sábado, 26 de setembro de 2015

Ifá

Ifá ilẹ̀ Nàìjíríà Iṣẹ́ọba Tẹlifíṣàn Mojúbà.
Ifá Nigéria Oficial TV Mojubá.

Àkójọ́pọ̀ Itumọ̀ (Glossário).
Ìwé gbédègbéyọ̀  (Vocabulário).

Ifá, s. Ifá é o nome do oráculo utilizado por Orunmilá. O Culto de Ifá.
Orílẹ̀-èdè Olómìnira Àpapọ̀ ilẹ̀ Nàìjíríà, s. República Federal da Nigéria.
Iṣẹ́ọba, oníbiṣ, s. Oficial.
Lábẹ́ àṣẹ, nípa agbára oyè, adj. Oficial.
Oníṣẹ, onṣẹ, oníṣẹìírò  s. Oficial, mensageiro, embaixador.
Tẹlifíṣàn, ẹ̀rọ amóhùn-máwòrán, s. Televisão.
Mo, pron. pess. Eu. Forma enfática usada nos tempos presente, pretérito perfeito e gerúndio dos verbos. Mo rí ẹ - Eu vi você. Ìyẹn ni mo tà - É aquela que eu vendi. Antes da partícula n, toma um tom baixo (acento grave). Mò nlọ jáde - Eu estou indo embora. Não é usado em frases negativas, sendo substituído pelas outras formas de pronomes, como ng, n, mi ou èmi.
Júbà, v. Respeitar, estimar, admitir como superior. Mo júbà o! - Meus respeitos!


                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário