sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Verbo

Ọ̀rọ̀ ìṣe, ọ̀rọ̀ tí ń sọ nípa ṣíṣe tàbí wíwà (verbo). 

Resultado de imagem para verbo

1. Partículas indicativas de tempo ou modo ( posicionadas entre o pronome e o verbo): 

Ti - ter (verbo auxiliar). 
Ti - enfatiza uma ação realizada. 
- faz o tempo presente ou dá ideia de continuidade. 
Yíò - faz o tempo futuro (variantes ó, á máa). Máa - indica uma ação habitual. 
Ìbá - teria (auxiliar de condicional). Bí...bá: auxiliar de condicional. 
Kò, ò - faz a negativa dos verbos regulares. 
Kì ó - negativa do tempo futuro (variante kò níí). 
 - negativa da forma de comanto. 

2. Verbo ver (rí):

Mo ti rí - Eu tenho visto. 
Èmi yíò rí - Eu verei. 
Mo nrí - Eu estou vendo. 
Èmi máa rí i  - Eu costumo vê-lo. 
Èmi ìbá ti rí - Eu teria visto. 
Bí èmi kò bá rí i - Se eu não o vir. 
Èmi kò tí ì rí - Eu ainda não vi. 
Mo rí - Eu vejo, eu vi. 
Mo ti rí i - Eu já o vi. 
Èmi kì ó rí - Eu não o verei. 
Mo ti nrí - Eu estava vendo. 
Èmi ti máa rí i - Eu costumava vê-lo. 
Bí èmi bà rí - Se eu visse. 
Má rí i - Não veja isto. 
Èmi kò rí i - Eu não a vi.


Livro

Beniste, José
       Dicionário yorubá-português/ José Beniste, - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário