segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

3


                                       SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
                                       COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
                                       DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE LINS

                                   PLANO DE ENSINO 2019
Escola:  E.E. “Comendador Antônio Figueiredo Navas”
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3º A, B, C, E, 3ºTA (EJA)
Professor: Orlandes Rosa Farias
Bimestre: Período de 05/02 a 01/03
Carga horária: 2 aulas
Nº de aulas do período: 8 aulas
 Ensino Fundamental (   )       Ensino Médio  ( x )    Período:  M ( x )  T (  )  N ( x )

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONTEÚDOS / TEMAS /CONCEITOS


- Reconhecer a dimensão política do
preconceito diante da Filosofia e se
posicionar em relação a ela.
- Estabelecer a distinção entre o
“filosofar” espontâneo, próprio do
senso comum, e o “filosofar”
propriamente dito, típico dos filósofos
especialistas.






* Retomada de conceitos principais vistos no ano anterior.
* Superação de preconceitos em relação à
filosofia, sua definição e importância para a
cidadania.
* Filósofos: Pré-socráticos, Sócrates e sofistas: contexto histórico e pensamento
.


ESTRATÉGIAS:

- abordagem dialógica entre os saberes filosóficos e os saberes dos alunos; 
confrontos, acordos, sínteses e reelaboração de ideias;
- sondagens: experiência vivencial dos alunos e suas representações;
- contato com textos filosóficos e construção discurso argumentativo;
- dinâmicas de grupo;
- pesquisas: de campo, pela internet, bibliográfica;
- organização de painel sobre reflexões a partir de grupos;





RECURSOS/ MATERIAIS DE APOIO:

- imagens de filósofos/as, reprodução de obras de arte, desenhos, reportagens
de jornais e revistas e Documentos;
- livro didático; textos selecionados;
- letras de música e ditados populares
- filme;



INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:


-participação em sala de aula, por meio de anotações sobre o aluno;
- pesquisa individual e em grupo;
- seminário;
- relatório;
- atividades;
- caderno do aluno;
- questões pontuais.
- elaboração de texto dissertativo;
- auto-avaliação;
- Provas objetivas e dissertativas;




PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO:

- Devolutiva da correção das provas mensais junto aos alunos para detectar as
dificuldades;
- Retomada de conteúdos não assimilados;
- Atividades diversificadas e alternativas àquelas já realizadas;
- Aplicação de nova avaliação (de recuperação).




ASPECTOS A SEREM RETOMADOS NO PRÓXIMO BIMESTRE:


OBSERVAÇÕES DA EQUIPE GESTORA:




Orlandes Rosa Farias
(nome do professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário