quinta-feira, 3 de julho de 2014

Partidos políticos

Àwọn ẹgbẹ́ òṣèlú tuntum.
Partidos políticos novos.




Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Àwọn, pron. Eles, elas. Indicador de plural ( os, as).

Ẹgbẹ́ = grupo, sociedade, associação, partido, par, companheiro.

Òṣèlú, aṣèlú, Olóṣèlús. Político.

Ìṣèlú, s. Política.

Titun, tuntun, adj. Novo, fresco, recente.



PNAB e PPLE, dois partidos do Movimento Negro.
Written by Revista Identidade Negra. Posted in Brasil




Dois novos partidos estão sendo organizados a partir do movimento negro. O Partido Nacional Afro Brasileiro e o Partido Popular de Liberdade de Expressão Afro- Brasileira.


Tanto PNAB quanto o PPLE, estão em processo de organização, contando com lideranças oriundas do movimento negro, que sentem a necessidade de um partido que represente a população afrodescendente.



1 - O Partido Nacional Afro Brasileiro

O PNAB tem lançamento programado para o próximo dia 20 de novembro em Itapevi – SP. Atualmente o PNAB é fruto de articulações de lideranças do movimento negro situadas em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Rio Grande do Sul. Porem esta em busca de novas adesões e conta com um abaixo – assinado na internet, para conquista de novas adesões e assinaturas para promover a legalização do partido.


2 - Partido Popular de Liberdade de Expressão Afro- Brasileira






O PPLE se forma a partir da necessidade de defesa e preservação das tradições culturais e religiosas de origem afro-brasileira. E pelas informações coletadas no site do PPLE, estão em processo de busca de assinaturas também.. Segundo dados encontrados em seu site, o PPLE, surge pela falta de partidos que tenham realmente a preocupação com a defesa dos aspectos ligados as tradições culturais e religiosas de origem afro-brasileira.

David Santos







Nenhum comentário:

Postar um comentário