quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ìṣẹlẹyàmẹyà tó ní í ṣe pẹ̀lú ìmọ̀ ìjìnlẹ̀ (racismo epistêmico)


Ìgbéraga nítorí àṣà ìbílẹ̀ àti ẹ̀yà ìran tèmi lọ̀gá.
Orgulho cultural e racismo.


" Por outro lado, os africanos ainda não alcançaram esse reconhecimento do universal. Sua natureza é a retirada em si mesmo. O que chamamos religião, estado, realidade existente em si e em si, absolutamente válido, tudo isso  ainda não existe para eles: os abundantes relatórios dos missionários questionam esse fato (...) O que caracteriza os negros é precisamente que sua consciência não alcançou a contemplação de uma objectividade sólida, como Deus, a lei, à qual a vontade humana pode aderir e com a qual pode alcançar a intuição da sua essência "e continuar dizendo que África é" um mundo anti-histórico não desenvolvido, totalmente prisioneiro do espírito natural e cujo lugar ainda está no limiar da história do universal "
(Hegel)

" Grande doença, o racismo. Mais estranho: atinge os brancos, mas mata os negros " (Albert Einstein).


Ọ̀wọ́ ọ̀rọ̀ tó wà nínú èdè, àwọn ọ̀rọ̀ tó máa lò, àkójọ ọ̀rọ̀ tí ò ń lò lójoojúmọ́, àwọn àkànlò ọ̀rọ̀, àwọn àkànlò èdè, ọ̀rọ̀ tó máa ń sọ, àkànlò èdè lọ́nà tó gún régé (vocabulário).

Àkójọ́pọ̀, s. Coleção de alguma coisa, ajuntamento.
Ìwé atúmọ̀ èdè, s. Dicionário.
Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀, s. Glossário. 
Ìwé gbédègbẹ́yọ̀, s. Enciclopédia, vocabulário.
Ìgbéraga nítorí àṣà ìbílẹ̀, s. Orgulho por parte da cultura, orgulho cultural.
Àti, Conj. E. Usada entre dois nomes, mas não liga verbos.
, ( conj. pré-v.). E, além disso, também. Liga sentenças, porém, não liga substantivos; nesse caso, usar " àti". É posicionado depois do sujeito e antes do verbo.

Ti, àti, conj. E.
Pẹ̀lú, Conj. E.
Òun, on, conj. E. Geralmente usada com nomes de pessoas.
Ìṣẹlẹyàmẹyà tó ní í ṣe pẹ̀lú ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, ìṣẹlẹyàmẹyà tó ní í ṣe pẹ̀lú òye ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, ìṣẹlẹyàmẹyà tó ní í ṣe pẹ̀lú ìmọ̀ sáyẹ́ǹsì, s. Racismo epistêmico. Rejeição da produção de conhecimentos de povos não brancos com repertório e cânones que não são ocidentais. É uma das dimensões mais perniciosas da discriminação étnico-racial negativa.
Ìṣẹlẹyàmẹyà, kẹ́lẹ́yàmẹ̀yà, ẹ̀mí kẹ́lẹ́yàmẹ̀yà, ẹ̀tanú ẹ̀yà sílẹ̀, ẹ̀yà tèmi lọ̀gá, ẹ̀mí ẹ̀yà tèmi lọ̀gá, ìhùwàsí ìran tèmi lọ̀gá, ìwà kẹ́lẹ́yàmẹ̀yà, èrò ìran tèmi lọ̀gá, ẹ̀yà ìran tèmi lọ̀gá, s. Racismo.
Aláìfẹ́irúẹ̀dáọmọẹnìkéjì, s. Aquele que é racista.
Tó ní í ṣe pẹ̀lú ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, tó ní í ṣe pẹ̀lú òye ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, tó ní í ṣe pẹ̀lú ìmọ̀ sáyẹ́ǹsì, adj. Epistêmico, epistemológico, que está relacionado à ciência.
Ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, òye ìmọ̀ ìjìnlẹ̀, ìmọ̀ sáyẹ́ǹsì, s. Episteme. Na filosofia grega (platonismo), o conhecimento verdadeiro, de natureza científica, em oposição à opinião infundada ou irrefletida. No pensamento de Foucault 1926-1984, o paradigma geral segundo o qual se estruturam, em uma determinada época, os múltiplos saberes científicos, que por esta razão compartilham, a despeito de suas especificidades e diferentes objetos, determinadas formas ou características gerais. O surgimento de uma nova episteme estabelece uma drástica ruptura epistemológica que abole a totalidade dos métodos e pressupostos cognitivos anteriores, o que implica uma concepção fragmentária e não evolucionista da história da ciência.

Tó o bá fẹ́ ìsọfúnni síwájú sí i - Se você precisar de mais informações:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Artigos/Walter_Praxedes.pdf



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