Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2015
Plano de ensino do primeiro ano.
Primeiro Bimestre
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO
2015
Escola:
|
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª A, B, C, D
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 1º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( X )
Período: M ( X ) T (
) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS
/CONCEITOS
|
||
|
|
ESTRATÉGIAS/
PROJETOS:
-
abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
-
dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
-
ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
-
refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão
filosófica;
- propor a escrita como forma de
expressão da reflexão.
|
RECURSOS/
MATERIAIS DE APOIO:
-
caderno do aluno, v. 1;
-
espelho;
-
textos selecionados;
-
TV ou rádio;
-
livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula,
por meio de anotações sobre o aluno;
-
pesquisa individual e em grupo;
- provas escritas.
|
PROPOSTAS DE
RECUPERAÇÃO:
-
Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
-
Retomada de conteúdos não assimilados;
-
Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação
(de recuperação).
|
ASPECTOS
A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES
DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura
do Professor______________________________
Segundo Bimestre
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO
2015
Escola:
|
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 2º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( X )
Período: M (X ) T
( )
N ( )
|
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS
/CONCEITOS
|
1.
Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta;
2.
Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação,
entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações,
registros, classificações, interpretações;
3.
Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de
diferentes culturas;
4.
Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças;
5.
Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos;
6.
Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações
entre diferentes culturas;
7. Discutir a relação entre
cultura e natureza.
|
A
Filosofia e outras formas de conhecimento
.
Mito;
.
Cultura;
.
Religião;
.
Arte;
. Ciência
|
ESTRATÉGIAS/
PROJETOS:
-
Análise de textos: leitura, interpretação, compreensão, síntese, associação,
classificação, comparação, organização, caracterização, estabelecimento de
relações e conclusão;
-
pesquisas extraclasse;
- expositivo-dialogada.
|
RECURSOS/
MATERIAIS DE APOIO:
-
Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
-
textos selecionados
-
Livro didático;
-
Videos
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS):
-
auto-avaliação;
-
participação em atividades realizadas de sala de aula;
- pesquisas individual ou em
grupo intra e extra classe.
|
PROPOSTAS DE
RECUPERAÇÃO:
-
Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
-
Retomada de conteúdos não assimilados;
-
Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação
(de recuperação).
|
ASPECTOS
A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES
DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura
do Professor______________________________
Terceiro Bimestre
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO
2015
Escola:
|
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 3º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
|
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( X )
Período: M ( x ) T (
) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS
/CONCEITOS
|
1.
Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado;
2.
Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de
Estado;
3.
Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas
próprias experiências de vida;
4.
Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro;
5.
Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos
conceitos centrais do anarquismo e do socialismo;
6. Analisar o mundo do trabalho
e da política a partir de teorias filosóficas.
|
Introdução
à Filosofia Política
Teorias
do Estado
.
Socialismo;
.
Anarquismo;
.Liberalismo.
|
ESTRATÉGIAS/
PROJETOS:
-
intercalar aulas dialogadas com leituras de textos;
-
seminário;
-
Discussão de textos;
- Transposição de conceitos
para exemplos diversos do cotidiano.
|
RECURSOS/
MATERIAIS DE APOIO:
-
Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
-
Livro didático;
-
textos selecionados;
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS):
-textos
dissertativos argumentativos;
-
questões pontuais.
-
Provas objetivas e dissertativas;
-
auto-avaliação;
-
participação em atividades realizadas de sala de aula;
- pesquisas individual ou em
grupo intra e extra classe.
|
PROPOSTAS DE
RECUPERAÇÃO:
-
Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
-
Retomada de conteúdos não assimilados;
-
Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação
(de recuperação).
|
ASPECTOS
A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES
DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura
do Professor______________________________
Quarto Bimestre
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA
DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
|
PLANO DE ENSINO
2015
Escola:
|
|
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 1ª série
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
|
Bimestre: 4º
|
Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 22
|
Ensino Fundamental ( )
Ensino Médio ( X )
Período: M ( x ) T (
) N ( )
|
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
|
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS
/CONCEITOS
|
1.
Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante;
2.
Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre a justiça social;
3.
Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos;
4.
Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade
efetiva entre os cidadãos;
5.
Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com
autoridades locais;
6.
Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos
no exercício de reflexão filosófica;
7.
Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor
e colegas;
8.
Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos;
9. Elaborar textos-síntese a
partir dos conteúdos filosóficos estudados;
10.
Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente.
|
Filosofia Política
. Democracia e cidadania: origens, conceitos
e dilemas;
.
Desigualdade social e ideológica;
.
Democracia e justiça social;
.
Os direitos humanos;
.
Participação política.
|
ESTRATÉGIAS/
PROJETOS:
-
leitura e interpretação de textos;
-
análise de tabelas e gráficos;
-
discussão de imagens;
- debates.
|
RECURSOS/
MATERIAIS DE APOIO:
-
Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
-
Livro didático; revistas, jornais e texto selecionados;
-
Videos;
- Roteiro de atividades.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS):
-
elaboração de texto dissertativo;
-
pesquisas;
-
trabalho em grupo.
- escritas e individuais.
|
PROPOSTAS DE
RECUPERAÇÃO:
-
Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
-
Retomada de conteúdos não assimilados;
-
Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação
(de recuperação).
|
ASPECTOS
A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES
DA EQUIPE GESTORA:
|
Assinatura
do Professor______________________________