SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019
|
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 2ª A, B, C, D, E, F, G, 2ªTA (EJA)
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: Período de 05/02 a 15/04
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do período: 8 aulas
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( x ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Reconhecer-se como sujeito racional, capaz de uma certa autonomia de pensamento.
2. Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária. 3. Identificar diferentes conceitos de
liberdade com base em algumas
teorias filosóficas. 4. Relacionar liberdade à solidariedade. 5. Desenvolver habilidade de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual. 6. Relacionar ética e moral. |
*Retomada de conceitos vistos no ano anterior.
*O eu racional. *Partir da realidade do aluno e sondar os conceitos iniciais: ética, moral, razão, percepção, memória, imaginação. *Trabalhar o conceito de ética para a filosofia e relacionar com os artigos 1º e 5º da Constituição Federal. *Critérios éticos para Sócrates e Aristóteles. *Faculdade vegetativa, faculdade sensitiva, faculdade intelectiva. * Autonomia e liberdade. . |
ESTRATÉGIAS:
- aulas expositivas dialogadas; - leitura de textos; - exercícios de reflexão e leitura; - atividades que possam diferenciar ética e moral; - seminários. - Aplicar metodologia diferenciada (2º E, F, G), (2º TA - EJA) |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- imagens e textos selecionados; - livro didático; - exibição de filme; |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno; - pesquisa individual e em grupo; - seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
- Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. |
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Orlandes Rosa Farias/Célia Maria da Cruz
(nome do professor)