Fíìmù (filme)
Ẹ kọ́ èdè Yorùbá lọ́dọ̀ Olùkọ́ Orlandes àti pé, láfikún sí i, ẹ jẹ́ kí àwọn Òrìṣà tọ́ ọ padà síbi tí ẹ ti wá. Ẹ jẹ́ kí èrò inú rẹ lágbára, kí ó lómìnira, kí ẹ ṣe àwọn àṣàyàn tó dára, kí ẹ sì di olórí rere - Aprenda o idioma yorubá com o Professor Orlandes e, além disso, deixe os orixás guiá-lo de volta à origem. Que vossa mente seja forte, livre, faça boas escolhas e se torne olórí rere.
terça-feira, 7 de março de 2017
Terreno grilado pela TV Globo
Aláìnílẹ̀ (Àsokọ́ra Ayé rúbútú ti Tẹlifíṣàn) gbógunlọ ilẹ̀ ti Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́.
Sem terra (TV Globo) invade terra do Estado de São Paulo.
"Iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni tẹknọ́lọ́jì, iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni àwọn ará, iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò ni ohun gbogbo"
"Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo"
Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀ (Vocabulário).
Aláìnílẹ̀, s. Sem Terra, pessoa sem terra.
Alásopọ̀, àsokọ́ra, s. Rede.
Ayé rúbútú, s. Globo.
Ti, prep. de ( indicando posse). Quando usado entre dois substantivos, usualmente é omitido. Ilé ti bàbá mi = ilé bàbá mi ( A casa do meu pai).
Tẹlifíṣàn, s. Televião.
Àsokọ́ra Ayé rúbútú ti Tẹlifíṣàn, s. Rede Globo de Televisão.
Ti ayé, ti ilé ayé; ti ilẹ̀, ti erùpẹ̀, adj. Terreno.
Ilẹ̀ (tí a lè kọ́'lé lé l'órí), s. Terreno, lote, área. Lote de terreno para construção urbana de moradia.
Gbógunlọ, v. Invadir, conduzir uma expedição, comandar um exército.
Gbóguntì, v. Invadir, guerrear contra.
Gbà ipò, gba (ìní), bùdó, v. Ocupar.
Orílẹ̀-èdè, s. Estado, nação.
Ìpínlẹ̀ Pọ́ọ̀lù mimọ́, Ìpínlẹ̀ Páùlù mimọ́, s. Estado de São Paulo.
Pọ́ọ̀lù, Páùlù, s. Paulo.
Mímọ́, adj. Limpo, puro, íntegro, sagrado.
Pọ́ọ̀lù mimọ́, Páùlù mimọ́, s. São Paulo.
Ìpínlẹ̀, s. Fronteira, demarcação, limite entre duas cidades, Estado ( Bahia, São Paulo, Pernambuco, etc.).
Iṣẹ́ àgbẹ̀, oko-ríro, s. Agricultura, agro, terreno cultivado.
Oko, s. Orixá da agricultura. Fazenda, roça, plantação.
Iṣẹ́ àgbẹ̀-òwò, s. Agronegócio, agribusiness (em inglês). É toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
Tẹknọ́lọ́jì, s. Tecnologia, tech.
Olókìkí, s. Pessoa famosa, notoriedade, pop star, celebridade.
Ará, s. Parente, habitante de um lugar, um conhecido, irmandade. Orílẹ̀-èdè Olómìnira àwọn Ará ilẹ̀ Ṣáínà - República Popular da China.
Àwọn, wọn, pron. Eles elas. Indicador de plural.
Lókìkí, adj. Popular, famoso, notório, pop.
Gbájúmọ̀, s. Cavalheiro, pessoa conceituada, pessoa famosa, celebridade.
Agbéjáde, s. Estouro.
Ohun gbogbo, gbogbo nǹkan, pron. indef. Tudo.
Gbogbo, adj. Todo, toda, todos, todas.
Olúkúlùkù, adj. Todo, todos.
Àṣeparí, s. Conclusão, término, totalidade.
Òkodoro, òkokoro, s. Término, conclusão, o fim.
segunda-feira, 6 de março de 2017
Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2017
Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kẹ́ta - 2017
Plano de ensino do terceiro ano - 2017.
Primeiro Bimestre
Segundo Bimestre
Plano de ensino do terceiro ano - 2017.
Primeiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2017
Disciplina: Filosofia
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Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 1º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 21
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( x)
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Identificar situações de
preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos; 2. Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela; 3. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 4. Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados; 5. Identificar a presença da Filosofia no cotidiano; 6. Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas; 7. Identificar características da Filosofia como reflexão; 8. Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua; 9. Relacionar pensamento, linguagem e língua; 10. Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. |
O que é Filosofia
. Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para a cidadania; O homem como ser de natureza e de linguagem. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos: confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias; - sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações; - contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo; - dinâmicas de grupo; - pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica; - organização de painel sobre reflexões a partir de grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos; - livro didático; textos selecionados; - letras de música e ditados populares - filme; |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2017
Escola:
| |
Disciplina: Filosofia
|
Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
|
Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 2º
|
Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 22
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Identificar marcas dos discursos
filosófico, mitológico e religioso; 2. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 3. Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade; 6. Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados; 7. Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social; 8. Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social; 9. Questionar o papel social do Estado e das leis |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso religioso O homem como ser político A desigualdade entre os homens como desafio à política |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses (sondagens);
- leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - pesquisa bibliográfica e na internet; - painel aberto de discussões e debates. |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02; - Livro didático; textos selecionados; - anúncios publicitários; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
Terceiro Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2017
Escola:
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Disciplina: Filosofia
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Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 3º
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Carga horária: 2 aulas
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Nº de aulas do bimestre: 20
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Distinguir questões associadas ao
tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade; 3. Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia; 4. Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 5. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 6. Discutir o conceito de liberdade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos sobre o ser livre; 7. Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso científico Três concepções de liberdade . Libertarismo, determinismo e dialética. |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- sondagens do senso comum;
- dinâmicas de grupo; - pesquisa de campo e debates; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03; - Livro didático; - filmes; músicas; - Roteiro de atividades. |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
|
OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:
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Assinatura do Professor______________________________
Quarto Bimestre
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
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PLANO DE ENSINO 2017
Escola: E.E. "Com. Antônio Figueiredo Navas"
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Disciplina: Filosofia
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Ano/Série: 3º A, B, C, D, E, F, G.
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Professor: Orlandes Rosa Farias
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Bimestre: 4º
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Carga horária: 2 aulas
|
Nº de aulas do bimestre: 21
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Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( X ) Período: M ( x ) T ( ) N ( X )
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
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SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
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1. Refletir sobre o tema da felicidade
no contexto da contribuição filosófica; 2. Distinguir relações mantidas por pessoas de diferentes culturas com a ideia de felicidade; 3. Distinguir abordagens pessoais e sociais a respeito da ideia de felicidade; 4. Ler, compreender e interpretar textos filosóficos; 5. Desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de expressão oral na abordagem de temas filosóficos; 6. Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados; 7. Identificar diferentes conceitos de felicidade, destacando questões associadas a diferentes entendimentos contemporâneos sobre “ser feliz”; 8. Relacionar a ideia de felicidade a uma ética solidária. |
Características do discurso filosófico
. Comparação com o discurso da literatura Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade |
ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- levantamento de hipóteses: aproximação e distanciamento sobre os temas em questão; - leitura sistemática e problematizadora de textos; - elaboração escrita do próprio pensamento; - discussões em grupos; |
RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04; - Livro didático; textos selecionados: poéticos, filosóficos... - internet |
AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
- dissertações individuais; - provas dissertativas e reflexivas; - verificação das atividades dos Cadernos do Aluno; - observação da participação em sala de aula; |
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades; - Retomada de conteúdos não assimilados; - Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas; - Aplicação de nova avaliação (de recuperação). |
ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:
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Projeto consciência negra.
Assinatura do Professor______________________________
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