SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019
|
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª A, B, C, D, E, F
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: Período de 05/02 a
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do período: 8 aulas
|
Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( x ) Período: M ( x ) T ( ) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
|
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
|
1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos; 3. Identificar informações em textos filosóficos; 4. Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais; 5. Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico; 6. Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia; 7. Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe; 8. Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos; 9. Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto |
*Criando uma imagem crítica da filosofia?
*Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo.
|
ESTRATÉGIAS:
- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido; - dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos; - ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa; - refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica; - propor a escrita como forma de expressão da reflexão. - Aplicar metodologia diferenciada (1º F) |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- dinâmica do espelho; - dinâmica do repolho roxo; - bibliografias curtas de filósofos; - textos jornalísticos que falem de algum filósofo. - leitura compartilhada e discussão; - elaboração de pequenos textos pelos alunos; - filmes: O mundo de Sofia, Os cruds - livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias; - internet. |
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
- participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo; - seminário; - relatório; - atividades; - caderno do aluno; - questões pontuais. - elaboração de texto dissertativo; - auto-avaliação; - Provas objetivas e dissertativas; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - retomada de conteúdos não assimilados; - atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
Competências e habilidades que demonstraram fragilidades. |
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
|
Orlandes Rosa Farias/Célia Maria da Cruz
(nome do professor)
(nome do professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário