segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Português não é para amador.

Èdè pọrtugí kì í ṣe fún aláìní ìrírí.
Português não é para amador.

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Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).


Èdè pọrtugí, èdè Pọtogí, s. Língua portuguesa.
Kò ń, ò ń, kì í, kò kì í, ò kì í, kò kì ń, ò kì ń, adv. pré. v. Não ter o costume de, não estar acostumado a, não ter maneira de fazer algo. Estes advérbios pré-verbais negam à ação habitual no presente do indicativo do tempo negativo. Em outra palavras, revelam uma ação que não será executada no futuro.
Kì í, part. neg. Faz a negativa do verbo no tempo que indica uma ação habitual. Ọ̀rẹ́ mi kì í jalè - Meu amigo não tem o costume de roubar.
Kò sí, v. Forma negativa do verbo wà (estar, existir, haver). Kò sí owó kò sí orò - sem dinheiro não há obrigação.
Kò, ò, adv. Não. Faz a negativa dos verbos regulares. 
Rírí ìbùkún Ọlọ́run gbà kò ṣàìsinmi lórí àwọn ipò kan - A bênção de Deus não é incondicional.

Kọ́, v. 1. Não ser. Negativa do verbo ni (ser). Yánsàn kọ́ ìyá mi - Yansan não é minha mãe. 2. Estudar, ensinar, aprender, educar. 3. Construir. 4. Pendurar, estar suspenso, fisgar, engachar. 5. Tossir.
Rárá, ó tì, ńdao, bẹ́ẹ̀ kọ́, àgbẹdọ̀, adv. Não.
Rárá, adv. Não, nunca, absolutamente.

Ṣe, v. Fazer, agir, causar, desempenhar. Ser. Usado ao lado de advérbio para exibir certa aparência incomum. Imú rẹ̀ ṣe gọn-gọn - O nariz dele é pontudo. Substitui o verbo principal da frase, caso ele seja um verbo de ação. Ṣé o ti ṣe tán? - Você já terminou?
Ṣe, adv. pré-v. Definitivamente, certamente. Ṣe ni mo lọ - Certamente que eu fui.
Ṣe, part. v. Compõe a forma negativa do verbo jẹ́ (ser). Ìwọ kì í ṣe ọ̀rẹ́ mi - Você não é meu amigo. Kì í ṣe - Não ser.
Ṣe, pref. Usado com certas palavras para dar ênfase.  Má ìyọnu = Má ṣe ìyọnu - Não se aflija.
Ṣe, v. Interrog. Expressa uma forma de questão equivalente  a "por quê?". Ó ṣe jẹ́  pé o lọ  síbẹ̀? - Por quê é que você foi lá?
Ṣe, v. Usado da seguinte forma:  Ẹ ṣe é o (obrigado); Ó mà ṣe é o! (que pena!); Ẹ ṣe é púpọ̀, Ẹ ṣeun púpọ̀ (muito obrigado).
Ṣé, ǹjẹ́, part. interrog. Será que?. Inicia uma frase interrogativa quando exigem respostas sim (bẹ́ẹ̀ni, ẹ́n) ou não (bẹ́ẹ̀kọ́, rárá, ẹ́n-ẹ́n). Ṣé o mọ ọ̀nà? - Você conhece o caminho?  Rárá, èmi kò mọ̀ - Não, eu não conheço.

Fún, prep. Para, em nome de (indica uma intenção pretendida para alguém).
Fún, v. Dar. Espremer, apertar, extrair. Espalhar, desperdiçar, empurrar para os outros. Espirrar, assoar.
Fun, v. Ser branco. Soprar, ventar.
Láti, prep. Para. Usada antes de verbo no infinitivo. 

Láti dé, prep. Indica de um lugar para o outro. Láti Ẹ̀kọ́ dé Ìbàdàn - De Ekó para Ibadam.
Láti di, prep. Indica de um período para outo. 
Láti, prep. De, desde. É usada depois de um verbo com sílaba dupla e se for seguida de outro verbo. Para verbo de uma sílaba, é opcional.  Èmi kò fẹ́ràn láti jẹ níkàn - Eu não gosto de comer sozinho. Alguma vezes é colocada antes do verbo para expressar propósito. Ó dé lát'àná - Ela chegou desde ontem. Em outros casos, é usada para indicar direção. Ó dé láti ọjà- Ela chegou do mercado.

Alákọ̀ọ́bẹ̀rẹ̀, s. Iniciante, principiante.
Aláìní ìrírí, s.  Inexperiente, amador.
Abíyán, s. Abiã, abian, postulante. Participante do culto  aos orixás ainda não iniciado.
Àwọn tó ń wáṣẹ́, s. Postulantes, pessoas procurando emprego. 

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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019

Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª A,  B, C, D, E
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 01/03
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  )



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS



*Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
*Organizar os argumentos  de um texto filosófico e associar questões atuais a referências extraídas da história da filosofia.






*Criando uma imagem crítica da filosofia? 

*Como funciona o intelecto? Introdução  ao empirismo e ao criticismo.


ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
- dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
- ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
- refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica;
- propor a escrita como forma de expressão da reflexão.





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- dinâmica do espelho;
- dinâmica do repolho roxo;
- bibliografias curtas de filósofos;
- textos jornalísticos que falem de algum filósofo.
- leitura compartilhada e discussão;
- elaboração de pequenos textos pelos alunos; 
- filmes: O mundo de Sofia, Os cruds
- livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.




INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

- participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- retomada de conteúdos não assimilados;
- atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias
(nome do professor)

2



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
PLANO DE ENSINO 2019


Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  2ª A, B, C, D, G, 2ªTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 01/03
Carga horária: 2 aulas 
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

- Reconhecer-se como sujeito racional, capaz de uma certa autonomia de pensamento.
- Relacionar ética e moral.
- Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária.




*Retomada de conceitos vistos no ano anterior.
*O eu racional.
*Partir da realidade do aluno e sondar os conceitos iniciais: ética, moral, razão, percepção, memória, imaginação.
*Trabalhar o conceito de ética para a  filosofia e relacionar com os artigos  1º e 5º da Constituição Federal.
*Critérios éticos para Sócrates e Aristóteles.
*Faculdade vegetativa, faculdade sensitiva, faculdade intelectiva.





.



ESTRATÉGIAS:

- aulas expositivas dialogadas;
- leitura de textos;
- exercícios de reflexão e leitura;
- atividades que possam diferenciar ética e moral;
- seminários.





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens e textos selecionados;
- livro didático;
- exibição de filme;




INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:

-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias
(nome do professor)

3


                                       SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                                       COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                       DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

                                   PLANO DE ENSINO 2019
Escola:  E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, E, 3ºTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 01/03
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS


- Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela.
- Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas.






* Retomada de conceitos principais vistos no ano anterior.
* Superação de preconceitos em relação à
filosofia, sua definição e importância para a
cidadania.
* Filósofos: Pré-socráticos, Sócrates e sofistas: contexto histórico e pensamento
.


ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos; 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;
- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares
- filme;



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:


-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).




ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias
(nome do professor)

Plano de ensino do primeiro ano - 2018.

Èrò ẹ̀kọ́ ti ọdún kíní - 2018
Plano de ensino do primeiro ano - 2018.

Primeiro Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª  B, C, D, G, H, I
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor:  Andréa Regina Ferrazoni


Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( X )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

 1. Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;
2. Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos;
3. Identificar informações em textos filosóficos;
4. Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais;
5. Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico;
6. Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia;
7. Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe;
8. Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos;
9. Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto


Por que estudar Filosofia? 
As áreas da Filosofia



ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- abordagem dialógica: ouvir e ser ouvido;
- dialogar a partir do senso comum e da proposta de textos filosóficos;
- ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa;
- refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica;
- propor a escrita como forma de expressão da reflexão.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- caderno do aluno, v. 1;
- espelho;
- textos selecionados;
- TV ou rádio;
- livros didáticos de Filosofia, dicionário de Filosofia, enciclopédias;
- internet.





AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni


Segundo Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ª  B, C, D, G, H, I
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor:  Andréa Regina Ferrazoni
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 22
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M (X  )  T (  )  N ( X )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS

1. Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta;
2. Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações;
3. Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas;
4. Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças;
5. Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos;
6. Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas;
7. Discutir a relação entre cultura e natureza.
A Filosofia e outras formas de conhecimento
. Mito;
. Cultura;
. Religião;
. Arte;
. Ciência


ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- Análise de textos: leitura, interpretação, compreensão, síntese, associação, classificação, comparação, organização, caracterização, estabelecimento de relações e conclusão;
- pesquisas extraclasse;
- expositivo-dialogada.

RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 02;
- textos selecionados
- Livro didático;
- Videos
- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;



PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni



Terceiro Bimestre



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS
http://www.profbruno.com.br/imagens/simb_brasao_est_gde.jpg
PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  1ª  B, C, D, G, H, I
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor:  Andréa Regina Ferrazoni
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 20
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N (  X)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Expressar escrita e oralmente o conceito de Estado;
2. Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado;
3. Identificar características e ações da organização estatal brasileira nas próprias experiências de vida;
4. Identificar e discutir problemas do Estado brasileiro;
5. Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo;
6. Analisar o mundo do trabalho e da política a partir de teorias filosóficas.
Introdução à Filosofia Política
Teorias do Estado
. Socialismo;
. Anarquismo;
.Liberalismo.

ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:

- intercalar aulas dialogadas com leituras de textos;
- seminário;
- Discussão de textos;
- Transposição de conceitos para exemplos diversos do cotidiano.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 03;
- Livro didático;
- textos selecionados;
- Roteiro de atividades.


AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):
-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:





Assinatura do Professor: Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor: Andréa Regina Ferrazoni

Quarto Bimestre




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

PLANO DE ENSINO 2018
Escola: E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série:  1ª  B, C, D, G, H, I
Professor: Orlandes Rosa Farias
Professor:  Andréa Regina Ferrazoni
Bimestre: 
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do bimestre: 21
 Ensino Fundamental (  )       Ensino Médio  ( X )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS
1. Reconhecer a condição de pobreza material como questão social importante;
2. Analisar a questão da pobreza no âmbito da reflexão sobre a justiça social;
3. Expressar escrita e oralmente a relevância dos direitos humanos;
4. Identificar diferentes conceitos de democracia e sua relação com a igualdade efetiva entre os cidadãos;
5. Reconhecer e planejar práticas de participação política na relação com autoridades locais;
6. Identificar e discutir fenômenos históricos, sociais, culturais e artísticos no exercício de reflexão filosófica;
7. Sistematizar informações levantadas em pesquisa e apresentadas pelo professor e colegas;
8. Identificar, selecionar e problematizar informações em textos filosóficos;
9. Elaborar textos-síntese a partir dos conteúdos filosóficos estudados;
10. Relacionar informações, representadas de diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em diferentes situações, para construir argumentação consistente.

 Filosofia Política
 .Democracia e cidadania: origens, conceitos e dilemas;
. Desigualdade social e ideológica;

. Democracia e justiça social;


. Os direitos humanos;

. Participação política.




ESTRATÉGIAS/ PROJETOS:
- leitura e interpretação de textos;
- análise de tabelas e gráficos;
- discussão de imagens;
- debates.


RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:
- Caderno do Professor e do Aluno – Volume 04;
- Livro didático; revistas, jornais e texto selecionados;
- Videos;
- Roteiro de atividades.



AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS):

-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;


PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:
- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).


ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:






Projeto consciência negra: educação para prática da alteridade.

Assinatura do Professor:  Orlandes Rosa Farias
Assinatura do Professor:  Andréa Regina Ferrazoni