quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

2016

                                                                                                                                                                                                            Filọ́sọ́fi (filosofia)

1. (UEL-PR) “Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gregos puseram a serviço do seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e causal o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo.” (W. Jaeger. Paideia. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 197).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar.
a) Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
b) A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, uma nova forma de pensamento plenamente racional desde suas origens.
c) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
e) O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.

2. (UEL-PR) “Assim como a natureza ensinou-nos o uso de nossos membros sem nos dar o conhecimento dos músculos e nervos que os comandam, do mesmo modo ela implantou em nós um instinto que leva adiante o pensamento em um curso correspondente ao que ela estabeleceu para os objetos externos, embora ignoremos os poderes e as forças dos quais esse curso e sucessão regulares de objetos totalmente dependem.” (David Hume. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 79-80.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Hume, assinale a alternativa correta.
a) Para Hume, o princípio responsável por nossas inferências causais chama-se instinto de autoconservação.
b) Entre o curso da natureza e o nosso pensamento não há qualquer correspondência.
c) Na teoria de Hume, a atividade mental necessária à nossa sobrevivência é garantida pelo conhecimento racional das operações da natureza.
d) O instinto ao qual Hume se refere chama-se hábito ou costume.
e) Segundo Hume, são os raciocínios a priori que garantem o conhecimento das questões de fato.
3. (UEL-PR) Quatro tipos de causas podem ser objeto da ciência para Aristóteles: causa eficiente, final, formal e material.
Assinale a alternativa correta em que as perguntas correspondem, respectivamente, às causas citadas.
a) Por que foi gerado? Do que é feito? O que é? Quem gerou?
b) O que é? Do que é feito? Por que foi gerado? Quem gerou?
c) Do que é feito? O que é? Quem gerou? Por que foi gerado?
d) Por que foi gerado? Quem gerou? O que é? Do que é feito?
e) Quem gerou? Por que foi gerado? O que é? Do que é feito?

4. (UEL-PR) Segundo Francis Bacon, “são de quatro gêneros os ídolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresentá-los, lhes assinamos nomes a saber: Ídolos da Caverna, Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro”. (F. Bacon. Novum Organum. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 21.)
Com base nos conhecimentos sobre Bacon, os Ídolos da Tribo são:
a) Os ídolos dos homens enquanto indivíduos.
b) Aqueles provenientes do intercurso e da associação recíproca dos indivíduos.
c) Aqueles que imigraram para o espírito dos homens por meio das diversas doutrinas filosóficas.
d) Aqueles fundados na própria natureza humana.

5. Leia o texto a seguir.
“A razão humana, num determinado domínio dos seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais também não pode dar respostas por ultrapassarem completamente as suas possibilidades.” (Immanuel Kant. Crítica da razão pura. (prefácio da primeira edição, 1781. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p. 3).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Kant, o domínio destas intermináveis disputas chama-se
a) Experiência c) entendimento e) sensibilidade
b) Natureza d) entendimento

6. (UFU-MG)  Escolha a alternativa correta.
Segundo Sartre, “a existência precede a essência”. Isso pode ser interpretado como:
a) O homem se define pelo caminho que vai trilhando em sua existência e não pelo significado do conceito de homem.
b) A existência humana depende do plano que Deus determina a cada criatura.
c) O materialismo define a vida e o espírito não existe.
d) O entendimento que se tem de “natureza humana” é o que vai direcionar a existência humana.
e) A liberdade não participa do contexto da existência do homem.
7. (UEL-PR) “De acordo com a ética do discurso, uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um Discurso prático, a um acordo quanto à validez dessa norma.” (J. Habermas. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. p. 86.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a ética do discurso de Habermas, assinale a alternativa correta.
a) O princípio possibilitador do consenso deve assegurar que somente sejam aceitas como válidas as normas que exprimem um desejo particular.
b) Nas argumentações morais basta que um indivíduo reflita se poderia dar seu assentimento a uma norma.
c) Os problemas que devem ser resolvidos em argumentações morais podem ser superados apenas monologicamente.
d) O princípio que norteia a ética do discurso de Habermas expressa-se, literalmente, nos mesmos termos do imperativo categórico kantiano.
e) Uma norma só poderá ser considerada correta se todos os envolvidos estiverem de acordo em dar-lhe o seu consentimento.

8. (UEL-PR) Leia o texto a seguir.
“Dado que todo súdito é por instituição autor de todos os atos e decisões do soberano instituído, segue-se que nada do que este faça pode ser considerado injúria para com qualquer de seus súditos, e que nenhum deles pode acusá-lo de injustiça.” (Thomas Hobbes. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 109)
Com base no texto e nos conhecimento sobre o contratualismo de Hobbes, é correto afirmar:
a) O soberano tem deveres contratuais com os seus súditos.
b) O poder político tem como objetivo principal garantir a liberdade dos indivíduos.
c) Antes da instituição do poder soberano, os homens viviam em paz.
d) O poder soberano não deve obediência às leis da natureza.
e) Acusar o soberano de injustiça seria como acusar a si mesmo de injustiça.

9. (Insaf-PE) Marx, no prefácio à Crítica da economia política, afirma que “[...] na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais”. Nesse sentido, desenvolve também seu conceito de consciência, que define como sendo determinada:
a) Pela filosofia. Assim, é o pensamento filosófico que forma a consciência do homem;
b) Pela produção espiritual dos homens. Assim, é a consciência que determina a produção social da vida e não a produção social da vida que determina a consciência;
c) Pela religião. Assim, é toda a ética religiosa que determina a consciência humana.
d) Pelo ser social dos homens. Assim, é a produção social da vida que determina a consciência e não a consciência que determina a produção social da vida;
e) Pelo aparelho ideológico do Estado. Assim, é a política, à qual se subordina a economia, a responsável pela formação da consciência de um povo.
10. (UEL-PR) “Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por  ele empregadas.” (Wolfang Stegmuller. A filosofia contemporânea. São Paulo: EPU/Edusp, 1977. p. 283.)
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a) Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
b) As expressões usadas na ciência devem ser intersubjetivamente inteligíveis.
c) A compreensão intersubjetiva das expressões é irrelevante para as discussões científicas.
d) A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
e) Na ciência as explicações lingüísticas são desnecessárias.
11. (UEL-PR) Karl Popper, em A lógica da investigação científica, se opõe aos métodos indutivos das ciências empíricas. Em relação a esse tema, diz Popper: “Ora, de um ponto de vista lógico, está longe de ser óbvio que estejamos justificados ao inferir enunciados universais a partir dos singulares, por mais elevado que seja o número destes últimos”. (K. R. Popper. A lógica da investigação científica. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 3). Com base no texto e nos conhecimentos sobre Popper, assinale a alternativa correta.
a) Para Popper, qualquer conclusão obtida por inferência indutiva é verdadeira.
b) De acordo com Popper, o princípio da indução não tem base lógica porque a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão.
c) Uma inferência indutiva é aquela que, a partir de enunciados universais, infere enunciados singulares.
d) A observação de mil cisnes brancos justifica, segundo Popper, a conclusão de que todos os cisnes são brancos.
e) Para Popper, a solução para o problema do princípio da indução seria passar a considerá-lo não como verdadeiro, mas apenas como provável.

12. (Enem-MEC) “O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova York. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o graffiti) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e graffiti de corres muito vivas.” (Adaptado de Ciência e Cultura, 2004).
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características:
a) A ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) A alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) A afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) A integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) A valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

13. (Fuvest-SP)
“O olhar também precisa aprender a enxergar.
Há uma historinha adorável, contada por Eduardo Galeano, escritor uruguaio, que diz que um pai, morador lá do interior do país, levou seu filho até a beira do mar. O menino nunca tinha visto aquela massa de água infinita. Os dois pararam sobre um morro. O menino, segurando a mão do pai, disse a ele: ‘Pai, me ajuda a olhar’. Pode parecer uma espécie de fantasia, mas deve ser a exata verdade, representando a sensação de faltarem não só palavras mas também capacidade para entender o que é que estava se passando ali.
Agora imagine o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte visual: como olhar para aquilo e construir seu sentido na nossa percepção? Só com auxílio mesmo. Não quer dizer que a gente não se emocione apenas por ser exposto a um clássico absoluto, um Picasso ou um Niemeyer ou um Caravaggio. Quer dizer apenas que a gente pode ver melhor se entender a lógica da criação.” (Luís Augusto Fisher. Folha de S. Paulo).
Relacionando a história contada pelo escritor uruguaio com “o que se passa quando qualquer um de nós para diante de uma grande obra de arte”, o autor do texto defende a idéia de que
a) O belo natural e o belo artístico provocam distintas reações de nossa percepção.
b) A educação do olhar leva a uma percepção compreensiva das coisas belas.
c) O belo artístico é tanto mais intenso quanto mais espelhe o belo natural.
d) A lógica da criação artística é a mesma que rege o funcionamento da natureza.
e) A educação do olhar devolve ao adulto a espontaneidade da percepção das crianças.

14. (Fuvest-SP) Entrevistado por Clarice Lispector, à pergunta “Quais as características da arquitetura brasileira?”, Oscar Niemeyer respondeu:
“A arquitetura brasileira assumiu desde os primeiros tempos uma posição definida e própria do movimento moderno, ingressando corajosamente nas formas livres e inovadoras que hoje a caracterizam. Ao contrário do ‘ângulo reto’, eram a curva e suas relações com o concreto armado e nossa tradição barroca que nos atraíam. Hoje, passados muitos anos, recordamos com agrado esse período importante de nossa arquitetura: [...] fomos os primeiros a recusar o funcionalismo absoluto e dizer francamente que a forma plástica em certos casos (quando o tema permite) pode prevalecer, que a beleza é uma função e das mais importantes na arquitetura”. (Clarice Lispector. Entrevistas.)
No texto, o entrevistado estabelece oposição entre dois elementos, com base em um determinado critério. No quadro abaixo, os elementos e o critério estão corretamente
indicados em:
Elementos Critérios
a) “movimento moderno” e formas livres Histórico
b) “curva” e “beleza” Geométrico
c) “ângulo reto” e “tradição barroca” Estético
d) “funcionalismo absoluto” e “arquitetura” Histórico
e) “concreto armado” e “forma plástica” Estético


15. “Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade (...)”. ARISTÓTELES, in: CASTRO, Roberto C. G. JORNAL da USP.
Assinale a alternativa que melhor corresponde à passagem acima:
a) as sensações não têm utilidade alguma, posto que os homens as amam independentemente de qualquer circunstância.
b) a natureza do homem, para Aristóteles, é oriunda de um saber totalmente independente do mundo material e das sensações provocadas por ele.
c) a dedução de que os homens amam as sensações independentemente de sua utilidade indica que, para além delas, encontra-se aquilo que elas despertam: a curiosidade pelo saber.
d) o amor pelo saber, segundo Aristóteles, é natural ao ser humano porque o conhecimento racional tem ligação somente com o mundo das idéias e, portanto, com o puro prazer do pensamento abstrato.
e) amar as sensações indica que os homens se preocupam pouco, ou nada, com o conhecimento racional.

16. Sobre as principais características da relação entre o pensamento mítico e o filosófico na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta.
a) a Filosofia funde-se ao pensamento mítico para se tornar uma ciência.
b) o mito deixa de influenciar a literatura grega após o surgimento da Filosofia.
c) a Filosofia surge como um pensamento genuinamente grego e substitui por completo o pensamento mítico.
d) a Filosofia surgiu como um pensamento de alcance regional e, por isso, não conseguiu ir tão longe como o mito.
e) sobre a relação entre o mito e a Filosofia, o mais plausível é dizer que os dois campos estabeleceram uma ligação de mútua influência.

17. “O mito conta uma história sagrada, quer dizer, um acontecimento primordial que teve lugar no começo do Tempo, ab initio (desde o início). Mas contar uma história sagrada equivale a resolver um Mistério, porque as personagens do mito não são seres humanos: são Deuses ou Heróis civilizadores, e por esta razão as suas gestas (ações memoráveis) constituem Mistérios: o homem não poderia conhecê-los se lhos não revelassem” (Mircea Eliade. In: Vários autores. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000, p. 14).
Sobre a passagem acima, acompanhe os seguintes pontos:
I. O mito só pode ser revelado por meio da reflexão filosófica.
II. O mito possui uma maneira própria de revelar fatos importantes sobre uma cultura.
III. No Mito da Caverna, Platão demonstra que a narrativa não serve para ilustrar a transmissão de uma idéia.
IV. Pode-se dizer que ao “resolver um Mistério”, o mito cumpre com um papel pedagógico, posto que um povo passa a conhecer os segredos de sua própria origem.
a) somente os pontos I e II estão corretos.
b) somente os pontos III e IV estão corretos.
c) somente os pontos I e IV estão corretos.
d) somente os pontos II e IV estão corretos.

18. (...) “As instituições sociais, com suas técnicas, buscam reproduzir na subjetividade dos indivíduos regras que guiem suas ações e, consequentemente, o seu modo de pensar. Isso quer dizer que, assimilando as regras do meio no qual está inserido, o indivíduo tende a ‘guardá-las’ em sua estrutura mental e fazer delas as suas próprias regras de conduta como indivíduo e agente social”.
Podemos dizer que as idéias acima se aproximam mais das teorias de:
a) John Locke
b) Michel Foucault
c) Jean-Jacques Rousseau
d) Thomas Hobbes

19. É comum, em nosso cotidiano, a crença e a confiança em tudo o que venha acompanhado do adjetivo científico. Isso é o que se pode chamar de status da Ciência.
Acompanhe as afirmações abaixo:
I. o cientificismo, apoiado na tecnologia, ajuda a legitimar o status da Ciência.
II. O método científico da modernidade ocidental é um dos elementos responsáveis para o surgimento de um novo status da Ciência.
III. O status científico decorre da ligação entre Ciência, Tecnologia e Filosofia.
IV. O cientificismo moderno trouxe a idéia, para o senso comum, de que a Ciência não é capaz de chegar a conhecimentos verdadeiros.
a) somente as afirmações I e II estão corretas.
b) somente as afirmações I e III estão corretas.
c) somente as afirmações III e IV estão corretas.
d) somente as afirmações II e IV estão corretas.

20. Em Sartre não existe a idéia de um “modelo” preestabelecido de natureza ou essência humana, na qual o homem deve se basear. Isso significa que cada ser humano é livre para fazer-se sem modelo, ele é aquilo que faz de si, e mesmo sobre o questionamento de que não escolhemos sermos postos em certas situações, Sartre vai dizer que “o que importa, então, é o que fazemos com aquilo que quiseram fazer de nós”; ou seja, para o filósofo, não temos escolha, a não ser sermos livres para escolhermos em qualquer situação.
Com base na passagem acima, assinale a alternativa correta:
a) Para Sartre, o que importa é que “somos aquilo que fizeram de nós”.
b) Segundo o trecho acima, o ser humano é livre somente a partir de um modelo.
c) A única escolha possível, segundo Sartre, é a de escolhermos não sermos livres.
d) A idéia de se traçar um plano de vida está diretamente ligada ao exercício de liberdade com responsabilidade.

21. Leia o trecho a seguir: “É muito comum no dia a dia as pessoas confundirem ética com moral. Isso de certa forma tem fundamento, pois existem mesmo algumas semelhanças, mas há particularidades que merecem atenção”.
Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta:
a) Moral e ética possuem campos claramente distintos e nunca provocam confusão no entendimento.
b) Como a etimologia dos termos ‘moral’ e ‘ética’ não são parecidas em suas origens, os dois campos não se confundem para o senso comum.
c) A moral está ligada, de maneira geral, ao estabelecimento de normas e regras sociais, e a ética ao estudo desse processo.
d) Moral e ética se confundem porque ambos os termos têm origem da palavra grega ethos.

22. Diferentemente de Hegel, que diz que a cultura é o fruto do Espírito, Marx vai dizer que a cultura é um produto de uma realidade social contraditória, na qual o trabalho, que é atividade que humanizaria o mundo, acaba, na realidade, desumanizando o homem.
Assinale a alternativa correta:
a) A cultura, segundo a visão hegeliana, advém das contradições reais das relações sociais.
b) O trabalho, para Marx, é atividade que melhor pode refletir a história de uma cultura.
c) Para Marx, as contradições históricas podem ser entendidas somente pela compreensão dos embates entre diferentes visões filosóficas.
d) O ideialismo hegeliano, para Marx, é a visão filosófica que melhor pode explicar a cultura produzida pelo modo de produção capitalista.

23. Para Hegel, a arte é o meio pelo qual o homem deve passar uma verdade espiritual para as representações sensíveis e concretas. A arte é a expressão da verdade e do espírito através do sensível, e não meramente uma imitação da realidade.
Acompanhe as afirmações:
I. Hegel ressalta o papel da arte como forma de conhecimento.
II. Para Hegel, a arte ligada fortemente à matéria ainda se encontra em seus primeiros estágios de desenvolvimento.
III. Segundo Hegel, a verdadeira obra de arte é aquela presa ao mundo sensível.
IV. Hegel defende que a arte é o último momento de desenvolvimento do espírito, superando, inclusive, a Filosofia.
a) somente I e II estão corretas.
b) somente I e III estão corretas.
c) somente I e IV estão corretas.
d) somente III e IV estão corretas.


GABARITO
1 C, 2 D, 3 E, 4 D, 5 D, 6 A, 7 E, 8 E, 9 D, 10 B, 11 E, 12 C, 13 B, 14 C, 15 C, 16 E, 17 D, 18 B, 19 A, 20 D, 21 C, 22 B, 23 A



2 comentários:

  1. por favor preciso da resposta da qustão 22...........marquei a letra D esta correta?

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  2. POR FAVOR QUAIS AS RESPOSTAS...........ONDE ENCONTRAR OBRIGADA

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