quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Califado de Sokoto

Ilẹ̀ Kálìfù Sókótó (Califado de Sokoto)

O Califado de Socoto é uma comunidade Islâmica espiritual na Nigéria, conduzido pelo sultão de Socoto Sa’adu Abubakar. Fundado durante as jiades fulas no início dos anos 1800, ele foi um dos mais poderosos impérios na África subsaariana antes da conquista e colonização europeia. O califado continuou a existir pelo período colonial e posteriormente, embora com o poder reduzido.

Resultado de imagem para califado de sokoto







Resultado de imagem para Sa’adu Abubakar





Mais de 100 anos antes da famosa feminista nigeriana Chimamanda Adichie nascer, Nana Asma'u já lutava pela inclusão das mulheres na educação. 
Nana era uma princesa, filha de Usman dan Fodio, fundador do Califado de Socoto. Fluente em quatro idiomas (árabe, fulani, hauçá e tuareg) e versada nos clássicos árabes, gregos e romanos, ela foi a mais influente erudita de Socoto, o então mais poderoso reino muçulmano da África.
Em 1830, ela formou um grupo de professoras que viajavam por todo o Califado educando as mulheres. Embora fosse muçulmana, não fazia distinção entre muçulmanas e pagãs, ricas ou pobres.
Hoje, no norte da Nigéria, associações de mulheres muçulmanas, escolas e salões carregam o seu nome.
Quando seu irmão assumiu o califado em Socoto, ela se tornou sua conselheira e chegou a debater com príncipes, governadores e eruditos.

Ela acreditava que negar a educação à mulher contrariava a vontade de Deus.

Fontes:
Islam and Feminism (http://www.islamandfeminism.org/nana-asmau.html)
WISE Muslim Women (http://www.wisemuslimwomen.org/muslimwomen/bio/nana_asmau/)




Nenhum comentário:

Postar um comentário