comportamento estranho. Explodindo em choro ela dizia que nunca mais voltaria para a escola. "Eles nem me deixam falar" – reclamava Esther. Desde então Esther tem aulas em casa com a sua mãe. Ela adora álgebra, equações de segundo grau, números complexos, etc. Foi super fácil. A minha mãe me ensinou de uma forma agradável – conta Esther Desde os 7 anos Esther queria entrar para a universidade, porém seus pais eram cautelosos. Só agora ela realizou seu sonho. Com 10 anos de idade ela se matriculou na Universidade Aberta, uma faculdade de ensino à distância do Reino Unido. Além de seu prazer pela Matemática, Esther dedica também seu tempo em escrever uma série de livros de Matemática para crianças chamado "Yummy Yummy Algebra". Por que é dada importância e destaque para notícias como esta? Matemáticos acabaram com a Segunda Guerra Mundial, matemáticos criaram sistemas de criptografia avançados; que hoje utilizamos em dispositivos móveis, protocolo de internet, senhas de bancos, rotadores de rede, e milhares de outras aplicações, cuja a importância se dá a contribuição de grandes gênios matemáticos. Crianças com habilidades deste tipo, são selecionadas por universidades prestigiadas, que os preparam para os problemas teóricos do milênio, ou orientam em busca de um caminho em que darão contribuições significativas para o nosso mundo. Estas universidades têm programas de ensino específicos para crianças com estas habilidades e veem nelas futuros gênios.