quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Soberania nacional em risco

Aláṣẹ lárugẹ torílẹ̀-èdè ní ewu.                             Soberania nacional em risco.


Àwòrán Ivan Valente


Entreguismo a todo vapor: governo Temer negocia base de Alcântara com os EUA

Entreguismo a todo vapor: governo Temer negocia base de Alcântara com os EUA




O governo Temer assumiu que pretende entregar a base de Alcântara, no Maranhão, para o uso do governo estadunidense de Donald Trump. O Centro de Lançamento (CLA), a pouco mais de 30 km de São Luis, é considerado estratégico por sua posição próxima à Linha do Equador.

A negociação, comandada pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB) – o mesmo autor do projeto que resultou na entrega do Pré-Sal brasileiro para empresas estrangeiras -, quer fazer com que os EUA se utilizem da base para, em troca, poder usar equipamentos fabricados pelo país.

Para Serra, essa é uma das primeiras providências para construir relações com o novo presidente dos EUA, o republicano Donald Trump – alvo no último fim de semana de protestos de cerca de 500 mil mulheres contra a sua posse.

A utilização dos equipamentos, porém, não vai significar qualquer transferência de tecnologia para o Brasil. E pior: para poder usá-los, nosso país terá que aprovar uma lei para que, segundo reportagem do jornal O Globo, “indique de forma técnica e pormenorizada a proteção que será dada a todo componente tecnológico manipulado em solo brasileiro.”

A reportagem afirma, ainda, que o mesmo texto terá que ser analisado pelo Congresso dos EUA – e, caso o brasileiro modifique alguma coisa do “acordo”, os norte-americanos podem cancelar o negócio.

O processo sobre a base de Alcântara já atravessa décadas: foi costurado por Fernando Henrique Cardoso, também do PSDB, durante o seu governo.

Por motivos óbvios – ir radicalmente de encontro à soberania nacional, inclusive impedindo o acesso de brasileiros a determinadas áreas do complexo -, não foi pra frente, sendo posteriormente descartado durante o governo Lula (PT).

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Aláṣẹ lárugẹ, s. Soberania.
Torílẹ̀-èdè, tọmọorílẹ̀-èdè, adj. Nacional, pátrio, vernáculo.
Onítọmọorílẹ̀-èdè, oníbínibí, s. Nacional.
, prep. No, na, em. Usada para indicar o lugar em que alguma coisa está. Indica uma posição estática.
Ewu, s. Risco, perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário