quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pedagogia



Ìṣeọ̀rọ̀ẹ̀kọ́ (pedagogia)

                                                                                                                                  PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: FILOSOFIA E HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
2º SEMESTRE
ATIVIDADES/
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
01 e 09 - Localizar informações explícitas em um texto.
Leitura e Análise de Texto, presente em praticamente todas as atividades do v. 2.
- questões propostas após a leitura dos textos;
- perguntas que orientam a pesquisa.
Em Filosofia, além da informação explícita é necessário investigar, explorar o que mais ela suscita no plano subjetivo.
Sondar, sempre a partir do diálogo com os alunos, o que trazem do senso comum, de sua vivência, para depois iniciar a construção filosófica.
Problematizar, relacionando o contexto filosófico com o contexto atual é interessante. Pode-se, além de oferecer algumas perguntas que orientam as propostas de pesquisa, sugerir que os alunos elaborem outras.
02 e 15 - Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.
O caderno do aluno é repleto de textos verbais, mas como o tema geral é a reflexão crítica sobre a Filosofia Política, pode-se inserir o uso de charges, tirinhas e outras imagens (cf. anexo que contém sugestões desse gênero textual).
No trabalho textos verbais que expressam o pensamento de filósofos, é importante resgatar o contexto que produziram os textos (historicidade), bem como a sua intertextualidade (como os textos dialogam: pontos comuns e divergentes, verbais e não verbais).
Já  com textos não verbais propriamente, como imagens principalmente, é interessante deixar que os alunos as explorem primeiro, para, num momento seguinte, estabelecer as relações.
05 e 16 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Nos títulos dos textos para análise e interpretação, em praticamente todas as SAs.

Em todos os textos sugeridos para análise e interpretação, pode-se propor a inferência a partir dos títulos dos mesmos. Pode-se anotar no quadro palavras e/ou expressões sugeridas pelos alunos e, ao final, voltar a elas para constatar o que se confirma ou não.
Vale aqui o uso dos dicionários da língua materna e/ou filosóficos para complementar as inferências dos alunos.
08 e 24 - Identificar vocábulos ou expressões que substituem, por sinonímia, outros vocábulos ou expressões presentes no texto.
Pesquisas em dicionários comuns, dicionários de Filosofia, internet..., muito recorrente neste volume.
No trabalho com sinonímias, é importante associar os vocábulos desconhecidos a uma situação, um fato,  um objeto ou expressão que faça sentido ao aluno. Peça que eles façam sempre essa associação, pois isso facilita a assimilação do sentido e significado dos vocábulos. Isso vale para a atualização de textos e contextos filosóficos para os dias atuais.
13 e 20 - Inferir informações implícitas em um texto (tema/assunto principal).
Em atividades de leitura e interpretação de textos.

Valorizar a sondagem em torno do tema central do texto, valendo-se do diálogo com os alunos. Pode-se usar aqui a técnica de anotar palavras ou expressões, bem como frases curtas no quadro, para que após a leitura e interpretação dos textos, se faça a verificação do que se confirmou ou não.
Também em imagens (charges, tirinhas) as informações implícitas se fazem presentes. Utilize esse recurso para concluir uma temática.

2º SEMESTRE
ATIVIDADES/
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM
2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
01 e 12 - Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.
Imagens, cartaz e quadro: SA7.
Como no volume 2 predominam textos verbais, utilizar charges, tirinhas, notícias de jornal com imagens, pois as temáticas são: ética, liberdade, autonomia, alienação...
No trabalho textos verbais que expressam o pensamento de filósofos, é importante resgatar o contexto que produziram os textos (historicidade), bem como a sua intertextualidade (como os textos dialogam: pontos comuns e divergentes, verbais e não verbais).
Já  com textos não verbais propriamente, como imagens principalmente, é interessante deixar que os alunos as explorem primeiro, para, num momento seguinte, estabelecer as relações.
02 e 18 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto.
Nos títulos dos textos para análise e interpretação, em praticamente todas as SAs.

Em todos os textos sugeridos para análise e interpretação, pode-se propor a inferência a partir dos títulos dos mesmos. Pode-se anotar no quadro palavras e/ou expressões sugeridas pelos alunos e, ao final, voltar a elas para constatar o que se confirma ou não.
Vale aqui o uso dos dicionários da língua materna e/ou filosóficos para complementar as inferências dos alunos.
06 e 16 - Inferir informações implícitas em um texto: tema/assunto principal.
Em atividades de leitura e interpretação de textos.

Valorizar a sondagem em torno do tema central do texto, valendo-se do diálogo com os alunos. Pode-se usar aqui a técnica de anotar palavras ou expressões, bem como frases curtas no quadro, para que após a leitura e interpretação dos textos, se faça a verificação do que se confirmou ou não.
Também em imagens (charges, tirinhas) as informações implícitas se fazem presentes. Utilize esse recurso para concluir uma temática.
09 e 22 - Localizar informações explícitas em um texto.
Leitura e Análise de Texto, presente em praticamente todas as atividades do v. 2.
- questões propostas após a leitura dos textos;
- perguntas que orientam a pesquisa.
Investigar, explorar, aprofundar sobre as informações explicitas trazidas por um texto, bem como relacioná-las com outros contextos, amplia o sentido filosófico.
Sondar, sempre a partir do diálogo com os alunos, o que trazem do senso comum, de sua vivência, para depois iniciar a construção filosófica.
Problematizar, relacionando o contexto filosófico com o contexto atual é interessante. Pode-se, além de oferecer algumas perguntas que orientam as propostas de pesquisa, sugerir que os alunos elaborem outras.
17 e 23 - Estabelecer relações entre a tese e os argumentos para sustentá-la.
Nas sínteses após leitura e análise de textos (“o que você aprendeu”) na maioria das SAs do volume 2.
Conforme as orientações para o volume 2 que constam no caderno do professor, p. 7, “... desafiar os alunos a argumentar acerca de seus valores, das suas escolhas e concepção de liberdade, abordando também as consequências que tais escolhas podem trazer”.

2º SEMESTRE
ATIVIDADES/
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA e/ou DICAS DE ABORDAGEM
3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
01 e 18 - Reconhecer a presença de valores culturais e/ou sociais e/ou humanos em contextos literários.
SA5, em especial.
SA7, lição de casa
 A abordagem dos temas, como: ciência, liberdade, literatura e felicidade deve resgatar a tradição filosófica, naquilo que possibilita ao aluno compreender o percurso do pensamento filosófico nos vários contextos (tradição, cultura, moral) e a sua atualidade.
03 e 24 - Reconhecer os usos da norma padrão e de outras variedades linguísticas em diferentes situações de uso social.
SA1, SA5, SA6
Em todos os textos em que é solicitado comparar a análise filosófica e a proposta do senso comum.
04 e 19 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam de um mesmo tema.
SA1 (na diferenciação de um texto filosófico de um científico)
Na comparação do texto filosófico com demais tipos de textos (científico, religioso, literário...)
06 e 12 - Identificar os argumentos em um texto.
Todos os textos para análise e interpretação.
Habilidade específica do “pensar filosófico”.
07 e 09 - Reconhecer os elementos constitutivos da organização de um gênero textual (artigo de opinião, dissertação escolar, poema/letra de música).
SA2, no desafio, p.19.
SA4, lição de casa, 3, p. 48
SA7, p.85
O volume 2 destaca a importância da dissertação como “ocasião privilegiada para o exercício da reflexão filosófica”, em várias SAs.
02 e 10 - Reconhecer os elementos estruturais da narrativa (personagens, marcadores de tempo e de localização, sequência lógica dos fatos).
SA3, “lição de casa”, p.34.

11 e 21 - Identificar a tese de um texto argumentativo.
SA2, em “Você Aprendeu?”,2, p. 26.
SA3, leitura e análise de texto, p. 35ss.
SA5, ativ 3, p. 50
Para exercitar a busca de argumentos, enfatizar primeiro a idéia central do texto ou do pensamento do filósofo em questão.



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